4 razões para você evitar buscar treinos pela Internet

Treinamento Funcional Oxigênio
Diferenciais do Treinamento Funcional na Oxigênio que você precisa conhecer
10 de maio de 2016
18 Benefícios que você pode encontrar em uma aula de ginástica
10 de junho de 2016
Mostrar Todos

4 razões para você evitar buscar treinos pela Internet

A rotina de exercícios físicos e da prática esportiva traz diversos benefícios à saúde de forma geral. Reduzir o colesterol, taxa de açúcar no sangue, taxa de gordura corporal e o peso, fortalecer os músculos e articulações, além de controlar a hipertensão e diabetes são apenas alguns dos muitos benefícios. Contudo, a prática de atividade física, de forma incorreta e sem orientação adequada pode acarretar prejuízos como lesões musculares sérias, por isso é importante estar atento às diversas formas como são apresentados os treinamentos para o público em geral.

Uma modalidade que vem se tornando popular com o advento da Internet e da disseminação das mídias sociais é o treinamento à distância, em que profissionais disponibilizam planilhas de treino, demonstrações de exercícios via Youtube e apoio a possíveis dúvidas via e-mail, Whatsapp, ou Skype, gerando assim maior conforto aos praticantes de atividade física, que tem acesso a informações de forma rápida e prática sempre que quiserem.

Essa modalidade parece bastante atrativa aos olhos do público que pretende se exercitar, porém, existem algumas desvantagens que devem ser levados em consideração ao optar por um treinamento a distância:

1. Falta de acompanhamento na execução dos exercícios:

Por mais informações que estes profissionais tenham do aluno (peso, altura, idade, sexo, histórico de treinamento), eles não sabem como este aluno executa determinados exercícios e se o mesmo tem limitações, ou ainda, se está apto para executar determinados exercícios.

Além disso, o aluno precisa ter um bom histórico de treino, conhecer as máquinas, regular as mesmas e saber realizar os exercícios, uma vez que está treinando com acompanhamento apenas virtual.

Sem o acompanhamento, pode ser que o aluno exagere na intensidade do treinamento, ou que não adquira base (preparação adequada para suportar treinamento mais intenso) podendo gerar lesões.

2. Falta de compromisso:

Como o acompanhamento não é presencial, o aluno pode perder o hábito de fazer os exercícios. É preciso uma determinação muito maior.

3. Reputação do profissional:

Antes de optar por um treinamento à distância, você precisará fazer uma pesquisa rigorosa sobre o quanto o profissional que está oferecendo o serviço está devidamente preparado para te orientar quanto à prática de exercícios físicos. Se é devidamente formado e se tem experiência na área de treinamento à distância.

Nesse meio, infelizmente, existem muitas pessoas que sem qualquer respaldo científico, prescrevem treinamentos se baseando em conceitos e ideias infundadas. Para a prescrição de treinamentos o profissional deve ter uma base sólida em conhecimentos científicos como: fisiologia, cinésiologia, teoria do treinamento, pedagogia do esporte, biomecânica, desenvolvimento e crescimento e aprendizagem motora. Com esse conhecimento, o profissional orientará com segurança e coerência o treinamento na busca dos objetivos procurados pelo aluno. Sua função não é somente repassar exercícios a um aluno e sim, quando prescrever um treinamento, levar em conta uma serie de fatores, tais como a divisão da rotina semanal de treino, o tipo de série a ser utilizado, o número de series e ordem dos exercícios, a carga e o intervalo de descanso, o número de exercícios por grupamentos musculares, números de series e repetições, percentual de sobrecarga, a velocidade de execução dos movimentos, se é alternado por segmento corpora ou articular, etc.

4. Feedback

Enquanto um profissional que acompanha seu treino de perto te dará um feedback diário, durante os treinos, o consultor online só consegue te dar um feedback quando você fizer outra avaliação com ele. Isso pode retardar alguns resultados desejados com o treinamento.

Com isso, apesar da comodidade e da facilidade em se encontrar treinos pela Internet, existem algumas lacunas que podem atrapalhar seus resultados, ou ainda gerar prejuízos à sua saúde, por isso fica recomendada a prática de exercícios sempre com o acompanhamento de perto de um profissional devidamente preparado para tal. Em uma academia de ginástica é possível encontrar esses profissionais que elaboram seu treino e acompanham seu desempenho, ensinam-lhe como executar o exercício, motivam-no, propõem desafios para que você alcance seus resultados de forma eficaz e segura.

 

Prof. Augusto (Coordenador Técnico da Musculação da Oxigênio Academia)

SAÚDE SEMPREPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *