Dor no joelho depois do treino: saiba quando pode ser um alerta

dor no joelho depois do treino

Dor no joelho depois do treino: saiba quando pode ser um alerta

Com um dia a dia mais agitado, trabalhos nos quais as pessoas não se movimentam muito e não tem tempo para fazer caminhadas, praticar exercícios físicos têm se tornado algo essencial para a saúde das pessoas. E a musculação vem se destacando nesse sentido. Com ela todos podem obter muitos benefícios para a sua saúde.

Porém, a prática realizada sem a supervisão de um professor ou de um personal trainer, pode gerar sérios problemas. Entre as adversidades está a dor no joelho depois do treino. O incômodo pode ser leve e a pessoa ainda poderá desempenhar suas atividades normalmente, ou pode ser uma dor aguda e existirá uma impossibilidade de andar direito. Por essa razão, é necessário cuidar dessa parte do corpo na hora de se exercitar.

Quer saber mais sobre as dores no joelho após o treino? Confira o nosso artigo!

Quais são os motivos pelos quais as pessoas podem ter dores no joelho depois do treino?

Se inscrever na academia e praticar exercícios físicos diariamente é algo extremamente importante para que as pessoas evitem a atrofia ou encurtamento muscular e tenham o fortalecimento dos músculos, tanto dos membros inferiores, como dos superiores. Mas, por outro lado, se forem praticados de maneira incorreta, podem ser os causadores de dores severas. Entre os motivos pelos quais as pessoas podem sentir dor no joelho pós-treino, podemos citar:

  • falta de alongamento – iniciar os exercícios sem se alongar pode ser um grande problema;
  • excesso de peso nos aparelhos – colocar peso demais, pode prejudicar as articulações;
  • muito impacto – em alguns exercícios, as pessoas intercalam, agachamentos com saltos e se o impacto for grande e brusco, pode lesionar;
  • execução errada dos exercícios – fazer os exercícios sem manter uma postura corporal correta pode prejudicar o aluno;
  • excesso de treinamento – ter regularidade nos treinos é essencial, mas treinar demais no mesmo dia, se o corpo já está cansado, pode prejudicar.

O tipo de joelho também pode predispor as pessoas a terem certas lesões e entre a classificação do membro inferior, está o joelho varo, valgo e o normal. Mas, saiba que se forem tomados certos cuidados, essa dor pode ser evitada. Na musculação, é normal sentir dor muscular, mas não nas articulações. Fique atento!

Quando a dor no joelho depois do treino pode ser considerada normal e quando precisa ser investigada?

Sentir dor nas articulações durante ou depois do treino, nunca é considerado normal. Mas, se a dor for apenas após as atividades e ela cessar, com o auxílio de algumas medidas, tais como:

  • aplicação de gelo;
  • bolsa de água quente.

Não há necessidade imediata de procurar um médico. Caso a dor persista e ela não permita que a pessoa se locomova corretamente, é a hora de procurar ajuda. Além da dor, algumas pessoas podem ter crepitação (rangidos ou estalos) ou inchaço. Caso isso ocorra, o ideal é procurar um ortopedista especialista em joelho.

Quais as melhores dicas de como proteger os joelhos durante o treino na academia?

Os machucados no joelho mais comuns naqueles que praticam atividades físicas são a condromalácia patelar e as lesões dos meniscos. Saiba que, existem algumas maneiras de proteger essa parte do nosso corpo e entre elas estão:

Ter todos os cuidados possíveis, pode auxiliar a evitar as lesões que acometem essa parte do corpo humano.

Então, agora que você já sabe o que causa a dor no joelho depois do treino, não deixe de praticar as dicas passadas aqui. Com certeza, com o auxílio de um professor de educação física ou de um personal trainer, que trabalha na academia, você vai evitar ter problemas futuros.

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