Cuidado com as “novidades” e com os “especialistas” do Treinamento Funcional/Integrado!

Tem pouco tempo para treinar? Experimente fazer uma aula de Power Core!
18 de outubro de 2016
Conheça o principal motivo para você fazer uma aula de alongamento
7 de dezembro de 2016
Mostrar Todos

Cuidado com as “novidades” e com os “especialistas” do Treinamento Funcional/Integrado!

Olá leitores e praticantes de atividade física!!!

É interessante ver o quanto o treinamento funcional (ou integrado, como queiram) vem crescendo no mercado fitness, não é mesmo?

Novos estúdios, investimentos em equipamentos, todos querendo aproveitar o crescimento desse fenômeno e acabar de vez por fidelizar cada vez mais os queridos clientes/atletas que por sua vez estão sempre em busca de mais e mais novidades.

Como consequência, a procura por esse tipo de treino cresceu juntamente com a óbvia necessidade de se ter mais e mais profissionais gabaritados para atender a grande demanda de pessoas procurando pelo maravilhoso treinamento funcional bem como suas “novas” ferramentas de treino. Vamos lá: temos o kettlebell (bola de ferro com alça), o TRX (treinamento suspenso), cones, escadas de coordenação e agilidade, caixas de salto, e claro barras e anilhas, só para citar algumas.

Surgem então os cursos de capacitação. Da noite para o dia pintam no mercado vários especialistas vendendo suas incríveis ferramentas e acessórios de trabalho, prometendo em apenas algumas horas transformar treinadores em experts do treinamento funcional. Sensacional, não acha?

Bom, honestamente, se tudo é tão novo, como surgiu em tão pouco tempo (não me venham dizer que oito, dez anos é muito tempo) tantos especialistas assim no mercado fitness? Seria muita inocência acreditar nesse fenômeno e nós da Oxigênio Academia definitivamente não acreditamos.

Sinceramente, acreditamos no aperfeiçoamento teórico-prático, ou seja, estudamos muito, treinamos muito e queremos treinar muitas pessoas, inclusive você, por isso sabemos que para desenvolver tal vivência e encurtar cada vez mais os caminhos entre teoria e prática é necessário passar por um longo caminho: décadas de pesquisas, estudos, alguns equívocos como parte do processo, porém, sempre com o intuito de evoluir nossa bagagem de conhecimento e consequentemente o treinamento das pessoas que nos procuram.

Então, que me desculpem os especialistas de plantão, mas sabemos quando estão vendendo gato por lebre e não deixaremos nos levar pelo discurso de que existem ferramentas de treinos melhores que outras, pois não queremos ser especialistas desse ou daquele acessório, queremos entender cada vez mais de treinamento, para saber onde encaixar tais acessórios no seu programa de treino: o kettlebell, o levantamento de peso etc.

Sabemos que os pilares do treinamento já estão há tempos fundamentados e nada irá se sobrepor à fisiologia do exercício, à biomecânica, à anatomia, ao treinamento físico desportivo.

Seguimos ótimas referências e também sabemos que, apesar de pouquíssimos, existem sim cursos sérios no Brasil e, acreditem, esses cursos não nos fazem reféns desse ou daquele acessório, eles direcionam ao planejamento, organização e controle do seu treino e às óbvias variáveis envolvidas nele, claro (movimentos com qualidade, tempo de descanso, interdependência entre volume e intensidade que é sempre inversamente proporcional).

Então, não tem mistério, não existem tantas novidades assim e, com toda a sinceridade, você também não precisa de tanta coisa e tanta frescura para melhorar seus parâmetros de saúde e desenvolver ao longo do tempo um corpo atlético, ágil, pronto para o seu esporte ou apenas para enfrentar a sua rotina diária, simples assim.

Abraço e bons treinos!

Professor Jai (Coordenador Técnico do Treinamento Funcional da Oxigênio)

SAÚDE SEMPREPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *