3 dicas de como acelerar o metabolismo para ter uma vida mais saudável

chas e beneficios
Conheça 5 chás e seus benefícios para o organismo
5 de fevereiro de 2020
efeito platô
Afinal, o que é e como evitar o efeito platô? Entenda!
29 de junho de 2020
Mostrar Todos

3 dicas de como acelerar o metabolismo para ter uma vida mais saudável

acelerar o metabolismo

O corpo humano pode ser comparado a uma máquina, com procedimentos bem regulados e efeitos em cadeia. Um dos maiores exemplos disso é o metabolismo. Ele se refere a uma série de processos no corpo, garantindo energia e nutrientes para o funcionamento adequado do corpo por meio da quebra de moléculas. Ele está intimamente ligado ao peso corporal, pois é o que “gasta” as calorias que ingerimos.

Existem vários fatores que influenciam no metabolismo, deixando-o mais lento ou mais rápido, como sexo, idade, alimentação e composição corporal. Alguns deles não podemos mudar, mas outros sim. Neste texto, você vai conferir como acelerar o metabolismo e melhorar a sua qualidade de vida e saúde. Acompanhe!

1. Melhore sua composição corporal

Um dos fatores que deixam o metabolismo mais lento é o percentual de massa gorda do corpo. As células de gordura são estoques de energia, o que significa que elas praticamente não gastam energia. Por outro lado, os músculos demandam um altíssimo gasto. Por isso, umas das maneiras de acelerar o metabolismo é reduzindo o percentual de gordura e, de preferência, aumentando a massa muscular.

A melhora da composição corporal aumenta o metabolismo em repouso — que é o gasto de energia necessário apenas para manter o corpo funcionando — e garante mais disposição para fazer suas atividades do dia a dia. Para isso, invista nos exercícios de força, como musculação e funcional, junto dos aeróbicos, como corrida, caminhada, dança e spinning.

2. Invista na alimentação

Você já deve ter ouvido falar dos alimentos termogênicos, certo? Eles são capazes de aumentar o gasto calórico, por meio da elevação da temperatura. Alguns dos termogênicos naturais mais conhecidos são pimenta, canela, gengibre, café, chá verde e guaraná.

Apesar de serem os itens mais famosos para aumentar o metabolismo, eles não são os únicos capazes de fazer isso. O consumo de proteínas e fibras também ajudam nessa tarefa. Eles são mais difíceis de digerir e levam mais tempo. Esse “trabalho extra” na digestão significa calorias extras gastas no processo. As fibras ainda ocupam mais espaço, garantindo a saciedade por mais tempo.

Aposte no consumo de folhas, legumes e grãos integrais, ricos em fibras. As fontes de proteínas podem ser animal — ovo, frango, carne vermelha e peixes, por exemplo — ou vegetal — como ervilha, lentilha e quinoa.

3. Evite os alimentos ultraprocessados e açúcar

O açúcar é uma fonte de energia rápida, pois é fácil de ser metabolizado em glicose. Qual a relação disso com o metabolismo lento? O primeiro ponto é que por ser rapidamente usada, gasta pouquíssima energia no processo, o que deixa o metabolismo mais devagar.

O corpo tende a sempre trabalhar de maneira econômica, tentando gastar o mínimo possível. Isso leva ao segundo ponto: o açúcar sempre será a fonte de energia preferencial, por ser a que menos gasta energia na produção dela. Isso significa que o corpo deixa de usar os próprios estoques, que é a gordura, para usar o doce.

Além disso, o excesso de açúcar pode causar letargia e diminuição na disposição. Já percebeu que depois de comer pizza com refrigerante e sorvete, por exemplo, você se sente com menos disposição e ânimo? Quando consumidos com frequência, os alimentos ultraprocessados — farinhas e refinados, biscoito, açúcar, entre outros exemplos — diminuem o metabolismo, reduzindo sua energia.

Com essas dicas, você vai conseguir acelerar o metabolismo de maneira saudável. Além disso, alimentando-se melhor e praticando exercícios, você melhora sua saúde, previne e controla diversas doenças crônicas, e passa a ter mais disposição para aproveitar a vida, inclusive comendo uma pizza com os amigos de vez em quando.

Se quiser saber mais sobre metabolismo, não deixe de ler mais um artigo do nosso blog. Nele você vai ver outras dicas de como acelerá-lo!

treinar na academia ou treinar em casaPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *