Afinal, andar de bicicleta emagrece? Saiba tudo neste post!

alimentação pós treino
4 dicas de alimentação pós treino para intensificar seus resultados
3 de janeiro de 2020
metas de ano novo
5 dicas para deixar a preguiça de lado e cumprir suas metas de ano novo!
27 de janeiro de 2020
Mostrar Todos

Afinal, andar de bicicleta emagrece? Saiba tudo neste post!

andar de bicicleta emagrece

A prática de atividades físicas está cada vez mais presente na vida das pessoas, que têm buscado encontrar exercícios que auxiliem no emagrecimento de forma prazerosa e saudável. Na hora da escolha da prática, muitos se questionam se andar de bicicleta emagrece.

O interesse pela bike se dá porque além de ser um meio de transporte sustentável, ela também pode ser utilizada de forma ergométrica em aulas de academias, aumentando as possibilidades em meio a uma rotina corrida.

Para tirar as dúvidas a respeito do assunto, criamos este post em que traremos muitas informações envolvendo a prática de andar de bicicleta, como a possibilidade de utilizá-la para a perda de gordura e quais os benefícios do exercício. Ficou curioso? Então é só continuar acompanhando o post!

Qual a perda de calorias que o exercício proporciona?

Antes de iniciar as nossas dicas, vamos responder diretamente a principal dúvida de grande parte das pessoas: andar de bicicleta emagrece sim! E, além disso, traz muitas outras vantagens! A bike é um exercício de alto gasto calórico, e isso é um ponto crucial para reduzir a gordura, já que a matemática é simples: a perda acontece quando se gastam mais calorias do que se ingere.

Não é possível precisar exatamente qual é a perda de calorias proporcionada pelo exercício, já que isso pode variar muito conforme a intensidade da prática. Mas de forma estimada podemos afirmar que um adulto que pedalar a passeio, realizando um esforço leve, pode perder em média 300 calorias em apenas 40 minutos.

Qual o tempo ideal de treino?

Muitas pessoas acreditam que para um treino fazer efeito ele, necessariamente, tem que ser longo. Apesar disso, há muitas outras variáveis que fazem um treino ser proveitoso ou não, como a intensidade, velocidade ou potência em que o exercício é realizado.

Por esse motivo, um treino de 30 minutos de bicicleta pode ser muito bom, basta que as outras variáveis sejam dosadas. Ou seja, que a velocidade seja elevada e o treino bastante intenso.

Isso não quer dizer que não se possa pedalar por uma ou duas horas. O tempo ideal de treino vai variar muito conforme o condicionamento físico da pessoa, a sua motivação para a prática e seus objetivos. O importante é que agora você sabe que um treino de 30 minutos pode ser relevante na busca pela saúde, qualidade de vida e emagrecimento.

Quais os melhores tipos de treinos que podem ser feitos na bicicleta?

Basicamente existem três tipos de treino que podem ser feitos com a bicicleta: de velocidade, de resistência e intervalado de alta intensidade.

Treino de velocidade

É aquele em que a pessoa pedala em uma alta velocidade, por determinado período, que varia conforme o seu condicionamento físico. Ele tende a ser um treino mais curto, já que a alta velocidade demandará um maior esforço.

Treino de resistência

Já o treino de resistência é aquele em que se pedala em uma velocidade menor, mas por muito mais tempo. Ele também pode ser feito alterando os níveis de dificuldade, andando em terrenos inclinados na rua, ou ajustando a bike indoor para que a pedalada fique mais difícil.

Treino intervalado de alta intensidade

Outra opção de treino que pode ser feito na bicicleta e tem um gasto calórico elevado é o intervalado de alta intensidade, mais conhecido pela sua sigla HIIT. Como o nome já indica, nesse modelo os exercícios são realizados em uma altíssima intensidade, com pequenos períodos de descanso entre as séries.

O tempo pode variar conforme o nível do praticante, sendo que quanto mais iniciante maior é o período de descanso. Assim, uma pessoa que está começando pode fazer 30 segundos de pedalada por 20 de descanso.

Já quem está em uma fase avançada pode pedalar por 1 minuto com 20 segundos de descanso. Devido ao controle de tempo e descanso, o mais indicado é fazer o treino HIIT em bike indoor ou em alguma academia que ofereça a modalidade.

Quais são os benefícios de andar de bicicleta?

Agora que você já sabe que andar de bicicleta emagrece, chegou a hora de conhecer outros benefícios proporcionados por esse grande exercício. Continue lendo!

Prevenção de doenças cardiovasculares

O primeiro grande benefício está associado a prevenção de doenças cardiovasculares, como o acidente vascular cerebral, a pressão alta, e o ataque cardíaco. Andar de bicicleta diminui os fatores de risco para que algumas dessas situações se manifestem. Sendo assim, quem adota a bike como exercício físico tende a diminuir o colesterol, os triglicerídeos (açúcar no sangue) e eliminar gordura corporal.

Melhora da resistência muscular

Outra grande vantagem de andar de bicicleta é a melhora da resistência muscular. Ao pedalar os grandes grupos musculares dos membros inferiores são ativados. Além disso, o abdômen e a dorsal também são exigidos para manter a postura. Isso torna a bike um excelente exercício para a musculatura.

Desenvolvimento do bem-estar

Além dos benefícios fisiológicos, andar de bicicleta também proporciona outras vantagens como uma melhora na sensação de bem-estar, levando os seus praticantes a terem uma maior qualidade de vida. Quando andar de bike, seja ao ar livre ou indoor, o corpo libera endorfina, que é conhecida como o hormônio do bem-estar.

Possibilidade de se exercitar com impacto reduzido

Além de todos os pontos positivos que você já conheceu, há outro de extrema importância: a possibilidade de realizar atividade física com um impacto reduzido. Muitas pessoas têm problemas em articulações, ossos ou musculaturas. Por esse motivo, não podem realizar tarefas com impacto constante como corrida ou saltos. Neste sentido, a bike se torna uma opção segura.

Andar de bicicleta, além de poder ser um momento de lazer, já que é muito divertido, também é um exercício completo. Como vimos, essa prática está associada a muitos benefícios relacionados à saúde física e mental. Para ter uma periodização melhor e mais consistente é interessante realizar aulas de bike em um ambiente estruturado.

A Oxigênio academia é um excelente local para realizar as aulas de bike. Os treinos proporcionam a perda de até 800 calorias e são realizados com bikes de qualidade e em um local agradável. E então, está esperando o que para começar a pedalar agora mesmo? Entre em contato com a Oxigênio e conheça a proposta da academia, seu funcionamento e como acontecem as aulas de bike.

SAÚDE SEMPREPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *