Muitas pessoas que começam a praticar musculação regularmente desenvolvem um interesse maior por nutrição, medidas e outros termos relacionados à saúde. Ao longo dessa busca por conhecimento, não é incomum observar pessoas se questionando sobre o que é massa magra e como ela influencia nossa estética e qualidade de vida.
De antemão, a massa magra está diretamente relacionada com nosso volume muscular. A hipertrofia — aumento dos músculos por meio dos exercícios físicos — que está intimamente relacionada com esse tópico e é sobre eles que nós falaremos neste texto.
Se você tem interesse em saber mais sobre massa magra, volume muscular e como aumentá-lo, sugerimos a leitura deste conteúdo até o final. Pronto para continuar? Vamos em frente!
Entendendo o que é a massa magra
Massa magra é um termo da nutrição e da área da saúde frequentemente utilizado para se referir a massa muscular. Apesar desse uso mais “popular” da terminologia, é importante dizer que sua origem — e até mesmo significado real — não se resume a somente essa parte do nosso corpo.
Os termos “massa magra” e “massa gorda” foram criados para ajudar a separar os diferentes aspectos da nossa composição corporal. O termo massa gorda se refere ao peso do tecido adiposo e, a “massa magra”, está relacionada a todo o peso restante.
Esse peso inclui ossos, vísceras e também nossa massa muscular. A preocupação maior com nossos músculos vem pelo fato deles estarem intimamente relacionados com nossa estética e saúde.
Como a maior parte das pessoas que fazem musculação estão em busca da hipertrofia e de formas práticas de como aumentar a massa muscular, abaixo nós falaremos três exercícios fundamentais para ganhar músculos.
Exercícios que ajudam a aumentá-la
1. Agachamento tradicional
Um dos melhores exercícios para o aumento da massa muscular é o agachamento tradicional. Ele é o melhor movimento para o desenvolvimento dos membros inferiores e também é um dos exercícios mais funcionais.
Para realizá-lo, basta permanecer em pé com os pés afastados na “altura” dos ombros. Em seguida, flexione os quadris e o joelho e agache o mais fundo que conseguir, deixando sempre sua coluna reta.
Mantenha o abdômen contraído e utilize a força dos membros inferiores para subir novamente até a posição inicial. Note que esse movimento pode ser feito com barra, halteres, peso do próprio corpo e outros equipamentos diferentes.
2. Flexão de braços
A flexão de braços é outro movimento básico fundamental para o desenvolvimento da força e do volume muscular dos membros superiores. Peitorais, ombros e tríceps são as musculaturas mais estimuladas com esse importante movimento.
Para realizá-lo, basta apoiar-se no chão com os pés juntos e com os braços totalmente estendidos. Em seguida, flexione o cotovelo e abaixe até encostar no solo. Empurre o chão e volte a posição inicial para realizar outro movimento.
Mantenha o abdômen contraído e também evite curvar a coluna, mantendo-a reta e em posição neutra. Quem tiver dificuldade para realizar as repetições pode apoiar-se no chão com os joelhos em vez da ponta dos pés. Essa modificação diminui o peso distribuído para os membros superiores e é a alteração perfeita para iniciantes.
3. Abdominal
O abdominal é um exercício também muito tradicional, mas igualmente importante aos movimentos anteriores. Nosso abdômen é um dos únicos músculos que permanecem ativos durante todo o dia, ele é responsável pela nossa postura e também é um auxiliar para quase todos os movimentos que fazemos diariamente.
Para realizar o abdominal tradicional é muito fácil: deite-se no solo, flexione os joelhos e coloque as mãos atrás da cabeça. Contraia o abdômen e flexione o tronco em direção aos joelhos. Não se esqueça de coordenar a respiração e de descansar entre as séries.
Agora que você já sabe o que é massa magra e conhece alguns dos principais exercícios para aumentá-la, não deixe de iniciar seus treinamentos. Alie seus esforços a uma alimentação balanceada e conte com um profissional de educação física e academia para potencializar seus resultados.
Gostou do post? Recomendamos a leitura complementar da nossa postagem sobre o que comer no pós-treino!