Treinos de academia: força, definição, hipertrofia ou emagrecimento?

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Treinos de academia: força, definição, hipertrofia ou emagrecimento?

treinos de academia

Os treinos de academia dependem, exclusivamente, do objetivo de cada pessoa. Eles contribuem para o aumento do desempenho nas atividades físicas devido ao fato de auxiliarem o praticante a obter mais força, equilíbrio, agilidade, velocidade e potência, atributos que melhoram a performance em qualquer esporte.

Portanto, as diferentes modalidades de exercícios, como corrida, musculação, entre outros, contribuem para que o indivíduo alcance os objetivos que deseja. Desse modo, ele pode escolher entre as diversas alternativas de práticas oferecidas na academia que frequenta, sempre contando com auxílio profissional.

Ficou curioso? Então, continue a leitura e entenda quais são as principais diferenças entre os treinos de academia para obter força, definição, hipertrofia e emagrecimento. Acompanhe!

Para quais situações os treinos de academia são indicados?

A definição da musculatura contribui de forma significativa para o aumento da autoestima. Porém, para muito além da questão estética, é preciso estipular qual é o seu real objetivo ao praticar os exercícios físicos. Dessa forma, ao optar por realizar os treinamentos em uma academia, você encontrará diversas opções de atividades em que predominam entre outros os trabalhos de força, definição, hipertrofia e/ou emagrecimento.

Cada um desses trabalhos é indicado para um objetivo específico, mas, antes de iniciar a prática, é necessário levar em conta como o seu corpo funciona e, principalmente, quais são os seus limites. Por isso mesmo, é fundamental contar com a orientação de um instrutor capacitado na área, evitando que você possa sofrer lesões graves ou a queda no desempenho.

Quais são os principais trabalhos encontrados nos treinos de academia?

A seguir, separamos os principais tipos de treinos que têm como foco trabalhar o emagrecimento, a definição, a hipertrofia e a força. Continue acompanhando e confira mais sobre esses quatro trabalhos.

Emagrecimento

Mesmo contando com treinos diários, se o seu objetivo é emagrecer, saiba que a alimentação é a principal forma de alcançar resultados satisfatórios. Para isso, é preciso consumir menos calorias com o intuito de gastá-las. Com isso, o corpo mantém-se nutrido e hidratado, atributos fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

É indicado consumir, por exemplo, proteínas, fibras, vitaminas, entre outros nutrientes. Evitar as gorduras ruins e os alimentos processados também é necessário para que o seu metabolismo continue sempre ativo.

O treino mais indicado, nesse caso, é o cardio, que consiste no estímulo da parte cardiovascular. Por exemplo, pode-se praticar corrida, sprints, polichinelo, até treinos com pesos de forma circuitada.

Definição

Os treinos de definição servem para ganhar massa muscular e, também, para equilibrar o gasto e o consumo de calorias ingeridas. Para isso, é necessário que ocorra a perda de gordura, mesmo que a pessoa esteja sujeita a ganhar peso.

Além de cuidar da alimentação de forma apropriada, é fundamental realizar práticas, como corrida, natação, futebol, dança, entre outros. Dessa maneira, é possível transformar a gordura no principal combustível para o corpo.

Se o seu objetivo é apenas definir a musculatura, sem ganhar massa, você deve priorizar os exercícios voltados para o ganho de resistência e força. Atente-se apenas com os períodos de pausa e descanso para que não ocorra a perda de massa magra.

Hipertrofia

Já no treino de hipertrofia, o praticante estimula o corpo por meio de exercícios com pesos, tendendo a armazenar uma maior quantidade de energia em forma de proteína. Com isso, ocorre a hipertrofia muscular.

Igualmente, a dieta é fundamental para ganhar ou perder peso, já que o corpo apresenta necessidades diferentes para cada tipo de objetivo. Para atingir uma boa performance, é preciso adequar a alimentação à prática regular do treino, incluindo ou eliminando o que o organismo não precisa.

Os descansos entre os dias de treino também são essenciais para que os resultados sejam positivos. O exercício mais indicado para esse caso é o treino resistido, mas é importante diversificar a prática.

Força

Os treinos de força se caracterizam pela realização de exercícios com alta carga de trabalho, exigindo experiência e conhecimento avançado. Assim, é fundamental contar com a ajuda de um bom profissional para avaliar, ensinar e estipular as melhores cargas de treino, a fim de que o praticante obtenha resultados.

O mais importante é que a carga seja ajustada com precisão, a fim de que você consiga atingir um desempenho satisfatório. A atividade principal de força é o treino resistido. Entretanto, como o esforço é alto, torna-se fundamental manter a qualidade nos movimentos.

Na alimentação, deve-se incluir carboidratos, gorduras e proteínas de forma adequada, já que são elementos essenciais para a construção muscular. Com isso, adquire-se a melhora da condição física e da coordenação motora, ganho de qualidade de vida e velocidade.

Qual é a importância de contar com a ajuda de um profissional?

Contando com o auxílio de um profissional da área, você alcançará melhores resultados e saberá como definir e controlar o treinamento corretamente. Além disso, ele é a pessoa mais qualificada para atender o aluno de maneira completa, corrigindo os seus movimentos e analisando o corpo como um todo.

Para os praticantes, a instrução é fundamental, uma vez que se torna mais simples conquistar os seus objetivos. O professor ajudará, por exemplo, no quesito emocional e em todos os aspectos envolvidos do seu treino e dos seus resultados.

Sem contar que eles podem, também, estimular a melhora da disciplina do aluno, promovendo o caráter motivacional para que os resultados realmente apareçam. Lembre-se de que o profissional é um aliado da sua saúde e que a prática de exercícios físicos sem acompanhamento pode levar a pessoa a ter sérios problemas.

Os treinos de academia podem auxiliar o praticante a potencializar a prática desportiva ou, até mesmo, servir para desenvolver um treinamento resistido eficaz. Desse modo, é fundamental determinar qual é o seu objetivo com o exercício antes de escolher por uma atividade. Lembre-se de cuidar sempre da dieta e respeite o tempo de descanso necessário para o seu corpo. Com isso, certamente você atingirá o resultado esperado.

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