Afinal, o que acelera o metabolismo do nosso corpo? Saiba mais

lesões esportivas
Lesões esportivas: descubra quais são as mais comuns e como prevenir
17 de setembro de 2019
falsa magra
O que é uma falsa magra e quais suas características? Entenda!
7 de outubro de 2019
Mostrar Todos

Afinal, o que acelera o metabolismo do nosso corpo? Saiba mais

acelera o metabolismo

O que acelera o metabolismo? Essa é uma das perguntas que todo mundo faz quando quer emagrecer. Nosso metabolismo é o responsável por todas as reações químicas do nosso corpo. Quanto mais rápidas, mais energia elas gastam, aumentando as calorias gastas para manter o corpo funcionando.

Se você quer acelerar o seu metabolismo, este texto é para você. Vamos mostrar 5 maneiras de aumentar a taxa metabólica para você começar a mudar a sua rotina agora mesmo. Confira quais são elas!

Fazer exercícios físicos

Tanto os exercícios de força como os aeróbicos são importantíssimos para aumentar o metabolismo. Ao fazer exercícios de força, você vai ter um ganho de massa magra. Aumentando o volume muscular, a quantidade de calorias necessárias para manter os músculos também aumenta.

Já em relação ao exercício aeróbico, ocorre um efeito muito interessante: o efeito Epoc. Ao fazer uma aula de spinning, por exemplo, sua frequência cardíaca e respiratória aumentam. Assim que a aula termina, o corpo leva um tempo para voltar ao normal, o que mantém o gasto calórico elevado. Esse efeito pode durar até 48 horas, dependendo da intensidade do exercício.

Alimentar-se bem

Uma boa alimentação é um dos principais pontos para o emagrecimento saudável. Existem alguns alimentos que podem ajudar na queima das calorias, como os termogênicos, as fibras e as proteínas. Eles demandam mais esforço do corpo para digeri-los. Além disso, as fibras e proteínas são digeridas mais devagar, aumentando a sensação de saciedade.

Alguns exemplos de alimentos termogênicos são: canela, gengibre, pimenta vermelha, pimenta caiena, guaraná, chá verde, entre outros. Aveia, cereais integrais e vegetais são excelentes fontes de fibras.

Beber água

Manter o corpo hidratado é muito importante para o metabolismo continuar ativo. Quando ficamos desidratados, o metabolismo cai consideravelmente, numa tentativa de economizar a pouca água que resta no corpo. Por isso, procure beber cerca de 2 litros de água por dia.

Se puder, dê preferência à água gelada. Ela “rouba” calor do corpo, fazendo com que ele trabalhe mais para manter a temperatura ideal.

Dormir bem

Uma boa noite de sono é essencial para vários processos no corpo. Noites mal dormidas estão associadas ao aumento do estresse, obesidade e resistência à insulina. Outro problema associado a dormir mal é o aumento do hormônio da fome, a grelina, e a redução do hormônio da saciedade, a leptina.

Evitar estresse

O estresse é um dos grandes problemas da sociedade moderna. Ele acarreta diversos problemas à saúde mental e física, como gastrite e úlceras, reduz a imunidade, e aumenta a ansiedade e depressão. Além disso, ele reduz o metabolismo e aumenta o apetite, fazendo com que você coma mais.

Para evitar esses problemas, tire um momento do seu dia para respirar fundo e fazer uma atividade relaxante. Ioga, pilates e alongamentos são excelentes opções. Ter momentos de lazer com a família e amigos também é uma boa pedida para evitar o estresse.

Agora que você já sabe o que acelera o metabolismo, siga essas dicas que ajudam a aumentar o gasto calórico, aumentando a taxa de metabolismo basal. Além disso, fazer exercícios, alimentar-se bem, beber água, dormir bem e reduzir o estresse trazem ainda outros benefícios para o corpo, melhorando sua saúde e sua qualidade de vida.

Se você gostou deste conteúdo, assine nossa newsletter. Assim você receberá em primeira mão todas as novidades do blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.