Cansaço mental: por que é um problema e como contorná-lo?

falsa magra
O que é uma falsa magra e quais suas características? Entenda!
7 de outubro de 2019
artes marciais em academia
Artes marciais em academia: conheça 7 modalidades e seus benefícios
22 de outubro de 2019
Mostrar Todos

Cansaço mental: por que é um problema e como contorná-lo?

cansaço mental

Uma das frases que mais usamos e ouvimos é sobre estar cansado. Na maior parte das vezes esse cansaço vem após um dia cheio no trabalho ou resolvendo problemas, não após uma maratona. Pode parecer estranho que um dia no escritório canse mais que fazer uma atividade física, mas isso acontece por causa do cansaço mental.

Ele costuma ser ignorado e às vezes é até chamado de frescura, mas é um problema real que pode influenciar qualquer pessoa. Neste texto você entenderá exatamente o que é o cansaço mental e tudo o que você precisa saber sobre ele! Continue lendo para saber mais.

O que é o cansaço mental?

O cansaço mental, também conhecido como estafa mental, é aquele momento em que a mente está sobrecarregada com informações. Isso cansa o cérebro, o que leva a sinais físicos e psicológicos. Insônia, nervosismo, tristeza profunda, dores no corpo, dor de cabeça, falta de atenção e muitos outros.

Da mesma forma que uma máquina não pode ser forçada por longos períodos sem as devidas pausas, o seu corpo também não pode. A energia para manter as funções do cérebro e outros órgãos não é infinita. Quando ela se esgota, chega o famoso cansaço mental.

Quais as suas principais causas?

Uma das principais causas é o excesso de cobranças por uma vida perfeita. Você precisa ser 100% produtivo e trabalhar por longos períodos, ter o corpo perfeito, uma família exemplar, entre outras coisas.

Além disso, a grande quantidade de informações que somos bombardeados também influencia na sobrecarga do cérebro. O tempo todo recebemos notificações de mensagens, e-mail, notícias, redes sociais e outras. Com isso, somos obrigados a processar e pensar em muitas coisas ao mesmo tempo.

Como o cansaço mental influencia no corpo?

Já vimos que o cansaço mental é um problema sério e que afeta o físico também. O cérebro é o centro de comando do corpo. Imagine o seu celular. Quando ele está com a memória cheia de arquivos e aplicativos, ele fica mais lento, gasta mais bateria. Para ele voltar a funcionar com eficiência, você precisa apagar algumas coisas que não usa ou não precisam ficar guardadas.

Se o cérebro fica sobrecarregado, não consegue exercer sua função com maestria. O sono desregula, os músculos ficam tensionados, gera dor de cabeça. Isso cria um efeito cascata, pois um problema gera outro. A falta de sono desregula hormônios, aumenta o estresse, a vontade de comer. Os músculos tensos geram dores, desconforto e atrapalham o seu dia a dia.

Como identificar o problema?

Normalmente, só percebemos o problema quando ele já está instalado. Por isso, é preciso ficar de olho nos sintomas. Eles podem ser variados, atingindo o físico e o mental. Os mais comuns são:

  • cansaço excessivo;
  • ansiedade;
  • dor de cabeça;
  • dores no corpo;
  • insônia;
  • desânimo;
  • úlcera ou gastrite;
  • irritabilidade;
  • perde de memória.

Como resolver o cansaço mental?

Se você percebeu alguns destes sintomas, você deve estar lutando contra o cansaço mental. Para solucionar os problemas, existem algumas mudanças de hábitos e atitudes que você deve tomar. O ideal é que você mantenha alguns destes hábitos e atividades como parte da sua rotina, para evitar que a sobrecarga mental se estabeleça.

Fazer atividade física

A prática regular de atividades físicas traz diversos benefícios para o corpo. Além de melhorar a composição corporal e estética, ela é um fator de proteção e prevenção contra várias doenças, inclusive o cansaço mental. Durante o exercício, o cérebro libera endorfina e serotonina, que são os hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, relaxamento e felicidade.

Outra vantagem de investir nos exercícios é que essa é uma excelente maneira de desfocar dos problemas do trabalho e pessoais. O tempo na academia fazendo uma aula de bike indoor, por exemplo, é gasto pensando no exercício e em você mesmo. Esse tempo de relaxamento ajuda a refrescar a cabeça e, até, a pensar em novas ideias.

Ter um hobby

Ter um hobby é outra excelente maneira de combater o cansaço mental. Pode ser um exercício, artesanato, música ou outros passatempos. O importante é que seja uma atividade diferente e prazerosa para você.

Os benefícios do hobby são o relaxamento, sensação de prazer e satisfação, o combate ao estresse, proporcionar novos desafios e explorar novos talentos.

Fazer atividades ao ar livre

Estar ao ar livre e em contato com a natureza é mais uma das maneiras de combater o cansaço mental. Pode ser uma caminhada no parque ou apenas um tempinho observando o céu. Para os mais aventureiros, uma opção são os esportes de aventura outdoor. Fazer um trekking, rapel nas cachoeiras ou acampamento.

A natureza tem o poder de revigorar o ânimo e as energias. Sempre que possível, aproveite para respirar o ar puro, longe da poluição das cidades, andar descalço na grama, ter contato com animais. Um banho de mar ou no rio também ajuda a relaxar e a desestressar. O barulho das águas e a sensação dela no corpo traz alívio e acalma.

Tirar férias

Muitas vezes o que precisamos é poder parar por uns dias e poder tirar a cabeça do trabalho, faculdade e questões de casa. Sair da rotina, conhecer lugares novos e ter novas experiências é um fator que desestressa e, por isso, acaba com o cansaço mental.

É claro que nem sempre é possível largar tudo e fugir por uma semana, mas se for possível dê uma escapada no final de semana ou um feriado prolongado. Conheça os locais perto da sua cidade, explore as possibilidades.

Agora você já entendeu o que é o cansaço mental e os problemas que ele pode trazer. Ao reconhecer qualquer um dos sintomas, procure por ajuda. Pode ser com um profissional, como um terapeuta, ou com amigos e familiares que ajudarão.

Lembre-se que uma das maneiras mais eficientes de lidar com essa sobrecarga e estresse mental é retirando algumas tarefas da rotina e evitando o excesso de tarefas. Faça alguma coisa para cuidar de você.

Se gostou deste conteúdo, que tal compartilhar com seus amigos pelas suas redes sociais? Assim você ajuda a espalhar boas práticas para ajudar a manter a saúde mental em dia.

treinar na academia ou treinar em casaPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *