Remo seco: conheça seus benefícios e como começar a treinar!

resistência física
Como aumentar a resistência física? 3 dicas para você adotar!
30 de abril de 2021
gordura boa
Descubra 4 alimentos com gordura boa que vão te deixar com energia
12 de maio de 2021
Mostrar Todos

Remo seco: conheça seus benefícios e como começar a treinar!

remo seco

O remo seco é um equipamento que simula a ação de remada (olímpica) na água. A ideia é utilizar o mesmo gesto motor para treinar o sistema cardiovascular e fortalecer, praticamente, todos os músculos do corpo.

Muitas pessoas não sabem, mas o remo é um dos esportes mais completos e mais benéficos do mundo. Seja indoor ou em ambiente aquático, essa modalidade é capaz de estimular o metabolismo, gerar emagrecimento e, até mesmo, o ganho de massa muscular.

Abaixo, falaremos mais sobre os benefícios do remo seco e como você pode começar a treinar com segurança. Pronto para saber mais a respeito? Continue sua leitura até o final!

O remo ajuda no fortalecimento muscular

Assim como na água, o equipamento gera uma resistência, que faz com que a musculatura tenha que trabalhar com afinco. Essa força contrária auxilia no fortalecimento muscular da região das costas, braços e pernas — que também são muito requisitadas no remo seco. Outro ponto positivo é que, além do fortalecimento, a atividade também garante resistência muscular localizada, uma vez que é preciso manter o ritmo por longos minutos para conseguir conquistar esse e os demais resultados que mencionaremos, em seguida.

Remar queima calorias em pouco tempo

Remar — incluindo a modalidade indoor — garante a queima de muitas calorias em um espaço de tempo relativamente curto. Um homem com cerca de 80 quilos, por exemplo, é capaz de queimar cerca de 380 calorias em apenas 30 minutos. Para que se tenha um comparativo, uma corrida de 30 minutos, tendo o mesmo peso corporal, normalmente, fica entre 300 e 340 calorias, a depender da velocidade.

A diferença começa a se tornar ainda mais discrepante, se o indivíduo remar por ainda mais tempo ou com mais intensidade. Além disso, o remo costuma ser mais confortável e não gera impactos nas articulações, que são outros dois benefícios que devem ser levados em consideração.

É possível melhorar a postura remando regularmente

Como a ênfase do exercício é na musculatura das costas, é possível perceber uma enorme melhora na postura. A lombar e o abdômen, principalmente, são fortalecidos com a prática regular do remo seco. Como todos nós sabemos, esses são dois grupamentos musculares essenciais para a saúde e o bem-estar.

Algumas dicas para praticar o remo seco com segurança

Para aproveitar o exercício, é imprescindível saber como executar o movimento de remada corretamente. Além de manter os pés presos no apoio, é necessário deixar a coluna neutra durante a remada e, principalmente, entender que parte da remada — especialmente os momentos iniciais — são iniciadas pelos membros inferiores.

A puxada deve seguir até a linha do tronco e encostar no esterno — osso na parte central do peitoral. Ao término, deve ser realizada a flexão das pernas até o retorno do cabo/puxador para posição inicial. O ideal é começar com séries mais curtas e lentas, com ênfase, especialmente, na qualidade desse movimento que, apesar de parecer simples, exige muita coordenação e consciência corporal.

Manter o abdômen contraído é importante para a proteção da coluna e principalmente da postura apropriada. O acompanhamento de um professor é indicado e altamente recomendável — em especial, nas primeiras sessões de treino. Aqui na Oxigênio Academia, é possível utilizar o remo seco em seus treinos, com professores qualificados e completamente comprometidos com seu resultado.

Gostou da ideia? Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos programas de treinamento — estamos ansiosos para ajudá-lo!

SAÚDE SEMPREPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *