Jazz Dance: quais as características e benefícios dessa dança?

jazz dance

Jazz Dance: quais as características e benefícios dessa dança?

O jazz dance, é uma das maneiras mais eficazes de demonstrar o que está sentindo, de maneira artística. Os movimentos são uma adaptação de vários estilos, juntamente com a dança contemporânea e alguns princípios do ballet. Vale salientar, que todos os movimentos são adaptados aos ritmos que os dançarinos apreciam.

Existem algumas escolas de dança que oferecem cursos de jazz dance e com o auxílio dos professores, os alunos conseguem expressar os seus sentimentos por meio de gestos. Pode-se dizer que várias partes do corpo são trabalhadas nessas aulas e as pernas e braços são alongados.

Deseja saber mais sobre o jazz dance? Continue a sua leitura e saiba como funciona!

O que é o jazz dance e como essa dança surgiu?

De origem africana, o jazz dance é um estilo musical que descende da escravidão dos negros, onde eles usavam a dança como uma maneira de permanecerem ativos diante das circunstâncias precárias que viviam na época. Diante disso, houve uma junção dos costumes naturais dos escravos com a imitação dos ritmos europeus. Mesmo com diversas mudanças e novos gingados, o jazz dance possui aspectos que não podem ser modificados, já que fazem parte da sua história.

Além de transpassar uma energia fascinante, o balanço dos quadris e o movimento do corpo são essenciais para fazer uma boa dança. Uma coreografia bem estruturada pode gerar uma apresentação incrível, mas, também é possível improvisar caso aconteça de esquecer a sequência. Com diversas técnicas, o jazz dance deriva de outros estilos músicas.

Vale ressaltar que o jazz dance é uma importante expressão artística, porém, pode ser perfeito para aqueles que desejam diversão e saúde, tendo em vista que é um ritmo musical que usa o corpo para fazer os movimentos. E, auxilia na coordenação motora, pois se faz necessário sincronizar os movimentos para efetuar uma coreografia magnifica.

Quais são as características do Jazz Dance?

O jazz dance pode ser dançado de maneira individual ou em grupo. E, o grande diferencial desse ritmo é que os passos podem ser improvisados ou ensaiados. Outra característica marcante é a do balanço, que permite aos usuários que eles exibam o seu swing. Sem contar que o ritmo pulsante proporciona qualidade a todos os movimentos realizados.

Os dançarinos, sejam eles homens ou mulheres podem se locomover pelo meio do salão dando saltos, girando e tendo quedas programadas. Sem contar que em alguns momentos podem ser usados princípios do ballet e de dança moderna para elaborar os passos da dança. Entre as características mais marcantes podemos citar:

  • a espontaneidade;
  • a individualização;
  • o contato visual da plateia com o dançarino.

Sendo assim, o jazz dance tem as suas próprias peculiaridades e é um ritmo musical que agrada públicos de todas as idades, afinal, tem um tom envolvente e cativante.

Quais são os maiores benefícios do jazz dance?

Assim como outras danças, o jazz dance possibilita diferentes vantagens ao corpo, contribuindo na resistência física, por meio da força muscular, alongamentos, postura e coordenação motora dos dançarinos. Além de proporcionar diversão, é uma atividade física que queima muitas calorias e aumenta a flexibilidade. Abaixo, citaremos alguns dos benefícios do ritmo. Confira!

Melhora da postura

O jazz dance é um ritmo onde diversos movimentos são executados na coreografia. Por este motivo, ao executar esta movimentação, é possível alongar diversas partes do corpo, como a coluna, pernas, quadril entre outras. Sendo assim, possibilitando uma melhora na postura e no equilíbrio, devido ao estímulo feito pela dança.

Ao fortalecer o corpo e obter uma melhora na postura, é possível evitar futuras lesões que podem ocasionar dores, como por exemplo a lordose, escoliose, cifose entre outros danos ao corpo, onde em sua grande maioria, requer tratamento médico para curar ou amenizar os problemas causados.

Aumento da força muscular

Aqueles que acham que o jazz dance é apenas um hobby e o praticam apenas pela diversão, não fazem ideia de que estão sendo beneficiados com o aumento da força muscular. Os músculos das pernas e dos braços são facilmente trabalhados por meio desse ritmo. O levantar, saltar e o movimentar dos braços desenvolvem a musculatura.

Melhora da autoestima

Praticar o que deixa as pessoas felizes, faz com que a endorfina seja liberada em maiores quantidades no cérebro, e dançar alegra a alma. Com os movimentos sincronizados e o ritmo da música, as pessoas se sentem contentes. Saiba também que ao dançar o jazz dance, a frequência cardíaca aumenta mais calorias são eliminadas, fazendo assim com que as pessoas se sintam bem.

Melhora da coordenação motora

O ritmo exige uma coordenação motora apurada, afinal, a coreografia envolve saltos, giros e diversos movimentos com o corpo. A dança é uma expressão corporal muito utilizada, visto que com ela é possível estimular a memorização, a criatividade e a coordenação, além de incentivar o exercício físico, o que pode transformar a qualidade de vida e melhorar a autoestima de quem pratica.

Além dos benefícios físicos, a dança auxilia também no reforço dos circuitos cerebrais, ou seja, quanto mais executamos aqueles movimentos, mais fortes serão estes circuitos. É possível afirmar que dançar envolve o corpo num todo, as articulações, músculos e principalmente o cérebro.

Ficou convencido de que o jazz dance ou outro ritmo pode melhorar a sua qualidade de vida? Não perca tempo! Faça sua matrícula em um curso comece agora mesmo! Não deixe sua saúde de lado, invista em você.

Qual é a importância de encontrar uma boa academia para praticar jazz dance?

O jazz dance é uma atividade que pode ser realizada por crianças, jovens e adultos, enfim, o ritmo é ideal para todos que desejam manter o corpo ativo. Mas, para que tudo corra conforme o planejado, é importante ter o acompanhamento de professores qualificados para realizar tal atividade. E, como a Oxigênio tem uma equipe altamente capacitada, ela é uma ótima opção.

As aulas geralmente incluem alongamentos, adaptação aos ritmos da dança e o trabalho muscular de várias partes do corpo, focando principalmente nas pernas, braços e quadril. Juntando tudo isso, com a diversão de ter uma aula em grupo, repleta de risos e de poses engraçadas, você encontrará na academia Oxigênio o local perfeito para treinar e dançar.

Gostou do nosso post sobre o jazz dance? Entre em contato conosco agora mesmo e agende sua primeira aula!

e-book emagrecimento

Post Recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Tudo sobre os mais diversos temas sobre treinamentos, modalidades e dicas.

Share via
Copy link