O que você deve levar em conta ao procurar por treinos funcionais

O que você deve levar em conta ao procurar por treinos funcionais

Fizemos esse texto pois achamos que é importante comentarmos sobre os equívocos que acreditamos serem cometidos em academias, parques e outros locais onde se pratica exercícios físicos quando se fala em treinamento funcional.
O que se vê com frequência em recentes trabalhos que se denominam como funcionais são programas de treino baseados no excesso de trabalho cardiovascular, com escadas de agilidade, cones, cordas, caixas de saltos entre outros, que se utilizam de algumas ferramentas inadequadas e tempo de duração também inadequado. Em algumas aulas, os praticantes ficam até uma hora realizando exercícios de predominância cardio! Pode ter certeza que você não precisa de tanto.

Somado a isso, existe a negligência aos trabalhos de força que quase não existem e quando existem vêm carregados de execuções mal feitas, colocando em risco a integridade física do aluno e aumentando exponencialmente o risco de se adquirir alguma lesão séria. Muito chato isso não?

Acreditamos que esses trabalhos no mínimo possuem incoerências com conhecimentos fisiológicos, ou seu treino cardio não duraria uma hora, e biomecânicos, pois certamente você não estaria se movimentando de forma inadequada e a parte relacionada aos trabalhos de força ganharia lugar de destaque no seu programa de treinamento, além do fato de que, apesar de você estar realizando seu trabalho em grupo, o seu programa seria o mais individualizado possível.

Aqui na Oxigênio Academia, inicialmente todo mundo começa a treinar da seguinte forma:

A. Aquecimento geral → liberação miofascial, mobilidade e estabilidade articular. Duração: 10 min

B. rabalhos de força → aqui trabalhamos as variáveis importantes dessa capacidade física (força máxima, resistência de força, força explosiva, etc). Duração: 30 min

C. 5 a 10 minutos de trabalho de predominância cardiovascular, se necessário, pois às vezes, acredite, utilizamos esse apelo no próprio trabalho de força

D. Por último e não menos importante, relaxamento muscular e volta à calma.

Agachamento 140 kg
Agachamento 140 kg
Farmer Walk
Farmer Walk

 

 

 

 

 

 

 

 

Bom, se o seu treino revolucionário funcional não é concebido dessa forma, não se preocupe! É só nos procurar e agendar uma aula para conhecer de perto nosso trabalho!

Bons treinos e até a próxima!

 

Professor Jai (coordenador técnico do Treinamento Funcional da Oxigênio)

 

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