Lesões esportivas: descubra quais são as mais comuns e como prevenir

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Lesões esportivas: descubra quais são as mais comuns e como prevenir

lesões esportivas

As lesões esportivas podem ser mais comuns e frequentes em pessoas que não têm um acompanhamento profissional durante a atividade física. Algumas delas são simples, mas outras podem trazer sérios problemas à saúde para o resto da vida.

No entanto, com um bom profissional ao seu lado, é mais difícil vivenciar esse tipo de situação. A melhor forma de tratamento é a prevenção, por isso é importante não negligenciar esse aspecto.

Neste texto citaremos quais são as lesões esportivas mais comuns e o que fazer para se prevenir delas. Confira!

Quais são as lesões esportivas mais comuns?

Praticar exercícios físicos é muito importante para a nossa saúde. Entretanto, sem uma boa preparação e um profissional competente para orientar podemos nos machucar durante a prática. Falaremos sobre algumas lesões que são comuns de acontecerem durante uma atividade física e o que você deve fazer para evitá-las.

Entorses

A entorse é o estiramento ou ruptura de um ligamento, que é o tecido conjuntivo responsável pela união entre dois ossos ao redor das articulações. Esse tecido apoia e estabiliza as articulações do corpo.

Esse tipo de lesão ocorre quando há um movimento atípico de uma articulação. O mais comum é a entorse do tornozelo, que ocorre quando tropeçamos ou caímos.

Distensões musculares

As distensões musculares acontecem quando há um rompimento parcial dos músculos, nos tendões, ou nas junções músculo tendíneas. Elas são causadas quando a pessoa faz um esforço excessivo na área, ou quando são feitos movimentos prolongados e repetitivos usando o mesmo músculo.

Luxação

Essa lesão se trata do deslocamento de um ou mais ossos da articulação. Ela acontece quando há uma força atuando direta ou indiretamente em nosso corpo. Existe ainda um outro tipo de luxação — a subluxação — que é quando o deslocamento entre os ossos é parcial.

Lombalgia

A lombalgia é muito comum e se caracteriza por uma dor na região lombar. Normalmente ela é sentida por pessoas que praticam corrida, já que essa atividade exerce um grande impacto na coluna.

Essa dor é descrita como uma fisgada ou queimação na região baixa das costas e é sentida após um esforço físico ou pequeno acidente, como uma queda. Uma postura ruim também pode levar à lombalgia, causando inflamações.

Bursite

A bursite é a inflamação da bursa, que é a bolsa responsável por agir como um amortecedor das articulações. Ela fica localizada entre o tendão e a pele ou tendão e o osso e também auxilia na nutrição dos tecidos.

Essa lesão é causada por movimentos repetitivos em determinadas articulações, como:

  • lançar bolas;
  • apoiar-se nos cotovelos por muito tempo;
  • ajoelhar-se por um longo período;
  • ficar muito tempo sentado.

Fraturas por estresse

A fratura por estresse acontece quando um osso não aguenta mais tanta pressão, ocasionada por cargas muito intensas. Devido a esses fatores, ele trinca e quebra, gerando dor.

Entre as principais causas de fraturas por estresse, existe a genética, que não dá para corrigir. Outros fatores que podem levar a esse tipo de fratura são:

  • fraqueza muscular;
  • sobrepeso;
  • problemas hormonais;
  • uso de drogas.

Também, a fratura por estresse é mais comum entre as mulheres por causa das alterações hormonais.

O que fazer para se prevenir de lesões esportivas?

Cada tipo de atividade física tem as suas características e movimentos corretos. No entanto, com algumas dicas, fica fácil se prevenir de lesões esportivas e aproveitar melhor o treino, garantindo melhores resultados.

Use roupas adequadas

Usar roupas adequadas para a atividade física é muito útil para evitar acidentes. No caso da musculação, usar uma roupa que seja mais justa ajuda a evitar que ela se enrosque nos aparelhos. Para quem pratica uma corrida ou caminhada, é bom lembrar de comprar um par de tênis adequado para evitar as entorses.

Durma bem

Dormir bem é essencial para o ser humano em qualquer área da sua vida. Para fazer exercícios físicos também precisamos ter um bom descanso. Uma noite bem-dormida, além de ajudar nos resultados do treino, evita lesões causadas por falta de concentração ou desatenção devido ao cansaço.

Aqueça o corpo antes de começar as atividades

O aquecimento é uma das melhores táticas para evitar uma lesão esportiva, pois ele aquece o corpo e deixa o tecido conjuntivo mais flexível. Isso ajuda a melhorar a forma como os exercícios são feitos. Por isso, nada de pular essa parte do treino.

Para evitar a lombalgia, por exemplo, os alongamentos podem ser a chave, sempre com o apoio de um profissional da área para se proteger de acidentes.

Faça os movimentos de forma correta

Enquanto você se exercita, preste bastante atenção aos movimentos que está fazendo e tente realizar da melhor maneira possível. É muito importante manter a concentração para não errar e se machucar.

Peça ajuda a um profissional

Se você tem dúvida em relação a algum movimento, ou não sente segurança ao fazer um exercício sem ajuda, procure um profissional para auxiliar você. O educador físico tem o conhecimento necessário para amparar as pessoas que querem se exercitar. Ele nos ajuda a chegar ao objetivo principal, evitando as lesões.

O profissional tem o papel de ensinar a fazer os movimentos corretos durante o exercício físico. Também, é muito importante ter concentração durante a atividade, para não se distrair e acabar se machucando.

Além disso, solicitar que um educador físico monte o seu treino é essencial, já que ele é capaz de saber quantas séries e repetições devem ser feitas, além de escolher um peso adequado. Lembre-se também de não aumentar os pesos dos exercícios de forma muito rápida.

Apesar de a prática de atividades físicas ser imprescindível para a saúde do ser humano, as lesões esportivas, às vezes, são um ponto negativo para quem não tem muita motivação. No entanto, com estas dicas é possível evitá-las.

Gostou de saber as principais lesões esportivas e o que você deve fazer para se prevenir delas? Então leia o nosso post que mostra os perigos de utilizar apps de treinos!

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