Descubra quais os principais alimentos que aceleram o metabolismo

alimentos que aceleram o metabolismo

Descubra quais os principais alimentos que aceleram o metabolismo

Quantos alimentos que aceleram o metabolismo você ingere por dia? Ter consciência de quais são e a quantidade mais adequada para o seu organismo pode antecipar o ganho de resultados. Para quem não está lembrado, o metabolismo é a forma que o nosso corpo encontrou para satisfazer as necessidades estruturais e energéticas. Isso acontece por meio das reações químicas.

Basicamente, funciona como uma grande “digestão”. Já ouviu falar que quem tem o metabolismo acelerado, tem mais dificuldade para ganhar massa e engordar? O contrário também é verdade. No entanto, há uma série de ações que podem facilitar o metabolismo. A escolha de determinados alimentos se insere nessa estratégia.

Pensando nisso, selecionamos as principais informações para ajudar você na jornada pela vida saudável e com realização. Unir o desejo de alcançar o shape dos sonhos, com a tranquilidade de estar com a saúde plena é possível. Confira abaixo!

Quais os principais alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo?

Sente-se cansado para ir à academia ou fazer as tarefas do trabalho? O seu metabolismo pode estar precisando de um gás extra. Então, se você gostaria de ter mais energia para realizar as atividades físicas, saiba que a inserção dos alimentos que vamos falar logo abaixo podem solucionar essa questão.

No entanto, esteja ciente de que o metabolismo lento também pode surgir a partir de doenças. Por isso, observe as mudanças do seu organismo. Hipotireoidismo, câncer e outras doenças podem estar no radar para um metabolismo lento. Se mesmo com a inserção de alimentos que dão mais energia e a frequência nos treinos, o quadro permanecer, procure um médico.

Para inserir os alimentos que ajudam a melhorar o metabolismo, você pode aproveitar seus diferentes modos de uso. Falamos sobre cada um, detalhadamente, logo abaixo. Confira!

Brócolis

Um ótimo insumo para a salada, a leguminosa também auxilia no aceleramento do metabolismo. O brócolis tem poder antioxidante, protegendo as células contra os radicais livres. Ele fortalece o sistema imunológico e tem boa quantidade de fibras.

É a vitamina C e o cálcio, encontrada no brócolis, os responsáveis pela queima de gordura. Além disso, a clorofila do vegetal auxilia na desintoxicação do fígado. Para colocar na salada, comer apenas cozido, fazer um purê ou servir de acompanhamento com proteínas, o brócolis é uma excelente fonte de energia.

Atum

O ômega 3, muito presente no peixe, facilita a metabolização da glicose. Dessa forma, há uma regulação desse hormônio na circulação sanguínea, prevenindo o acúmulo de gordura. Quem insere o atum na dieta, regularmente, torna-se mais saciado. Isso porque o ômega 3 estimula a produção de leptina, outro hormônio diretamente ligado à satisfação ao terminar uma refeição.

Café

Um dos clássicos para quem quer acelerar o metabolismo. A cafeína da bebida permite a queima de gordura e, consequentemente, o aumento de energia. No entanto, é preciso cuidado, pois há muitas pessoas que têm sensibilidade ao café. O resultado pode ser pressão alta, gastrite e desregulação do sono. Por isso, observe como seu organismo reage, caso não tenha o hábito de consumir o líquido.

Chá-verde

Muito usado para o emagrecimento. O chá-verde é rico em cafeína e flavonoides — estimuladores naturais do metabolismo. Logo, há uma intensa queima de gordura. Ele também tem efeito diurético, o que resolve a retenção de líquidos. Assim, ao consumi-lo com ponderação, o corpo consegue ter mais dinamismo para os exercícios e afazeres diários.

Gengibre

A raiz é um termogênico natural. Isto é, atua no aumento do calor no corpo, favorecendo a saída de suor. O motivo é que o gengibre contém 6-gingerol e 8-gingerol. Você pode utilizá-lo na preparação de alimentos salgados ou adicionar em sucos e outros preparados.

Ele pode ser ingerido em pó, ralado, desidratado ou em cubos. Lembre-se que o seu gosto é bem forte. Então, é preciso ter cuidado. Além disso, o gengibre melhora a digestão. Por isso, é uma ótima pedida para adicionar na hora das refeições principais.

Guaraná

Outro integrante do clube da cafeína. O guaraná vai muito bem com sucos e chás. Lembre-se que, justamente por conter aquela substância, o uso deve ser moderado. Assim, você não tem problemas de sono, por exemplo. Um dos melhores períodos para consumir o guaraná é durante a manhã. Dessa forma, o organismo acorda preparado.

Abacate

A fruta acelera o metabolismo e isso pode ser uma surpresa para muitas pessoas. Há quem pense que o consumo de abacate pode engordar. Na verdade, ele estimula o metabolismo a queimá-las. O alimento é rico, nas chamadas, gorduras boas — as monoinsaturadas — responsáveis pela diminuição da secreção corporal dos hormônios que acumulam gordura (insulina e cortisol).

Canela

A especiaria aromática tem funções antioxidantes e anti-inflamatórias. Semelhante ao gengibre, a canela é um termogênico natural. Uma ótima dica é misturá-la ao café, chás e frutas. A canela também controla o colesterol e o diabete.

Pimenta vermelha

Já ouviu falar desse tipo de pimenta? Ela estimula o funcionamento do metabolismo, pois tem uma substância chamada capsaicina. Além disso, ela possui ação termogênica, promovendo o emagrecimento e estímulo necessário para treinos mais pesados. Uma boa opção é comprar a pimenta em pó, assim você pode misturar aos seus preparos e garantir um uso mais consciente.

Amêndoa

Rica em magnésio, cálcio e boas gorduras, a oleaginosa auxilia o corpo na produção de melatonina. Este hormônio facilita a queima de gordura. A amêndoa é uma boa fonte de proteína e de energia. No entanto, é preciso consumir com cuidado, porque ela tem alto teor de calorias. O segredo é inserir todos esses alimentos citados neste texto de forma diversa e moderada.

Viu como os alimentos que aceleram o metabolismo podem ser de fácil acesso? Assim, adicione brócolis, atum, café, chá-verde, gengibre, guaraná, abacate, canela, pimenta vermelha e amêndoa na alimentação. Dessa forma, você conseguirá mais energia, o que aumentará seu rendimento nos treinos e nas atividades diárias. Experimente usos variados desses alimentos, em sucos, ao longo das refeições e de forma isolada.

Já ficou com mais animação para colocar em prática essa dieta para acelerar o metabolismo? Aproveite para seguir nossas redes sociais e continuar atualizado.

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