Não se preocupe! Suar durante o treino é normal!

Não se preocupe! Suar durante o treino é normal!

A prática regular de exercícios físicos é um dos principais fatores de combate ao sedentarismo e também da melhora da qualidade de vida do homem moderno. Entretanto, é necessário ter atenção sobre determinados procedimentos durante a atividade física que podem alterar o aspecto saudável da mesma.

Um dos fatores responsáveis por um desconforto na prática de exercícios físicos está relacionado com o surgimento de uma condição de hipertermia (aumento da temperatura corporal) ou hipotermia (diminuição excessiva da temperatura corporal). Com o decorrer dos treinos, após algum tempo, os indivíduos tendem a se adaptar a esse desconforto.

Quando estamos realizando algum exercício, apenas 20 a 25% da energia que utilizamos resulta em trabalho mecânico real devido a contrações musculares. O remanescente é liberado em forma de calor, que deverá ser dissipado para o meio externo através das glândulas sudoríparas. O suor, neste caso, é um mecanismo utilizado pelo corpo para manter a temperatura corporal em níveis adequados, em torno de 36°C e 37ºC, permitindo sua manutenção e seu funcionamento normais. Por isso, se você anda preocupado com a sua transpiração durante as atividades físicas, pode ficar tranquilo. Suar durante a prática de exercícios é não só normal como fundamental para você usufruir plenamente dos benefícios que ela proporciona.

Não pense porém que se uma atividade física não estiver produzindo suor, não está ocorrendo a queima de calorias ou o exercício está sendo realizado de forma inadequada. Estabelecer essa relação é algo equivocado, pois a sudorese está relacionada a diversos fatores, tais como: a temperatura; a umidade relativa do ar; a intensidade da atividade física; o nível de condicionamento; o estado de aclimatação (adaptação ao meio ambiente, leva semanas para aclimatar-se); o sexo e as vestimentas utilizadas.

A produção de suor no entanto gera a perda de água e de eletrólitos (sais minerais) do organismo, por isso é sempre importante manter-se hidratado, ingerindo água ou isotônicos antes, durante e após exercitar-se. Dessa forma o processo de sudorese conseguirá manter seu corpo à temperatura adequada para funcionar sem prejuízos e você não se desidrata com esse processo, reduzindo os riscos à saúde e permitindo a continuidade do exercício físico.

Professor Augusto Neves, Coordenador Técnico da Musculação da Oxigênio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>