Atividades indoor e outdoor: como equilibrar a rotina de exercícios?

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Atividades indoor e outdoor: como equilibrar a rotina de exercícios?

atividades indoor e outdoor

Fazer um só tipo de treino por muito tempo pode desmotivar, até mesmo, o mais dedicado dos atletas. Além disso, variar os exercícios pode trazer um resultado mais satisfatório, já que vários grupos diferentes são trabalhados e responderão de forma diferente aos estímulos.

Uma boa ideia, então, é conciliar atividades indoor e outdoor, ou seja, dentro de um espaço fechado (como a academia ou a sua própria casa, em tempos de pandemia) e também de um espaço aberto, como as ruas e os parques.

Mas, afinal, como conquistar esse equilíbrio e tirar o melhor proveito dele para o corpo e a mente? É o que vamos abordar neste artigo, acompanhe!

Não abandone os exercícios físicos

O cotidiano corrido, o cansaço físico e mental, as limitações decorrentes da pandemia de coronavírus. Não importa quantos obstáculos você encontrar pelo caminho, não desista da sua atividade física.

Se já treina há algum tempo, sabe o quanto é recompensadora aquela sensação de dever cumprido, além dos próprios hormônios de bem-estar que são liberados por causa dos exercícios.

Por isso, independentemente do tamanho do desafio, busque a resiliência e encontre um tipo de atividade que se encaixa à sua realidade atual. Juntar as atividades indoor e outdoor, como dissemos, pode ser uma ótima forma de fazer isso.

Você pode aproveitar alguns dias de sol para malhar outdoor e aproveitar para sair um pouco do isolamento, por exemplo, e, em outros dias, ir para a academia e treinar com a orientação dos profissionais — sempre seguindo todas as regras de higiene, ok?

Analise o seu perfil e os tipos de treino

Antes de definir as atividades indoor e outdoor em que vai apostar, é preciso conhecer as modalidades disponíveis, como elas podem ser praticadas e se elas vão se encaixar no seu perfil.

Pouco vai adiantar, por exemplo, escolher fazer musculação na academia e correr no parque se você rende melhor malhando na companhia de outras pessoas e não vai se animar para sair de casa e correr sozinho nenhuma vez.

Avalie os prós e contras de cada modalidade

Como tudo na vida, os exercícios físicos têm os seus prós e contras — e, geralmente, essas características estão atreladas ao seu perfil, sua rotina e objetivos.

Se você já analisou as suas preferências e fez uma triagem de algumas modalidades, avalie cada uma de acordo com a sua realidade:

  • Os parques da sua cidade estão abertos e são seguros?
  • O clima está adequado para você sair para caminhar de manhã?
  • Para chegar à academia, é preciso ir de carro?
  • Voltar a nadar vai custar um dinheiro que você não tem?

Para que o seu plano dê certo e você continue praticando os exercícios ao longo prazo, é fundamental avaliar todos os pontos e ser sincero consigo mesmo.

Defina um objetivo

Independentemente de a modalidade ser indoor ou outdoor, ela precisa ser escolhida de acordo com o seu objetivo. Se você quer emagrecer e ganhar força muscular, mas gosta de caminhadas ao ar livre, por exemplo, elas, sozinhas, podem não ser suficientes para conquistar a meta.

Então, é possível combiná-la com outras atividades dentro da academia, que queimarão mais calorias. Além disso, nesse espaço, você vai contar com a orientação de um profissional, que pode ajudar a chegar no peso desejado mais rapidamente.

Faça suas escolhas de acordo com o clima

Como já dissemos, o tempo lá fora é um grande influenciador das atividades outdoor. As pessoas mais desanimadas, inclusive, o usam como desculpa para nunca irem malhar: está muito quente, está muito frio, e por aí vai.

Realmente, correr debaixo de chuva não é uma boa ideia, por isso é interessante ter sempre as duas opções: se o clima não ajudar, vá para a academia. Acabou de chover e o ar está delicioso lá fora? Coloque os tênis e vá caminhar — e respirar.

Os exercícios outdoor, vale a pena dizer, são ótimas opções para aliviar o estresse, especialmente aqueles que propiciam o contato com a natureza.

Respeite os seus limites

Os limites do seu corpo são um fator importante a ser considerado na sua escolha. Ainda que a modalidade seja a mesma, como a corrida, existem diferenças entre a prática indoor e outdoor que podem impactar o seu treino.

Correr na esteira, por exemplo, garante menos impacto do que correr na rua (ainda que você esteja com o melhor tênis do mercado). Se você tem problemas no joelho, a academia é o lugar ideal para fazer esse tipo de atividade com menos riscos e também com supervisão.

Também não esqueça de considerar os limites do seu condicionamento físico. Sem o acompanhamento profissional, podemos ficar mais “ousados” e forçar demais o corpo, o que pode causar lesões, desgastes desnecessários e, até mesmo, desmotivação.

Conheça algumas ótimas opções

Como você viu, as atividades indoor e outdoor têm muitos benefícios, e combinar as duas práticas é uma ótima forma de cuidar do corpo e da mente. Ao optar por uma academia, é importante analisar as modalidades oferecidas (para ver quais se encaixam no seu perfil), a estrutura do local e a capacitação dos profissionais.

A Oxigênio Academia é um espaço que integra musculação e exercícios funcionais para que você conquiste os resultados que deseja. Entre as modalidades oferecidas para cuidar do seu corpo e mente, estão:

  • Training Gym;
  • Hatha Yoga;
  • Pilates Solo;
  • ABS;
  • OxiBootCamp;
  • Bike;
  • Oxi Jump;
  • Treino Funcional;
  • Jiu Jitsu;
  • Judô;
  • Danças

Combinar a prática de atividades indoor e outdoor é uma excelente forma de trabalhar o corpo de maneiras diferentes, conquistando, assim, ótimos resultados em diversas áreas, como condicionamento físico e força.

Além disso, ao unir essas duas práticas, você pode tirar o melhor proveito do que cada uma tem de melhor: o contato com a natureza e a liberdade do outdoor com a socialização com os colegas e a orientação profissional da academia.

Gostou da ideia e quer saber mais sobre a Oxigênio Academia? É só falar com a nossa equipe!

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