Álcool e academia: conheça os principais efeitos

artes marciais em academia
Artes marciais em academia: conheça 7 modalidades e seus benefícios
22 de outubro de 2019
gordura saturada
Gordura saturada, insaturada e trans: entenda as diferenças
5 de novembro de 2019
Mostrar Todos

Álcool e academia: conheça os principais efeitos

álcool e academia

Álcool e academia não é uma combinação muito boa, quando a bebida é consumida em excesso. Isso porque, ao beber com frequência, fica mais difícil alcançar os resultados desejados, já que o seu corpo sofre algumas alterações.

No entanto, às vezes é bom sair com os amigos e beber um drink ou uma cervejinha, não é mesmo? Não é preciso parar completamente com a bebida, apenas diminuir a quantidade e a frequência de consumo já é suficiente para alcançar o corpo dos seus sonhos.

Neste texto, vamos mostrar como o consumo de álcool em excesso pode comprometer os resultados do seu treino e dar algumas dicas para que essa relação seja equilibrada. Confira!

Quais são os efeitos do álcool no organismo?

Que o álcool não é bom para a nossa saúde, todo mundo sabe. No entanto, algumas pessoas não entendem como uma bebida pode atrapalhar os resultados que tanto buscamos na academia. Vamos falar desses efeitos a seguir.

Calorias

Bem, a maioria das bebidas alcoólicas são altamente calóricas. Dessa forma, se você quer emagrecer, vai ser mais difícil, já que para isso, você precisa ter um gasto calórico maior do que o que você consome.

Desidratação

O álcool também inibe a produção do hormônio antidiurético, ou seja, você urina mais e se desidrata. A desidratação aumenta o cansaço no treino, fazendo que com você não dê 100% do que pode. Quando a bebida é ingerida depois da academia, a síntese proteica e o hormônio do crescimento são prejudicados, afetando a recuperação e o ganho de músculo.

Fadiga

Quem pratica atividades físicas regularmente sabe a importância do descanso para ter um bom resultado. Dormir bem todos os dias é indispensável para os treinos, e, o consumo de bebida alcoólica pode prejudicar o descanso.

Ressaca

Algumas bebidas podem causar a famosa ressaca. Cá entre nós, ninguém gosta de passar por isso, não é mesmo? Depois de consumir muito álcool ou escolher uma bebida de qualidade ruim, é comum sentir alguns sintomas, como:

  • indisposição;
  • dor de cabeça;
  • náusea.

Ninguém gosta de ir para a academia se sentindo mal. Isso acaba prejudicando o treino e fazendo com que o seu objetivo pareça cada vez mais difícil.

Como equilibrar álcool e academia?

Depois de um dia cansativo no trabalho, não há nada melhor do que tomar uma cerveja com os amigos ou um vinhozinho enquanto prepara o jantar, não é mesmo? Para não atrapalhar os resultados na academia, basta ter força de vontade para não meter o pé na jaca.

Uma boa dica é consumir bebidas menos calóricas, como saquê, gin, vinho tinto ou espumante. Se você não gosta de nenhuma dessas opções, é só maneirar na quantidade para minimizar o estrago.

Os resultados que adquirimos nos treinos, a longo prazo, são conquistados por meio de uma série de fatores, como:

  • alimentação balanceada;
  • hidratação;
  • frequência de treinos.

Se você mantém a disciplina nos outros quesitos, não será um copo de cerveja que afetará o seu rendimento. Por isso, você não precisa abrir mão da diversão, desde que mantenha o foco em relação a outros aspectos.

Álcool e academia não são necessariamente uma combinação ruim. Basta você saber dosar e se controlar. Afinal, ninguém deve se privar de momentos de prazer para ter o corpo dos sonhos.

Agora que você já sabe como manter o equilíbrio entre álcool e academia, compartilhe o nosso post em suas redes sociais para outras pessoas entenderem sobre esse assunto também!

treinar na academia ou treinar em casaPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *