Sabia que a cidade de São Paulo é a melhor cidade da América Latina para fazer atividade física? De acordo com uma pesquisa realizada pela PUC-PR, a capital paulistana está cheia de oportunidades para quem quer se movimentar no cotidiano — seja em um treino dedicado, seja no deslocamento para o trabalho.
É isso mesmo! Falta de tempo não é uma desculpa para quem mora na terra da garoa. E se você duvida, acompanhe essas 5 dicas de atividade física em São Paulo que podem ser feitas sem muita dificuldade, mesmo por quem tem uma rotina mais atarefada. Vamos lá?
A capital de paulista é rodeada por ciclovias. Nem sempre elas estão em ótimas condições, é verdade, mas dependendo da sua rota para o trabalho ou para a faculdade, vale a pena subir numa “magrela” — mas lembre-se de colocar os itens de segurança, hein?
Não tem bike? Que tal usar os sistemas de aluguel? Em São Paulo, já existem várias empresas, como o Bike Sampa, o Ciclo Sampa e a Yellow. Os três funcionam de forma semelhante: você instala o app, escaneia o QR code para destravar a bicicleta e pode usá-la conforme seus créditos.
Quer começar por uma alternativa ainda mais simples? Também dá! A dica é clássica: subir as escadas do metrô em vez de ir pela escada rolante — uma rotina de exercícios acessível para qualquer um. Então, se o seu problema era a falta de tempo, já não é mais, já que você vai chegar muito mais rápido desse jeito.
Outra sugestão é descer uma estação antes do seu ponto. Essa é uma forma de fazer atividade física sem comprometer a sua rota cotidiana. Você vai andar alguns minutinhos, mas ainda assim chegará a tempo no trabalho. Afinal, as estações do sistema metropolitano ficam bem perto umas das outras.
A ideia é tão boa que já virou projeto: o “Vá a pé”, feito pela ONG SampaPé. Eles fizeram um mapa com o tempo de caminhada entre as estações de metrô. Algumas distâncias podem ser percorridas em 8 minutinhos. Nada de outro mundo, não é?
Você costuma passar perto da Praça Roosevelt? Que tal parar um pouco por ali? No local, além de pistas de skate e patins, você encontra aulas gratuitas de Tai Chi Pai Lin e Yoga — os horários podem ser conferidos junto à Prefeitura. Ah, a Praça também vive recheada de grupos de dança!
Não vai para o Centro no dia a dia? Sem problemas: não é só na Praça Roosevelt que dá para fazer atividade física não. Diversos parques e praças de SP contam com academia ao ar livre — são mais de 300! Não custa nada parar um pouco para se exercitar nos aparelhos gratuitos.
Viu só como fazer atividade física é algo que está ao seu alcance? Pois é! Criar esse hábito, mesmo que pareça mais difícil no começo, será uma coisa natural e prazerosa. Assim, logo logo você vai sentir mais motivação para começar a tão postergada academia e investir de vez na sua saúde e bem-estar!
E aí, as dicas são ou não são úteis? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e coloque todos os seus amigos para se exercitar!
comunixy
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Comentário *
Nome *
E-mail *
Site