Uma aula de Pilates tem como maiores objetivos a saúde, a concentração e o bem-estar. Nela se trabalham diversas qualidades corporais e se exige do aluno uma performance dentro das suas limitações para evitar algum desconforto corporal (lesão).
A organização da musculatura e os movimentos alongados são trabalhados durante toda a aula assim como a respiração que favorece nos movimentos mais coordenados e no fortalecimento da musculatura mais profunda. As articulações, principalmente as da coluna lubrificam-se devido aos grandes movimentos coordenados e leves proporcionando uma aula mais dinâmica e diminuindo as dores das más posturas do dia-a-dia.
O conjunto de exercícios variados usados na maioria das vezes nas aulas proporciona ao aluno um ganho de força e elasticidade, pois é usado o peso do corpo como carga ou, em algumas vezes, se usam os acessórios, como bolas e elásticos para dificultar ou facilitar determinados exercícios, ganhando assim mais equilíbrio e agilidade. Músicas agradáveis são colocadas durante toda a aula para a interiorização e relaxamento.
Qualquer pessoa pode praticar Pilates desde de que seja bem orientado por um profissional responsável e habilitado.
Professor João, professor de Pilates e Alongamento da Oxigênio