Descubra 4 alimentos com gordura boa que vão te deixar com energia

remo seco
Remo seco: conheça seus benefícios e como começar a treinar!
10 de maio de 2021
alimentação pré treino
Alimentação pré-treino: conheça alimentos que irão te dar um gás!
17 de maio de 2021
Mostrar Todos

Descubra 4 alimentos com gordura boa que vão te deixar com energia

gordura boa

Manter uma alimentação saudável e equilibrada é um fator fundamental para ter mais energia no dia a dia. Ingerir boas fontes de nutrientes e gordura boa, por exemplo, pode auxiliar e impactar positivamente os resultados dos seus treinos na academia.

A dieta é essencial para repor e aumentar os estoques de energia no organismo. Logo, você deve saber exatamente o que comer, de acordo com as características e o condicionamento físico do seu corpo.

A seguir, listamos 4 alimentos que contém gordura boa e que auxiliam diretamente o equilíbrio e a reposição de nutrientes. Confira!

O que é gordura boa e qual sua importância na alimentação?

Geralmente, as gorduras são consideradas alimentos maléficos e que prejudicam a saúde como um todo. No entanto, existe uma classificação que diferencia e divide os principais tipos de gordura em saturadas, insaturadas e trans. As gorduras saturadas e trans, por exemplo, devem ser consumidas de forma moderada, ou mesmo ser evitadas, pois consumidas em excesso podem aumentar os níveis de colesterol ruim no corpo.

Já a gordura insaturada ou gordura boa, é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Ela pode ser encontrada em uma série de alimentos e auxilia na absorção de vitaminas lipossolúveis, como as vitaminas A, D e K. Ao ingerir gordura boa, o corpo armazena mais energia e protege os órgãos internos por meio da liberação de ácidos graxos, sais e produção de hormônios.

Quais são os alimentos ricos em gordura boa e seus benefícios?

Existem inúmeras opções acessíveis para a ingestão de gordura boa. O indicado é que a alimentação seja baseada em alimentos naturais e em refeições leves, e isso é ainda mais relevante para quem treina e quer otimizar seus resultados na academia.

A seguir, confira 4 alimentos que são indicados para a dieta por conter fontes ricas em gorduras boas.

1. Abacate

O abacate é uma fruta que contém gordura monoinsaturada, sendo considerado um dos alimentos mais saudáveis para o coração, principalmente por reduzir significativamente o colesterol ruim. No entanto, por ser rico em gordura e em lipídeos, o abacate deve ser ingerido moderadamente e, de preferência, em conjunto com saladas.

2. Azeite extravirgem

O azeite extravirgem é uma das maiores fontes de ômega 3, um conjunto de ácidos graxos essenciais para o equilíbrio do coração e do cérebro. O azeite, por ser saboroso e versátil, pode ser incluído facilmente na alimentação, no preparo de saladas, para refogar carnes, vegetais e, ainda, para dar um toque especial em molhos, caldos e sopas.

3. Peixes

Peixes de águas profundas e geladas, como atum, sardinha e salmão, também são fontes abundantes de gordura boa. Para adquirir todos os seus benefícios, o indicado é que o consumo da carne seja de, no mínimo, 3 vezes por semana. É importante evitar peixes fritos e optar sempre por um preparo mais natural, que mantenha os nutrientes e o valor nutricional do alimento.

4. Castanhas

As castanhas oleaginosas, como nozes e amêndoas, oferecem diversos benefícios para o organismo. As castanhas contêm ácidos graxos e uma alta quantidade de ômega 3, que compõem grande parte do cérebro. Por isso, o alimento é recomendado para melhorar a concentração, a memória, a cognição, entre outras funções cerebrais.

Mesmo que a gordura boa seja altamente benéfica para a saúde como um todo, é fundamental ter um consumo moderado e se basear em uma dieta nutricional balanceada. Até porque, a quantidade média de uso desse tipo de gordura não deve passar de 30% do valor energético diário. Quando consumida em excesso, a gordura pode oferecer efeitos prejudiciais, portanto, a regra é dosar bem os alimentos e sempre optar por fontes naturais de gordura insaturada.

Gostou do conteúdo? Aproveite e veja também 4 dicas de alimentação pós-treino para intensificar seus resultados!

SAÚDE SEMPREPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *