Conheça 6 exercícios indicados para o fortalecimento muscular

rotina saudável
Confira 7 dicas de ouro para manter uma rotina saudável
5 de abril de 2022
resistência cardiorrespiratória
Como aumentar a resistência cardiorrespiratória? Veja 4 dicas
27 de abril de 2022
Mostrar Todos

Conheça 6 exercícios indicados para o fortalecimento muscular

fortalecimento muscular

Ganhar músculos é o desejo de muita gente. No entanto, não é incomum encontrarmos pessoas que pegam pesado nos treinos, mas não conseguem os devidos resultados e acabam desanimando com a prática esportiva.

Se você faz parte desse grupo ou quer, desde já, evitar esse tipo de acontecimento, veio ao local certo! Foi pensando em pessoas com essas características que montamos um artigo completo para ajudá-lo a promover o fortalecimento muscular sem erros.

Então, continue a leitura e descubra não apenas algumas dicas de exercícios superinteressantes para essa finalidade, mas também informações para otimizar os seus ganhos durante os treinos e fazer com que você fique com o corpo que sempre sonhou. Vamos lá!

Como acontece o fortalecimento muscular?

Antes de mais nada, é importante que possamos compreender como acontece o fortalecimento muscular.

Esse tipo de resposta acontece, justamente, a partir da destruição do músculo. Bom, de certa forma, pelo menos! É o seguinte: quando fazemos muito esforço, as fibras (células) se “rompem”. Por isso, é dito que é preciso causar uma lesão muscular para que ele possa hipertrofiar.

Em seguida, as células começam a trabalhar rapidamente para reparar essa lesão. Nesse processo, acontece o fortalecimento muscular e, consequentemente, a hipertrofia.

Quais são os exercícios indicados para o fortalecimento muscular?

Veja, a seguir, alguns exemplos de exercícios para hipertrofia e fortalecimento dos músculos!

Tríceps de banco

O tríceps de banco é um excelente exercício para fortalecer os músculos dos braços e das costas, que atuam como estabilizadores. Você pode realizá-lo na academia ou em casa, mas atenção: cuidado para não se machucar. Se possível, peça a orientação de um personal para a execução correta.

Step-up

O step-up é um exercício que também pode ser feito em casa, consistindo na imitação do ato de subir escadas. No entanto, é preciso ter uma estrutura realmente segura e deixar o corpo reto, evitando a sobrecarga nos joelhos.

Agachamento

O agachamento dispensa apresentações! É um exercício completo, que serve tanto para a estabilização da coluna e do core, quanto para a ativação dos grupos musculares dos glúteos e das coxas. A sua execução correta, no entanto, é essencial para que os músculos certos sejam “pegos” no movimento.

Giro

O abdominal em giro é um tipo diferente do exercício que faz a cabeça de muita gente. A sua principal função é o fortalecimento de músculos laterais, e para praticá-lo você precisa de um peso para auxiliá-lo na hora de girar.

Prancha

A prancha é um exercício que utiliza apenas o peso do corpo do praticante como ferramenta. Ela é extremamente completa, trabalhando vários grupos musculares simultaneamente. Também pode ser feita da forma lateral, atingindo áreas que a tradicional não atinge.

Pilates

Por fim, temos o pilates como uma ótima prática para o fortalecimento muscular. Ainda que ele não promova necessariamente a hipertrofia dos músculos, investir nessa estratégia é uma excelente alternativa para quem deseja ter mais condicionamento e força no geral.

Quais são os erros mais cometidos durante a prática de treinos para a hipertrofia?

Agora, é hora de você descobrir quais são os erros mais comumente cometidos por quem realiza atividades com o objetivo de construir músculos. Assim, você consegue identificar o que não deve ser feito durante esse processo e poderá conduzir os seus treinos com mais segurança e eficiência. Confira!

Não se alimentar direito

O processo de recuperação das fibras musculares rompidas exige a participação de uma série de nutrientes. A proteína é o mais importante deles, mas não é o único. Não se esqueça de que tudo em nosso corpo está interligado, e um problema em qualquer tipo de reação pode atrasar o fortalecimento muscular.

Sendo assim, o ideal é se alimentar bem. Uma dieta diversificada é o caminho ideal para o fortalecimento muscular. E nada de fazer restrição de calorias, hein? Isso só funciona quando o assunto é emagrecer, não ganhar músculos.

Não se hidratar o suficiente

A água também é a base de boa parte das nossas funções, sendo essencial também para o fortalecimento muscular.

Além disso, uma boa hidratação ajuda na prevenção de lesões variadas, pois as articulações estarão devidamente lubrificadas.

Não se aquecer e se alongar

O alongamento e o aquecimento são pontos imprescindíveis para quem quer ganhar músculos e deixá-los bem fortes. Essa prática evita lesões, mas também prepara as células para o exercício que está por vir.

Sendo assim, antes da musculação, não deixe de caprichar no aquecimento e dê aquela boa alongada nos músculos.

Não descansar o bastante

O descanso é um dos pilares para o fortalecimento muscular e, infelizmente, é um dos pontos mais negligenciados por quem está treinando.

As fibras precisam de um tempo para se regenerarem. Quando você treina o mesmo grupo muscular dois dias seguidos, você impede que essa regeneração aconteça da forma como devia. É por isso que é fundamental intercalar os grupos!

Não ter paciência

As coisas não mudam da noite para o dia, tanto para o bem, quanto para o mal. Então, não tenha pressa. Assim como um dia de descanso não vai fazer com que você perca toda a massa muscular construída, se exercitar exageradamente não fará com que os resultados venham mais rápido.

Dê tempo ao tempo! Treine direito, com consistência, se alimente da forma correta e foque no seu objetivo. Além disso, não se compare com os outros. Corpos diferentes têm metabolismos diferentes. Pense apenas em si mesmo e vá com tudo!

Não contar com ajuda profissional

Por fim, outro erro muito cometido é a ausência de auxílio profissional. Esse é o prato cheio para que você venha a se machucar ou até mesmo faça movimentos errados, que não ativem os músculos da maneira correta.

Atenção: treinar em casa é muito válido, sim. No entanto, a orientação de um profissional é indispensável para que os resultados sejam mais consistentes com todo o esforço que você está fazendo, evitando que você se dedique muito, mas não obtenha o fortalecimento que tanto deseja por estar errando em detalhes da execução dos movimentos.

Gostou de conhecer essas dicas para promover o fortalecimento muscular? Agora é com você! Chegou a hora de começar do zero e fazer tudo direito. Assim, o seu ganho de massa será muito mais eficiente e os resultados chegarão de forma mais rápida e duradoura.

Aproveite e tire as suas dúvidas entrando em contato com a Oxigênio Academia! Estamos à disposição para responder aos seus questionamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.