Carga x execução: afinal, como malhar corretamente?

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Carga x execução: afinal, como malhar corretamente?

como malhar corretamente

Em se tratando de academia, sempre fica a pergunta: como malhar corretamente? Devemos priorizar o aumento de carga ou a execução correta do exercício? Outra questão que decorre dessa é saber como fazer de maneira correta a execução de um exercício.

Esses pensamentos são muito pertinentes, afinal de contas, é do nosso corpo que estamos cuidando quando nos preocupamos com a conduta nos treinos. Esse pode ser o fator determinante para que você se sinta motivado ou acabe largando a academia.

Por isso, falaremos da importância de uma boa execução se você quer ter resultados e se prevenir de lesões. Se você tem interesse sobre esse assunto, continue lendo, pois esse texto é para você. Confira!

Por que priorizar a execução?

Um dos fatores mais importantes na hora do seu treinamento será sempre a execução dos exercícios. Se formos responder à pergunta “Como malhar corretamente?”, teremos que dizer que se ater à técnica correta será a melhor opção sempre.

Estudos demonstraram que o mesmo exercício realizado com maior amplitude pode apresentar um aumento de até 59% no tamanho do músculo, contra apenas 16% em amplitudes reduzidas.

Então, nunca posso dificultar meu treino?

Isso não quer dizer que nunca deva ocorrer um aumento de carga — a informação somente indica que esse aumento deve ser feito de forma consciente, priorizando a técnica correta para otimizar a sua hipertrofia.

Para facilitar mais a sua compreensão de como malhar corretamente, outra dica é se preocupar com a quantidade de repetições. Podemos dificultar um exercício aumentando a quantidade de repetição de 15 para 20, por exemplo. Assim, aumentaremos o trabalho executado, mas com menor chance de dar aquela “roubada” para puxar mais peso.

Quais são os malefícios de se aumentar a carga irresponsavelmente?

Outro fator importante é o risco de se lesionar. Muitas pessoas acreditam que as lesões surgem de forma rápida, mas a verdade é que, muitas vezes, isso pode acontecer anos mais tarde.

O que ocorre é que podemos danificar aos poucos algum tecido de nossas articulações e, algum tempo depois, machucamo-nos mais gravemente. Sem contar o risco de contrair uma hérnia de disco quando forçamos a coluna para levantar uma carga que está além da nossa capacidade, entre outros possíveis problemas.

A busca por melhorar nosso desempenho é benéfica, mas deve caminhar junto da responsabilidade e da inteligência. Além disso, para saber ainda mais detalhes sobre como malhar corretamente, nada melhor do que um profissional capacitado e habilitado para auxiliar.

Portanto, não se esqueça que, em muitas vezes, mais é menos. Nem sempre levantar muito peso significa conseguir mais músculos. Tenha em mente que sua saúde vem em primeiro lugar e que existem profissionais que se dedicam para encontrar a melhor forma de você melhorar seu desempenho sem se machucar. Portanto, siga à risca o seu programa de treino elaborado por um profissional da área

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