Por que você deve fazer um treinamento de força consistente?

bike indoor
Conheça as características e benefícios de uma aula de Bike Indoor
10 de agosto de 2016
Como você pode diminuir o risco de lesões no seu treino de musculação
22 de agosto de 2016
Mostrar Todos

Por que você deve fazer um treinamento de força consistente?

Em outros textos aqui no blog, você percebeu que damos bastante importância ao treinamento de força no nosso Centro de Treinamento Funcional. Agora falaremos sobre os porquês da nossa escolha e listaremos uma série de benefícios que um bom trabalho de força pode agregar a você.

Esqueça por enquanto a parte estética, voltaremos para ela no final desse texto, e pense em questões relacionadas à sua saúde, seja ela cardíaca, metabólica, ou ainda relacionada às suas articulações e ossos.

Quanto à benefícios à sua saúde cardiometabólica (que relaciona riscos e lesões no seu coração quando combinados a fatores de risco) podemos citar a melhoria do sistema cardíaco (devido ao grande apelo cardiovascular); diminuição da pressão arterial; diminuição dos níveis de colesterol (LDL); prevenção de doenças como obesidade, arteriosclerose, diabetes, entre outras.
Já entre os benefícios relacionados ao seu sistema osteoarticular (composto pelos seus ossos e articulações) há o aumento da densidade óssea em cerca de 40% ou mais, evitando posteriormente problemas como osteoporose e o fortalecimento dos tendões e ligamentos tornando-os mais resistentes a lesões.

Se você pratica alguma modalidade esportiva como futebol, corrida, lutas, ciclismo, etc, a importância do trabalho de força para sua modalidade ganha espaço quase que obrigatório pois te garanto que nela, durante um chute, um soco, uma passada ou uma pedalada, existe grande demanda de força, seja ela explosiva ou de resistência além de uma também grande necessidade de expressar força rapidamente (taxa de desenvolvimento de força), então não tem como fugir, na Oxigênio o seu trabalho de força será tão intenso quanto sua modalidade exige. Não é nem uma questão de escolha e sim de necessidade.

E se depois de tudo isso você ainda não se convenceu da importância de se fazer um trabalho de força consistente, vamos falar da relação que ele tem com os resultados estéticos. Infelizmente para você que busca em seus treinos apenas isso, não tem jeito, pense assim: aumentar sua massa muscular é consequência ou efeito fisiológico do seu aumento de força e isso, honestamente falando, leva tempo e não acontece da noite para o dia, são anos de dedicação aliados a alimentação e descanso adequados. Para ocorrer essa mudança de metabolismo e garantir o aumento do mesmo através do aumento da sua massa muscular e sustentar aquele corpinho longe das odiosas gordurinhas você vai ter que fazer força pra caramba, mas vá com calma, aqui na Oxigênio nós te ajudaremos a passar por esse difícil porém recompensador processo. Daqui a alguns anos seu corpo te agradecerá.

Abraço e bons treinos!

Professor Jai (Coordenador Técnico do Funcional da Oxigênio)

SAÚDE SEMPREPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *