Afinal, quanto tempo depois de comer eu posso treinar?

cardio em jejum
Fazer cardio em jejum é uma boa ideia? Tire suas dúvidas! 
27 de setembro de 2021
individualidade biológica
Princípio da individualidade biológica: qual a importância na preparação física?
18 de outubro de 2021
Mostrar Todos

Afinal, quanto tempo depois de comer eu posso treinar?

quanto tempo depois de comer eu posso treinar

Não é novidade para ninguém que a alimentação é extremamente importante e tem um papel crucial na busca por um físico em forma, agindo como um fator complementar à rotina de exercícios e de descanso. Nesse contexto, várias pessoas acabam tendo uma dúvida muito comum: quanto tempo depois de comer eu posso treinar?

Com a rotina atribulada dos dias de hoje e a vida corrida da maioria dos grandes centros urbanos, sabemos que nem sempre sobra tempo para uma refeição adequada ou feita no horário em que gostaríamos. Por isso, aumentar os seus conhecimentos é tão importante. Continue lendo e descubra a resposta!

Quanto tempo depois de comer eu posso treinar?

O tempo depois de comer que você deve esperar antes de treinar depende de uma série de fatores. Um deles, definitivamente, está relacionado à quantidade de alimentos que você ingeriu, bem como das opções escolhidas no cardápio e até mesmo da modalidade praticada. As demandas de uma corrida de longa distância, por exemplo, são bem distintas da musculação.

No entanto, de uma maneira geral, podemos dizer que o ideal é comer em um intervalo que se mantenha entre trinta minutos a uma hora antes do treino. Refeições mais ricas em calorias, via de regra, exigem mais tempo, enquanto lanches rápidos e em pouca quantidade podem ser feitos logo antes de começar a sua atividade.

O que acontece ao comer muito antes do treino?

Quando ingerimos algum alimento antes de fazer exercícios, a nossa intenção costuma ser a de disponibilizarmos energia para fazer a atividade com o máximo de eficácia. No entanto, o que algumas pessoas não sabem é que o efeito pode ser justamente o oposto. Dependendo das escolhas no prato e da sua estratégia, você poderá sabotar a sua capacidade.

Quando comemos muito, o fluxo sanguíneo é desviado dos músculos para o aparelho digestivo, de forma que os órgãos responsáveis pela digestão possam processar carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Como o aporte de glicose sanguínea é redirecionado, isso tende a comprometer o desempenho e até gerar mal-estar.

Quais os tipos de alimentos ideais antes do treino?

Como vimos, é importante controlar os alimentos que serão consumidos no pré-treino, tanto em termos de horário como de quantidade. Entretanto, existem algumas opções deliciosas, que podem ser de grande valia quando utilizadas de maneira adequada. Um exemplo muito comum nas academias é o açaí, que é delicioso e rico em carboidratos.

Embora as proteínas costumem ser recomendadas depois de treinas, elas podem ser usadas antes, com moderação. Isso inclui peito de peru, frango e até Whey Protein. Outra campeã na preferência dos atletas, amadores e profissionais é a batata-doce, uma fonte excelente de carboidratos, nesse caso complexos e de baixo índice glicêmico.

Agora você já sabe quanto tempo depois de comer você pode treinar. Não se esqueça de aliar uma boa alimentação com a prática de exercícios físicos, para ter mais saúde e melhores resultados com as mesmas atividades!

Gostou de aprender quanto tempo depois de comer você pode treinar? Quer conferir mais conteúdos como esse? Então, que tal assinar, inteiramente grátis, a nossa newsletter?

SAÚDE SEMPREPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *