Benefícios do alongamento: entenda agora quais são e por que fazer

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Benefícios do alongamento: entenda agora quais são e por que fazer

benefícios do alongamento

Você já deve ter percebido que nas academias sempre há um espaço reservado para fazer o alongamento, certo? Quando você vai praticar algum esporte, coletivo ou individual, o treinador costuma passar um alongamento antes e depois do exercício.

Você sabe o porquê dessas práticas? Qual a importância de se alongar e quais os benefícios do alongamento para o corpo? Neste texto, vamos responder a essas perguntas. Você vai entender por que deve realizar esses exercícios e ainda vai descobrir como fazê-los. Vamos começar?

Quais os benefícios do alongamento?

Dentre todos os órgãos do corpo humano, existem aqueles que são responsáveis pelo movimento: os músculos. É graças a eles que você pode andar, agachar, levantar os braços e movimentar a cabeça, por exemplo.

Para entender melhor a importância do alongamento, imagine que os seus músculos são como dobradiças de uma porta. Algumas se movem com facilidade e outras não. Você precisa fazer muita força para conseguir abrir a porta, pois a dobradiça está emperrada.

O alongamento funciona como um excelente lubrificador. Você coloca o produto na dobradiça e, quase como mágica, a porta abre com facilidade. A única diferença é que o efeito do alongamento não é tão instantâneo. Com a prática, ele ajuda a desenferrujar os músculos e facilita a execução dos movimentos. Você consegue alcançar os pés com mais facilidade ou levantar uma perna mais alto, por exemplo.

Além de ser importante, os alongamentos trazem vários benefícios. Vamos conferir alguns deles.

Aumenta a flexibilidade

Os músculos funcionam igual a um elástico, eles esticam e se contraem. O alongamento faz esse movimento, igual a um elástico, quanto mais você o alonga, mais fácil fica de esticá-lo. Com isso, você consegue realizar os movimentos de maneira mais fluida e com menos esforço, sem parecer um robô enferrujado.

Aumenta a amplitude de movimento

A amplitude de movimento (ADM) é um dos itens mais importantes no treino e na vida. É graças a ela que você consegue dar um passo mais largo ou fazer um agachamento completo. Isso também ajuda na hipertrofia, pois otimiza os exercícios realizados, trazendo mais qualidade para o seu treino.

Promove bem-estar físico e psicológico

O alongamento é uma das formas de relaxar o músculo. Após um dia tenso de trabalho, estressante, é muito bom se alongar. O exercício relaxa as musculaturas que ficaram tensionadas e ainda libera serotonina, que é o hormônio regulador do humor. Isso melhora o bem-estar físico e psicológico, ajudando a aliviar o estresse.

Reduz a possibilidade de lesão

Muita gente acredita que alongar-se logo antes de um treino previne lesões. Isso na realidade não acontece e, dependendo do caso, pode trazer o efeito contrário — vamos explicar isso logo adiante. A médio e longo prazo, o alongamento tem um efeito crônico na prevenção de lesões.

À medida que você aperfeiçoa sua flexibilidade, você melhora a qualidade dos movimentos, e isso reduz a chance de se machucar e se lesionar. Além disso, você aumenta a capacidade de estiramento do músculo, o que também reduz a possibilidade de uma lesão.

Diminui as dores

Um dos efeitos agudos, imediatos, do alongamento, é a inibição da dor. Isso significa que ao se alongar, você diminui a sensibilidade à dor. Então, se você estiver com uma dor no pescoço por causa de estresse ou tensão muscular, alongar a região traz um alívio imediato.

É preciso ter cuidado com o motivo da dor. O alongamento só é eficaz para isso quando se trata de tensão muscular.

Quando fazer o alongamento?

Agora que você já sabe a importância e os benefícios de se alongar, quando você deve fazer o alongamento? Não existe uma resposta única, pois vai depender do seu objetivo. Vamos ver algumas situações e como se alongar em cada uma delas.

Quem tem o objetivo de ganhar massa magra, hipertrofia, deve fazer o alongamento em um horário diferente do treino. O alongamento estático — aquele que você fica parado em uma posição por determinado tempo — reduz de forma aguda a capacidade de produzir força. Se ele for feito depois do treino, pode aumentar as microlesões musculares e causar alguma lesão.

Para quem quer ganhar massa magra, isso não é bom. Na hipertrofia, a capacidade de fazer força e conseguir carregar mais peso é um ponto chave. Qualquer mínima influência nisso pode prejudicar o resultado e retardar o alcance do objetivo.

Caso o alongamento não possa ser feito em um outro horário, diferente do treino, o que se pode fazer são alongamentos dinâmicos, que são os alongamentos com movimento, antes do treino. Eles não afetam de forma negativa a produção de força e ainda trazem os benefícios do alongamento.

Quem tem o objetivo de emagrecimento ou quer ter mais qualidade de vida, não precisa se preocupar com o momento ideal do alongamento, podendo ser feito antes, depois ou em algum momento fora do treino. O alongamento pode ser estático ou dinâmico. Nesses objetivos, o efeito agudo do alongamento estático não influencia a qualidade do treino, pois o foco não é a hipertrofia muscular.

Uma boa prática que ajuda a melhorar a saúde e para começar bem o dia, é fazer alguns alongamentos ao levantar-se. Isso ajuda a colocar o corpo em funcionamento, aumentando o fluxo sanguíneo, melhorando o humor e a disposição para iniciar sua rotina diária.

Quais os alongamentos devo fazer?

Para saber mais sobre os tipos de alongamento que você deve fazer, por quanto tempo e quais os músculos alongar, converse com o seu professor. Ele é o profissional capacitado para avaliar e prescrever um treino de acordo com as suas necessidades.

Entendeu a importância e os benefícios do alongamento? Apesar de ele ser deixado de lado e, às vezes, mal-entendido, o alongamento é um fator essencial na melhora da qualidade de vida. Converse com seu professor na academia e dê um gás no seu treino de flexibilidade. Assim, você aproveita todos os benefícios que o alongamento traz!

Se você entendeu a importância e já quer colocar isso em prática, entre em contato com a gente. Estamos à disposição para receber você e ajudar nos seus objetivos.

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