Será que todas essas novidades te trarão os resultados que você quer?

Será que todas essas novidades te trarão os resultados que você quer?

Quem já treina há algum tempo com certeza vem percebendo as várias mudanças que ocorreram, ainda ocorrem e com certeza ainda ocorrerão pelas academias não só no Brasil como também pelo mundo afora.

Além das tradicionais modalidades como musculação, ginástica, pilates, alongamento etc, foram incluídos no pacote a musculação funcional, o treinamento funcional, treinamento físico integrado, circuito funcional, treinamento suspenso, crossfit, crosstraining, kettlebell training. Quanta coisa não?!

Apesar de todas essas novidades na maioria das vezes acabarem por atrair praticantes, tudo não passa de uma forma nova das academias e profissionais reterem um público já cansado das mesmices para vender algo que já existe há um tempão que é o bom e velho TREINAMENTO FÍSICO.

Algumas dessas “modalidades” vieram para ficar, porém em sua grande maioria, não possuem embasamento científico algum e são recheadas de muita propaganda enganosa, pois em termos de aplicação prática e resultados satisfatórios, elas não se sustentam ao longo do tempo e isso é fato, o tempo e sua paciência irão engoli-las.

Outras ainda carecem de mais vivência teórico-prática por parte daqueles que a praticam (professores) pois como aqui no Brasil se tem pouca experiência com ferramentas como Levantamento de Peso Olímpico (muito ligada ao Crossfit) e kettlebell training, ainda acabamos sobrepondo a ferramenta em detrimento do puro treinamento e aí que o perigo aparece (possibilidade de lesões) pois nós professores somos um monte de profissionais com grandes ferramentas de treino que ainda estamos aprendendo a usa-las de maneira eficiente.

E como se proteger de tudo isso?

Bom, primeiro é preciso desenvolver mais a cultura do esporte aqui no Brasil que ainda é muito pobre.

Por exemplo, você sabia que a musculação que você pratica na academia tem como base o fisiculturismo e ele é um dos esportes mais praticados no mundo inteiro assim como a corrida, o futebol, o próprio Levantamento de Peso Olímpico? Pois é.

Todos os esportes citados acima tem uma preparação com começo, meio e fim, baseados em planejamento, organização e controle, bem como alimentação, descanso e níveis de stress adequados interligados intimamente com aquilo que os estudos já fundamentaram em termos de treinamento, sem invencionices.

Desenvolvida tal cultura, procure bons lugares para treinar. Academias como a Oxigênio, por exemplo, que procura não separar, mas interligar as modalidades, pois acreditamos que não é possível existirem várias academias dentro da mesma academia, isso é infrutífero e ao longo do tempo contraproducente, além de te confundir a cabeça.

Como tudo na Oxigênio é baseado em treinamento procuramos te atender de acordo com as modalidades por você praticada de maneira que você treine com a intensidade necessária respeitando os limites que sua condição física permitir, simples assim.
E apesar de trabalharmos com diversas modalidades, já derrubamos as paredes da ignorância faz tempo pois aqui treino é treino, o resto é conversa fiada.

Abraço e bons treinos!

Professor Jai Ferreira, Coordenador Técnico do Centro de Treinamento Funcional da Oxigênio.

e-book emagrecimento

Post Recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Tudo sobre os mais diversos temas sobre treinamentos, modalidades e dicas.

Share via
Copy link