Como manter uma rotina de exercícios que se adeque ao seu dia a dia?

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Como manter uma rotina de exercícios que se adeque ao seu dia a dia?

rotina de exercícios

O nosso dia a dia está cada vez mais agitado, com inúmeros afazeres e responsabilidades, desde o momento em que acordamos até a hora de ir dormir. Com isso, acabamos negligenciando alguns hábitos importantes para a manutenção da nossa saúde e bem-estar — como, por exemplo, manter uma rotina de exercícios.

Pensando nisso, resolvemos elaborar este artigo explicando como conciliar trabalho, estudo, cuidados com a família e vida social com a prática de atividade física. Quer saber como fazer isso? Então, continue a leitura e dê agora mesmo o primeiro passo para uma vida mais ativa e saudável!

Saiba como otimizar seu tempo

Você já se flagrou desejando que o dia tivesse mais de 24 horas? Então, provavelmente, você não está conseguindo gerenciar seu tempo de forma adequada. Alguns dias são realmente exaustivos e frenéticos. Porém, com a adoção de alguns hábitos simples, é possível harmonizar todas as tarefas e ainda ter tempo para se exercitar.

A orientação de muitos especialistas é fazer uma lista de tarefas diárias e sinalizar sempre que terminar cada uma delas. O sentimento de missão cumprida, ao final do dia, é motivador e fará com que você elabore outras listas que ajudem a gerenciar melhor o seu tempo.

Inclusive, existem diversos aplicativos de calendário e agenda, disponíveis para os mais diversos sistemas operacionais, contando com a função de lembrete de compromissos ou organização diária: como Google Agenda, Wunderlist (que pode ser utilizado também no computador) ou Calendar (sendo esse somente para iOS).

Uma dica é configurar para que o aplicativo lembre você de ir à academia ou fazer qualquer outra atividade física com, pelo menos, 2 horas de antecedência e ir alertando a cada meia hora. Isso auxiliará para que consiga se organizar previamente e encaixe o exercício no momento mais oportuno do seu dia.

Deixe objetos e roupas de exercícios sempre à mão

Sabemos que nem todas as pessoas (pelo menos no início) gostam realmente de praticar exercício físico, sendo que muitas delas o fazem por pura obrigação. Por isso, quanto mais você facilitar seu compromisso com os exercícios, menos desculpas terá para não os fazer, e isso inclui manter roupas, tênis, garrafinhas de água e fones de ouvido, por exemplo, em lugares de fácil acesso.

O ideal é que você separe no dia anterior uma mochila com todos os itens necessários e a deixe perto da porta ou, até mesmo, dentro do carro, como um lembrete físico do seu compromisso com uma vida mais saudável.

Respeite seu ritmo biológico

Algumas pessoas se sentem superdispostas logo pela manhã — saúdam o sol, cumprimentam os vizinhos e querem resolver todos os problemas até o meio-dia. Outras, no entanto, acordam desanimadas, impacientes, com baixa energia e acham uma verdadeira tortura a simples tarefa de sair da cama.

Qual delas você acha que se dará melhor indo para a academia nas primeiras horas do dia? Certamente a primeira, não é mesmo?

Isso acontece porque cada pessoa tem seu próprio relógio biológico, um mecanismo que regula todas as atividades do nosso organismo. Existem as pessoas consideradas diurnas, que gostam de dormir e acordar cedo, e as noturnas, que preferem dormir de madrugada e acordarem no final da manhã ou começo da tarde, sendo mais produtivas durante a noite.

Por isso, é importante prestar atenção no seu “reloginho” interno e adequar as atividades físicas de acordo com ele. Assim, ficará muito mais fácil gostar dos exercícios e começar a encará-los como diversão e não mais uma obrigação chata e desmotivadora.

Busque um local de exercícios próximo a sua casa ou trabalho

Seja em academias, parques ou praças, o local que você escolheu para praticar atividades físicas deve ser perto da sua casa, do seu trabalho, faculdade ou no caminho entre um e outro.

Isso facilitará muito a inclusão da rotina de exercícios no seu dia a dia. De acordo com pesquisa americana, os sortudos que moram a menos de 6 km do lugar de treino malham cerca de 6 vezes a mais por mês do que aqueles que moram um pouco mais longe.

Contudo, o estudo ainda diz que o fator distância só não faz muita diferença quando academia oferecer serviços diferenciados ou for muito cara, o que faz com que muitas pessoas não se importem em dirigir mais para ir ao seu local de treino.

Estabeleça metas

Antes de começar sua rotina de exercícios, é preciso responder a algumas questões, como:

  • Qual é o seu objetivo?
  • Sua prioridade é saúde e condicionamento físico ou estética?
  • Você quer perder peso? Se sim, quantos quilos? Se não, quer apenas ganhar mais massa magra e diminuir a flacidez?
  • Qual o nível de definição muscular que deseja atingir?

Respondendo a essas perguntas, fica mais fácil estipular algumas metas e focar em atingi-las em um determinado espaço de tempo. No entanto, é preciso tomar cuidado para não se cobrar demais ou ficar muito obcecado com o atingimento dos objetivos.

Lembre-se que o intuito da atividade física é sempre a promoção do bem-estar e qualidade de vida, não devendo jamais se tornar prejudicial ou trazer qualquer tipo de sofrimento.

Faça treinos com duração de acordo seu tempo disponível

Não adianta definir que os treinos serão de 60 minutos se haverá dias impossíveis de cumprir esse período. Em vez de simplesmente não ir, opte por fazer algum exercício no tempinho que tiver livre, mesmo que seja por apenas 15 minutinhos.

Sendo assim, aconselhamos sempre que sejam estabelecidas metas semanais. Caso não consiga cumprir com o treino naquele dia, você poderá compensá-lo em outro dia da semana. Com isso, se torna mais fácil organizar a sua rotina do dia a dia e enfrentar imprevistos sem ficar com peso na consciência.

Apesar da atribulação da vida cotidiana, com a adoção de alguns hábitos simples é totalmente possível incluir uma rotina de exercícios cotidianos, não sendo necessário deixar de lado nenhuma atividade regular para que seu corpo e mente tenham mais saúde ao praticar atividades físicas.

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