Entenda o que é endorfina e quais os seus maiores benefícios

endorfina

Entenda o que é endorfina e quais os seus maiores benefícios

Entender o que é endorfina pode ajudar você a compreender um pouco mais sobre a sensação de bem-estar que sentimos após a atividade física. Essa sensação que muitos adoram — e alguns viciam — é fundamental para nossa qualidade de vida. Essa é uma das dezenas de razões pela qual os exercícios físicos são fundamentais para nossa saúde física e mental.

Explicando o tema de maneira resumida, saiba a endorfina é um neuro-hormônio, produzido e secretado pelo nosso cérebro. Essa substância tem a capacidade de melhorar nosso humor e também tem importante ação analgésica. Abaixo, nós falaremos mais sobre outros benefícios importantes e como você pode liberar mais endorfina naturalmente durante a semana. Ficou interessado no assunto? Continue sua leitura até o final!

Os maiores benefícios da endorfina

A endorfina é um hormônio absolutamente fundamental para nossa qualidade de vida. Além do bem-estar e da ação analgésica, existe pelo menos uma meia dúzia de benefícios que melhoram significativamente nossa cognição e nossas funções metabólicas.

Entre esses benefícios podemos citar: a melhora da memória, diminuição do estresse, aumento da concentração (e da resistência física e mental), regulação do sono, diminuição dos sintomas da ansiedade e depressão, melhor funcionamento do intestino e da corrente sanguínea e redução do colesterol.

A lista é enorme e certamente esse é um dos hormônios mais importantes do nosso organismo. Além de toda essa ação benéfica no nosso corpo, saiba que a endorfina também tem importante papel no antienvelhecimento, fazendo com que as pessoas literalmente envelheçam devagar.

A relação da endorfina com a atividade física

A endorfina tem íntima relação com a atividade física. Inclusive, é por intermédio da prática de exercícios físicos que esse hormônio é liberado em grande quantidade. Entretanto, é preciso que a intensidade do exercício seja intensa, caso contrário, a liberação não é tão significativa.

É muito importante que o praticante entenda essa peculiaridade e procure encontrar seu próprio limite. Deve sempre ser ressaltado que a intensidade é variável e muda de pessoa para pessoa. Iniciantes, por exemplo, podem ter essa sensação de prazer mais intensa logo nas primeiras semanas de atividade física, enquanto atletas, precisam chegar mais próximo do ápice da performance para conseguir ter esse mesmo relaxamento.

Como liberar mais endorfina durante a semana

Para liberar mais endorfina não tem segredo: basta se exercitar regularmente durante a semana. Uma das orientações mais recomendadas é o treino de musculação por pelo menos 3 vezes na semana.

Para aqueles que gostam de cardio, a corrida é um dos esportes que mais liberam essa substância. Correr regularmente também pode ser uma outra estratégia importante, capaz de modificar sua rotina para melhor.

A única recomendação básica é que você procure por bons profissionais na hora de começar a se exercitar. Atividades físicas intensas podem trazer riscos à saúde quando praticadas de maneira indevida, portanto, não se esqueça de ter auxílio profissional antes de começar seu esporte preferido. Fazendo isso, é questão de tempo para alcançar o bem-estar. Agora que você já sabe o que é endorfina, que tal começar a treinar essa semana? Aproveite seu entusiasmo e bons treinos!

O que achou desta postagem? Escreva seu comentário abaixo e fale sua opinião sobre o tema!

e-book emagrecimento

Post Recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Tudo sobre os mais diversos temas sobre treinamentos, modalidades e dicas.

Share via
Copy link