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Fazer cardio em jejum é uma boa ideia? Tire suas dúvidas! 

cardio em jejum

Emagrecer e conquistar um corpo mais definido é o desejo de muita gente. No entanto, esse processo deve ser feito sempre com cautela e visando o bem-estar e a saúde em primeiro lugar! E aí? Será que fazer cardio em jejum é uma boa ideia?

Muitas pessoas falam que realizar exercícios aeróbicos — ou seja, aqueles que gastam muita energia e calorias, promovendo o emagrecimento — em jejum é uma ótima estratégia para emagrecer. Mas o que será que os especialistas da área falam sobre isso?

Continue a leitura e tire, de uma vez por todas, a dúvida sobre se é ou não adequado realizar exercícios de cardio ao acordar e sem ingerir qualquer tipo de alimento. Vamos lá!

O que são exercícios de cardio?

São atividades aeróbicas que utilizam fortemente a função cardíaca. O objetivo é promover a circulação e o gasto calórico de maneira prolongada, mas com uma intensidade reduzida.

Bons exemplos desse tipo de atividade são a corrida, a natação e até mesmo a caminhada. O propósito é ser um exercício de maior duração (ou seja, que dure mais de 30 minutos).

O que acontece com o nosso corpo durante o jejum?

O jejum não é um estado natural para o nosso corpo e, por isso, quando ficamos longos períodos sem comer, entramos em “alerta”. É, portanto, uma condição estressante para o nosso organismo.

Ao identificar a falta de alimento, o organismo começa a recrutar as suas reservas (normalmente em forma de carboidratos ou gorduras) para que possamos ter a energia necessária para realizar nossas funções.

É aí que começa a queima desses compostos, o que gera a ideia de que esse é o melhor momento para emagrecer.

Fazer cardio em jejum é uma boa ideia?

Depende. Ainda que muitas pessoas possam se beneficiar dessa prática, ela pode ser perigosa para uma grande parte dos praticantes de atividade física.

Como mencionado, o corpo está em déficit energético durante o jejum. E, claro, o exercício físico exige muita energia por parte do organismo. Essa é uma conta que, muitas vezes, não bate, fazendo com que o praticante desmaie ou se sinta muito mal.

Esse risco é ainda maior quando estamos falando sobre pessoas diabéticas ou com distúrbios metabólicos. Fique de olho!

Vou fazer cardio em jejum. Quais cuidados devo tomar?

Caso fazer esses exercícios em jejum seja o seu desejo, é preciso tomar alguns cuidados antes de iniciá-los. Confira a seguir!

Buscar acompanhamento profissional

O acompanhamento de um médico é fundamental nesse momento. Nada de tomar qualquer decisão sem antes consultar um profissional, ok?

Fazer todos os exames

A realização de exames é indispensável para que você seja liberado para a prática de atividades físicas em jejum. Se tudo estiver ok, é hora de passar para a próxima etapa!

Treinar com o auxílio de especialistas

O treino em jejum deve ser sempre montado por um educador físico competente. Além disso, é recomendado que ele acompanhe as suas sessões, podendo guiá-lo rumo a um resultado positivo sem que isso traga prejuízos para a sua saúde.

Fazer cardio em jejum pode até ser uma boa ideia, mas isso dependerá de uma série de fatores e não é algo que pode ser feito por qualquer um. Por isso, tome cuidado, evite prejuízos à sua saúde e converse com profissionais antes de tomar qualquer decisão!

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