Este é um tipo de atividade física cuja definição é “polêmica” e de difícil consenso. Para nós, a musculação é um meio de treinamento e uma modalidade que visa movimentar os segmentos do corpo contra uma resistência (pesos livres ou máquinas) dentro da função do grupo muscular alvo e das articulações envolvidas no movimento.
A musculação é uma modalidade na qual se integram as principais áreas de conhecimento sobre o comportamento fisiológico e motor do corpo humano, objetivando entender e explicar as adaptações crônicas e agudas decorrentes da aplicação de diversas estratégias e técnicas de treinamento.
A modalidade veio para somar na busca por uma qualidade de vida, que compreende a saúde músculo-esquelético (perfeita condição anatômica e funcional dos ossos, cápsula articular, tendões e músculos), com a finalidade de melhorar as aptidões físicas como a força, resistência e a flexibilidade que, uma vez bem desenvolvidas são essenciais para que se realizem com segurança as atividades do dia-dia, mesmo em situações em que haja maior exigência.
A musculação ou treinamento com peso é um tipo de exercício resistido com variáveis de carga, repetições, amplitude, tempo de contração e velocidade controlada. Desse modo pode ser aplicada da forma isométrica (contração mantida), isocinética (com velocidade angular e peso constante) ou isotônica (alternância de contrações concêntricas e excêntricas). Esta possibilidade de controle de tantas variáveis torna a musculação uma atividade física altamente versátil que pode ser praticada por pessoas de diversas idades para diferentes objetivos.
Professor Augusto