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Mini-guia: como combater o estresse sem dificuldades?

como combater o estresse

Como combater o estresse? Em algum momento da vida, você já deve ter feito essa pergunta para si mesmo. Afinal, esse é o grande mal contemporâneo — um efeito das rotinas cada vez mais desgastantes. Ainda mais no Brasil, considerado o segundo país do mundo em número de pessoas estressadas.

Cada vez mais, vivemos contra o tempo: são jornadas duplas ou triplas para equilibrar em um único dia. O resultado? Falta de disposição para cuidar de si mesmo, poucas horas de sono, alimentação de má qualidade e o emocional à beira de um colapso.

Mas tem solução! Veja algumas dicas para combater esse mal e ter mais qualidade de vida!

Como combater o estresse

Entenda a causa do seu estresse

O primeiro passo para agir em prol de combater o estresse é identificar o problema e, principalmente, suas causas. Por isso, fique de olho em sintomas como:

  • enxaquecas ou dores de cabeça frequentes;
  • ansiedade;
  • irritabilidade;
  • cansaço excessivo;
  • falta de motivação.

Marcou “check” em alguns deles? Então, é um alerta vermelho! Nesse caso, pense nas principais áreas da sua vida que parecem fora de controle. Sobrecarga no trabalho? Ausência de momentos de lazer? Dificuldade de cuidar da saúde? Com base nisso, é possível dar um passo para a melhoria.

Reveja alguns hábitos

Se você conseguiu identificar os setores da sua vida que são mais sensíveis ao estresse, fica mais fácil rever hábitos para amenizar esse sentimento. De modo geral, nosso equilíbrio emocional é muito influenciado por duas coisas: o sono e a alimentação. Confira!

Sono

A qualidade do descanso noturno é, ao mesmo tempo, termômetro e causa do estresse. Se você não está 100% bem, provavelmente vai ter alguma alteração no sono, como insônia, ciclos entrecortados ou sono agitado. Por outro lado, o esgotamento emocional no dia a dia leva à ansiedade e à modificação nos hábitos noturnos. Então, não dá para pensar em como combater o estresse sem priorizar a qualidade do sono. Anote aí: ciclos de 6 a 8 horas e sem interrupções são os ideais.

Alimentação

Já ouviu falar que “você é o que você come”? Pois bem, a alimentação tem muitos impactos na saúde física e mental. Por isso, melhorá-la é um bom passo para combater o estresse. Se você é adepto às frituras e doces, refeições fora de hora e com baixo valor nutricional, vale a pena rever seu cardápio.

Dê uma turbinada nos ânimos

Agora, para potencializar ainda mais o seu bem-estar, que tal cuidar de você? A mudança de dentro para fora é uma grande aliada do equilíbrio emocional. Para isso, temos duas dicas: meditação e exercícios físicos.

Busque técnicas de meditação

Ommm! Meditar regularmente é um modo de entrar em contato com seu interior, desligar um pouco das preocupações e exercitar a calma. Então, uma boa ideia é começar a praticar yoga! Além de contribuir com a manutenção da saúde (com uma lista enorme de benefícios físicos), a Yoga tem o objetivo de atingir a mente por meio do foco no corpo e no espírito. A técnica milenar é uma excelente pedida para amenizar o estresse.

Coloque a máquina para funcionar

Por fim, corpo e mente andam lado a lado. Portanto, cuidar do físico é um ótimo caminho para atingir, também, o emocional. Que tal levar em conta aquela ideia de começar a academia? Pode até parecer que é mais uma coisa para dar conta, ainda mais para os que vivem com a agenda cheia. No entanto, a disposição extradecorrente da atividade física é capaz de trazer mais ânimo para enfrentar o dia a dia e, com isso, deixar toda a rotina mais leve.

Depois dessa leitura, você já sabe como combater o estresse. Para ficar de bem com a vida, é necessário prestar atenção em uma série de hábitos que podem estar comprometendo seu emocional. Por isso, teste várias de nossas dicas até encontrar aquela que fará a diferença no seu dia a dia.

Essas sugestões foram úteis? Então, que tal ajudar a tornar o mundo menos estressado? Compartilhe este post nas redes sociais para que seus amigos também saibam como combater o problema!

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1 Comment

  1. […] O alongamento é uma das formas de relaxar o músculo. Após um dia tenso de trabalho, estressante, é muito bom se alongar. O exercício relaxa as musculaturas que ficaram tensionadas e ainda libera serotonina, que é o hormônio regulador do humor. Isso melhora o bem-estar físico e psicológico, ajudando a aliviar o estresse. […]

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