Saiba qual o melhor tipo de treinamento para sua estrutura corporal

 Saiba qual o melhor tipo de treinamento para sua estrutura corporal

Cada um de nós se encaixa em um tipo corpóreo diferente. Alguns são magros e altos, outros gordos e baixos, já tem aqueles com o tipo atlético e ainda , aquelas pessoas que tem um pouco de cada.
À isso, dá- se o nome de morfotipos e para cada um, existe um tipo de treinamento que melhor vai atender às necessidades de cada indivíduo.
Na figura a cima, existem os três morfotipos básicos que são:
ECTOMORFO: indivíduo magro, alto e com membros alongados, tronco longo e ombros estreitos.
Uma pessoa com essas características em geral, tem o metabolismo bem acelerado. Não acumula gordura corporal, mas também não tem muita facilidade para desenvolver músculos.
Para pessoas com estas características, o treinamento mais indicado, seria o treinamento com com pesos, consistindo em baixas repetições e progressão de cargas.
Desta forma, se consegue dar o maior estímulo para que este tipo de pessoa consiga desenvolver seu físico da melhor maneira.
MESOMORFO: indivíduo com a musculatura mais desenvolvida, baixo índice de gordura corporal, ombros largos, cintura mais afinada e boa simetria.
Pessoas com essas características respondem muito bem ao treinamento com pesos, seja ele um treinamento de hipertrofia muscular ou de resistência.
ENDOMORFO: indivíduo com tronco largo, membros mais curtos em relação ao tronco e com o metabolismo um pouco mais lento em perda de gordura.
Para pessoas com essas características, o mais indicado é um treinamento com baixas cargas e altas repetições e intervalos muito curtos, junto com o treinamento aeróbio.
Ou ainda, o treinamento intervalado, ou seja, o treino com picos de intensidade e picos de descanso, ativo ou passivo.
Outro formato de treinamento que pode estimular o endomorfo a queimar mais gordura é o HIIT (High Intensity Interval Training) que consiste num treino de alta intensidade e curta duração e tem se mostrado muito eficiente para a perda de gordura corporal.
E você, já identificou o seu morfotipo?
Fale com um profissional de educação física e busque o treino que melhor vai atender as suas necessidades.


Professor Vanderlei Paulino. CREF 119244-G/SP
Professor de Musculação na Oxigênio, atua na área desde 2009 com especialização em Nutrição Esportiva e Técnico em Fisiologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>