Você sabe quais são os alimentos embutidos e quais os riscos de consumi-los em excesso? O que muitas pessoas não sabem é que a ingestão de desses alimentos está diretamente relacionada ao desenvolvimento de uma série de doenças crônicas, como hipertensão, câncer e obesidade.
Por isso mesmo, a maioria dos médicos e nutricionistas recomenda evitar ao máximo os embutidos na rotina diária. A recomendação, por outro lado, é realizar a substituição por alimentos naturais e saudáveis, como verduras, legumes e frutas frescas.
Acompanhe a seguir e entenda quais são esses alimentos e quais os principais riscos para a saúde do organismo. Confira!
Afinal, o que são embutidos?
Os produtos embutidos são alimentos com grande concentração de aditivos químicos, conservantes, emulsificantes, entre outras substâncias artificiais em sua composição. Os mais populares e comercializados atualmente são:
- presunto;
- mortadela;
- salame;
- peito de peru;
- linguiça;
- salsicha;
- apresuntado.
Em geral, boa parte dos embutidos são feitos à base de uma mistura de carnes, como a bovina e suína. Os ingredientes são triturados, homogeneizados e embutidos sob pressão para manter o alimento protegido de fatores externos e conservado por um longo período.
Quais os riscos para a saúde?
Atualmente, a ingestão excessiva de embutidos está relacionada com o desenvolvimento de doenças crônicas, como obesidade, doenças cardiovasculares, hipertensão, câncer, entre outras.
Isso porque a composição de substâncias presentes nos embutidos, como a gordura saturada e o sódio, além do alto teor de calorias, gera aumento das taxas de colesterol e retenção de líquidos.
Para evitar maiores prejuízos, os profissionais da área médica recomendam substituir os embutidos por alimentos mais saudáveis. A indicação principal é contar com uma dieta baseada em macronutrientes, como proteínas, gorduras e carboidratos, além de vitaminas e minerais.
Quais alimentos saudáveis podem substituir os embutidos?
Como vimos, os embutidos apresentam uma série de componentes prejudiciais à saúde, como sal, corantes, aditivos químicos, açúcar, temperos artificiais e gordura saturada. Por isso, são considerados alimentos que empobrecem a dieta, sobretudo devido à baixa quantidade de nutrientes presentes em sua composição.
É importante evitar o seu consumo ao máximo no dia a dia e dar prioridade a uma alimentação balanceada e livre de químicos. A boa notícia é que existem excelentes substitutos saudáveis aos embutidos, como:
- ovos;
- verduras;
- legumes;
- frutas;
- tofu;
- atum;
- iogurte natural;
- saladas;
- chás e probióticos;
- e muito mais.
Uma ótima dica é ter o hábito de ler corretamente o rótulo dos alimentos antes de comprá-los e optar sempre por produtos livres de conservantes e químicos. Cozinhar as próprias refeições diariamente também ajuda a ter um estilo de vida muito mais saudável, livre de incômodos, dores e doenças.
Agora você já sabe o que são embutidos e os riscos que oferecem para a saúde. Caso você tenha dificuldade para eliminar todos os produtos prejudiciais da sua rotina, tente reduzir ao máximo o consumo e dê preferência por alimentos diversificados e in natura, como verduras, legumes e frutas.
Gostou do conteúdo? Aproveite e siga a Oxigênio Academia no Instagram para ficar por dentro de todas as novidades!