O que é consciência corporal e como influencia no dia a dia?

consciência corporal

O que é consciência corporal e como influencia no dia a dia?

Com o dia a dia agitado, muitas pessoas acabam não percebendo os sintomas que o seu corpo emite. Uma simples dor nas costas pode significar algo mais complexo ou apenas indicar erro na postura. Saber corrigir a maneira de sentar-se ou levantar-se pode ser benéfico para a sua saúde. Mas, para que isso aconteça é necessário ter consciência corporal.

No momento em que começamos a tomar consciência do nosso corpo, conseguimos sentir todos os sinais que ele emite e assim podemos evitar sérios problemas de saúde. Outro ponto positivo é que estaremos mais conectados com o meio ambiente e com as pessoas a nossa volta. As lesões ficam cada vez mais escassas e a qualidade de vida aumenta ainda mais.

Deseja saber mais sobre a consciência corporal? Continue a sua leitura!

O que é e para que serve a consciência corporal?

Consciência corporal nada mais é do que a capacidade que uma pessoa tem de conhecer o seu próprio corpo. Com a técnica é possível saber como o organismo se movimenta, quais são as suas funções e as reações que são exibidas diante de qualquer situação, bem como melhorar o desempenho.

Corpo e mente são envolvidos em um mesmo propósito, que é estar bem. Pode-se dizer que essa interação da parte intelectual com o físico é iniciada desde a infância, na qual o desenvolvimento cognitivo e do corpo ocorrem com estimulações. Por essa razão, as crianças que sempre receberam estímulos de movimentos, serão adultos com melhor equilíbrio motor e com consciência de postura.

Uma consequência boa de ter consciência corporal é a da melhora do equilíbrio e maior capacidade de controle neuromuscular, o qual é conquistado por meio do aprendizado motor. Uma curiosidade é que, ainda que as pessoas não tenham recebido muitos estímulos na infância, elas ainda conseguem aprimorar a sua consciência corporal, ainda que já estejam na fase adulta.

Como a consciência corporal influencia no dia a dia?

Como você pode perceber, a consciência corporal ajuda a identificar e fazer o reconhecimento de movimentos corporais. Isso acontece para mudanças de posição, tanto internamente como externamente. Com a técnica, podem ser geradas melhorias nos erros cometidos ao longo do dia e as condições físicas só têm a ganhar com isso.

Muitas doenças surgem simplesmente pelo fato do corpo estar exposto a condições extremas e frequentes e entre essas situações podemos citar:

  • ter que suportar peso demais;
  • mais intensidade do que a capacidade.

Conhecendo os limites do corpo, a pessoa saberá a hora certa de iniciar e parar, qualquer que seja a atividade que estiver realizando, seja no trabalho ou em algum exercício físico. Veja abaixo em quais áreas a consciência corporal auxilia as pessoas!

Melhora nas habilidades e condições físicas

Utilizando a técnica, as suas habilidades de coordenação motora e as condições físicas serão aumentadas. As lesões que antes eram fáceis de acontecer, não vão se repetir com tanta frequência.

Conhecimento dos limites e sem desperdício de energia corporal

Com a habilidade de conhecimento dos limites do seu corpo, e o aprendizado de identificar os sinais que o corpo emite, você saberá quais são os músculos que serão usados para cada ação e adotará a postura ideal para realizar cada atividade. Dessa forma, você não gastará energia demais e sim, o que é necessário para fazer a tarefa, o que vai lhe proporcionar bem-estar.

Autoconhecimento

Conhecer a si mesmo é uma das técnicas mais importantes para o crescimento e desenvolvimento de um ser humano. A consciência corporal, faz parte do autoconhecimento, afinal, conhecer os sinais de seu corpo, faz com que o indivíduo se entenda profundamente, a ponto de saber o que faz bem para o seu organismo e o que faz mal.

Facilidade na execução de movimentos

A consciência corporal não é algo difícil de ser realizado. Basta você se concentrar e fazer movimentos que são específicos para alcançar os objetivos ao longo do dia. Um exemplo simples é a maneira como você se senta em seu trabalho. Dependendo da função, são horas sentado ou em pé, e manter uma boa postura é ideal para qualquer pessoa.

Redução de doenças

Entre os problemas de saúde mais comuns e que podem ser evitados por meio da consciência corporal, estão a fibromialgia, as dores articulares e musculares. Se a pessoa tiver esse conhecimento, com certeza, vai evitar atitudes que desencadeiam tais adversidades.

Sem contar que poderá trabalhar todos os músculos por meio da prática de exercícios físicos e realizar atividades ligadas a musculação.

Como é possível desenvolver a consciência corporal e quais os cuidados a serem tomados nesse momento?

Ter mais conhecimento do seu corpo é uma forma de conseguir ter consciência corporal. Sendo assim, coloque o seu corpo e mente em movimento para que você possa entender cada uma das suas reações. E, se você estiver com dificuldades nessa área, saiba que é possível praticar alguns exercícios que são benéficos para ter maior entendimento do seu organismo. Entre as atividades que auxiliam nesse processo estão:

Alguns cuidados devem ser tomados ao realizar tais exercícios, tais como, manter uma boa postura, realizar as atividades com o auxílio de um professor especializado no assunto, manter a mente tranquila e se concentrar ao fazer cada um dos movimentos necessários.

Quais as atitudes uma pessoa que está na fase do desenvolvimento da consciência corporal pode ter para se manter saudável?

Algumas ações são ideais e utilizadas pelas pessoas que estão desenvolvendo a sua consciência corporal. Entre elas podemos citar:

  • sentar e colocar um apoio nos pés – dessa forma os joelhos e quadris ficam alinhados, evitando dores nas costas;
  • para aqueles que passam muito tempo em pé, é importante revezar a perna de apoio.

Essas são apenas algumas dicas de atitudes, mas existem muitas outras. Sendo que uma delas é não levar uma vida sedentária, afinal, isso fará com que você tenha mais incômodos ou doenças.

Então, agora que você já sabe o que é consciência corporal, não deixe de colocar o que aprendeu em prática. Use o seu tempo e a sua disposição ao seu favor e se mantenha saudável por muito tempo. Não se esqueça de que corpo e mente estão juntos nesse mesmo processo, por isso, mantenha-se concentrado.

Gostou do nosso post sobre a consciência corporal? Siga-nos nas redes sociais e receba mais dicas sobre atividades físicas e bem-estar!

e-book emagrecimento

Post Recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Tudo sobre os mais diversos temas sobre treinamentos, modalidades e dicas.

Share via
Copy link