Jiu Jitsu é uma arte marcial japonesa (Budô) que utiliza como principais técnicas golpes de alavancas, torções e pressões para derrubar e dominar um oponente. O que se sabe por certo acerca de sua origem é que seu principal ambiente de desenvolvimento e refino foi nas escolas de samurais, a casta guerreira do Japão, contudo, levantam a hipótese de haver também influência indiana.
O combate corpo a corpo desarmado evoluiu como consequência natural de um processo de aperfeiçoamento com o surgimento do Judô, com o mestre Jigoro Kano, seu fundador, que buscou promover seu estilo que no começo não era como uma arte marcial autônoma. Em 1913, um dos destacados instrutores do centro de Kano, o Kodokan, Mitsuyo Maeda, conhecido como o famoso “Conde Koma” veio ao Brasil em missão diplomática com o objetivo de receber imigrantes japoneses.
Em Belém, o Conde Koma teve entre seus alunos Carlos Gracie e Luiz França. Carlos foi ensinado em virtude da afinidade do Conde Koma com seu pai, Gastão. Carlos ensinou seus irmãos, em especial Hélio Gracie. Como Hélio era o mais franzino dos Gracies foi adaptando técnicas de solo. Com isso foi criado o famoso Jiu Jitsu Brasileiro que é ensinado até hoje.
E aqui na Oxigênio Academia ensinamos o Jiu Jistu Brasileiro com enfoque na prática esportiva, podendo ser praticado por crianças acima dos 7 anos, mulheres, homens e até pessoas de mais idade. É uma modalidade ótima para corpo e mente, além de ter um grande apelo para o treinamento de força, equilíbrio e resistência. Venha fazer uma aula e se apaixonar por esse esporte.
Professor Carlos Alberto Gross Junior (Gracie Humaitá), instrutor de Jiu Jitsu da Oxigênio Academia