Qual o tempo ideal de treino na academia? Confira aqui!

qual o tempo ideal de treino na academia

Qual o tempo ideal de treino na academia? Confira aqui!

Não é novidade para ninguém que vivemos dias muito corridos e as pessoas estão sempre com pressa, muitas vezes abrindo mão da sua própria saúde e qualidade de vida. Sendo assim otimizar a realização das atividades físicas é essencial para mantê-las na rotina. Pensando nisso, preparamos um post mostrando qual o tempo ideal de treino na academia.

Logicamente, existem variações aceitáveis de acordo com o seu nível de condicionamento, experiência e principais objetivos, como ganho de massa, definição ou simplesmente bem estar. No entanto, conhecer os limites aceitáveis é algo sempre recomendável. Continue sua leitura e descubra quais são!

Qual a importância das atividades físicas?

Antes de mais nada, é sempre bom ressaltar a importância das atividades físicas. Elas fazem bem tanto para o corpo quanto para a mente, tendo em vista que produzem impactos positivos bastante notáveis, como ganho de força, perda de peso e aumento da massa muscular, bem como os internos, como autoestima, autoconfiança e saúde.

Como se não bastasse, o sedentarismo e a obesidade estão relacionados com o surgimento de uma série de doenças, como hipertensão, diabetes e síndrome metabólica. O treino na academia, portanto, tem a capacidade de mudar a forma pela qual nos relacionamos com o mundo em que vivemos, promovendo uma melhor qualidade de vida.

Quais são as variáveis presentes no treino?

Não dá para definir o tempo ideal de treino na academia sem considerar algumas variáveis. Afinal, embora a maioria das pessoas acredite que é possível ter sucesso com uma espécie de “receita de bolo”, igual para todos, as individualidades e objetivos devem entrar na equação, de forma que os períodos e até a escolha dos exercícios seja condicional.

Para isso, é fundamental analisar a frequência, intensidade, descanso entre as séries e questões biológicas, como limitações e rotinas de vida diferentes. Para descobrir o que funciona melhor, é muito importante contar com o auxílio de um profissional especializado em educação física, que realizará alguns testes e adaptações.

Qual é o tempo ideal de treino na academia?

Por fim, podemos falar sobre o tema que norteou nosso artigo, que é definir qual é o tempo ideal de treino na academia. De acordo com as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), o adulto saudável deve praticar, semanalmente, entre 150 a 300 minutos de exercícios moderados ou 75 a 150 minutos de atividades intensas.

No entanto, como sabemos, os objetivos na academia costumam envolver desafios maiores, como perda de peso ou ganho de massa muscular. Para isso, um período de 1 hora diária parece funcionar bem na maioria dos casos, com divisões entre aeróbicos e treinamento com pesos, que poderão ser estipuladas pelo profissional de educação física responsável.

Agora você já sabe qual o tempo ideal de treino na academia. Embora isso possa variar, treinar por cerca de 1 hora diariamente parece ser o suficiente para atingir excelentes resultados, independentemente do objetivo.

Gostou de aprender qual o tempo ideal de treino na academia? Quer conferir mais conteúdos como este? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter!

e-book emagrecimento

Post Recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Tudo sobre os mais diversos temas sobre treinamentos, modalidades e dicas.

Share via
Copy link