Definição muscular: tudo o que você precisa saber para definir o corpo!

definir o corpo

Definição muscular: tudo o que você precisa saber para definir o corpo!

Um dos maiores desafios de quem treina musculação é saber como reduzir a quantidade de gordura e deixar os músculos mais aparentes para, assim, definir o corpo. Por meio de uma alimentação equilibrada e uma boa orientação profissional, é totalmente possível atingir o objetivo e, com isso, ter resultados positivos nos treinos.

Para chegar à definição muscular, o praticante deve elaborar uma dieta rica em nutrientes, apostando em proteínas magras, como peixes, aves, ovos e leguminosas. Além disso, será preciso focar no desenvolvimento muscular, praticando exercícios específicos para o fortalecimento dessas estruturas.

Acompanhe a seguir e confira o pequeno guia que preparamos sobre definição muscular com tudo o que você precisa saber para definir o corpo. Confira!

O que é definição muscular?

A definição muscular consiste na modelagem do contorno dos diversos grupos musculares visíveis, o que contribui para manter o corpo esbelto e tonificado.

O primeiro passo para definir a musculatura é ganhar massa muscular para reduzir a taxa de gordura corporal. Além disso, será preciso investir em exercícios que aumentem o gasto calórico, como agachamento, flexão e abdominais. Manter uma alimentação equilibrada e balanceada também é fundamental para o processo de hipertrofia, que auxilia no emagrecimento e na definição do corpo.

São inúmeros os benefícios que a prática oferece para a construção de uma musculatura forte e resistente. Além de melhorar o condicionamento aeróbico, o praticante ainda tem uma proteção a mais para os ossos e as articulações. Para isso, o ideal é buscar por um profissional para elaborar um treinamento específico e que seja adequado para a sua estrutura corporal.

Definição é o mesmo que tonificação muscular?

Muitas pessoas não sabem, mas existem distinções entre definir e tonificar. A segunda opção deixa os músculos mais fortes, rígidos e livres da flacidez causada pelo acúmulo de gordura. Além de melhorar a resistência muscular, os exercícios desse tipo contribuem para a manutenção dos ossos.

Geralmente, os treinos voltados para a tonificação envolvem maiores repetições e cargas médias, aliando exercícios localizados que promovem a contração muscular. Mesmo que as práticas apresentem diferenças significativas, a definição depende diretamente da tonificação.

Isso porque o contorno dos músculos só começa a ficar mais aparente após a queima da capa de gordura que se encontra acima dos órgãos. Os treinos aeróbicos, por exemplo, são aliados importantes para quem deseja definir o corpo. A intensidade dos exercícios físicos também deve ser considerada, pois estimula o organismo a queimar a gordura e a aumentar a taxa metabólica.

Ou seja, para combater a flacidez (especialmente de glúteos, pernas e o famoso “tchau” embaixo do braço), é preciso menos tempo de treino. Agora, se o seu objetivo é um corpo definido, a dedicação, a intensidade e o tempo do treino vai ter que ser maior.

Qual é a relevância do treino aeróbico para definir o corpo?

Para atingir a definição muscular, será preciso promover a queima de gordura, e uma das melhores formas de atingir o objetivo é por meio de treinos aeróbicos. Com os exercícios, o praticante começa a transformar a gordura no principal combustível para o corpo.

O ideal é que o treinamento aeróbico seja realizado logo após a hipertrofia, pois assim será possível potencializar o processo da perda de gordura. Ao se exercitar, o organismo ainda mantém a queima de calorias por algum tempo, mesmo estando em repouso.

Antes de optar por uma modalidade para iniciar o seu treinamento, é fundamental buscar por academias com profissionais capacitados para ter uma correta orientação. Além disso, é preciso ter esforço, determinação e disciplina para dar continuidade ao treinamento e, com isso, aumentar o tamanho das células dos músculos.

Por que definir estratégias para definir o corpo?

Você já está com foco total nos treinos e tem uma excelente alimentação, porque seria preciso definir estratégias? Porque tudo o que envolve metas e, principalmente, disciplina, funciona melhor com a definição de estratégias — ao menos para a maioria das pessoas.

Lembre-se que, apesar de cada corpo possuir as suas características e cada organismo responder de uma forma particular aos estímulos, o fato é que um corpo não é definido da noite para o dia.

Um prazo esperado para a definição do corpo, por exemplo, pode variar entre 3 e 6 meses. Definir as suas estratégias, bem como as suas metas, vai ajudar você a manter-se no plano e não desistir, tanto dos treinos quanto da alimentação.

Quais são os melhores exercícios para definir o corpo?

Para atingir resultados mais visíveis e saudáveis, será preciso estabelecer uma série de exercícios para a queima de gordura. Corrida, dança, natação e caminhadas, por exemplo, são atividades simples, mas que oferecem diversos benefícios para o praticante que deseja definir o corpo.

Grande parte dos exercícios podem ser feitos em casa com apenas alguns minutos diários de dedicação, auxiliando o aumento da resistência física e a melhora do nível de colesterol e pressão arterial. Flexões de braço e lombar, agachamento e uma série de abdominais também são fundamentais para conquistar mais rapidamente os resultados de definição muscular.

Além disso, quando for treinar, é importante que você faça uma quantidade maior de exercícios em menos tempo. O ideal é manter a concentração, a hidratação e respeitar os limites do seu corpo. Ao final de cada treino, você ainda pode fazer um alongamento e reservar o final da atividade para relaxar os músculos.

Entre as melhores práticas para quem quer definir o corpo estão:

  • os exercícios cardiovasculares, como dissemos, que incluem a caminhada e a corrida, a bicicleta, a natação, entre outros; Isso acontece porque esse tipo de atividade aumenta a resistência física, melhora a circulação sanguínea, fortalece o músculo do coração e acelera o metabolismo do corpo, que vai queimar mais gorduras e calorias;
  • os exercícios de resistência, que vão ajudar a criar mais músculos no corpo todo, ou seja, a musculação, que causa o aumento do tamanho e do volume dos músculos por causa da sobrecarga aplicada neles, a famosa hipertrofia muscular;
  • os treinos HIIT, também chamados de treinos intervalados de alta intensidade, que proporcionam uma queima mais rápida de gordura localizada. Nessa forma de atividade física (que vem do inglês High Intensity Interval Trainings), os exercícios intensos são intercalados com períodos de descanso. Dessa forma, o organismo usa os carboidratos e também a gordura como fontes de energia, favorecendo a perda de peso.

Vale lembrar que você não precisa escolher apenas uma dessas modalidades e seguir nela. Como todas elas trazem bons resultados, mas de formas diferentes, vale a pena considerar junto com o profissional de Educação Física o que seria melhor para o seu organismo — e também para a sua disposição.

Afinal, de nada adianta escolher a musculação por causa dos bons resultados se você não curte a prática e desistirá por falta de motivação. Lembra que falamos sobre a importância de definir estratégias para alcançar bons resultados? Escolher a prática (ou as práticas) que fazem você se sentir bem e animado é uma ótima estratégia para não desistir e chegar ao resultado esperado mais rapidamente.

Qual a importância da alimentação para definir o corpo?

A alimentação é, sem dúvidas, a grande aliada para quem deseja definir o corpo. A dieta deve conter poucos carboidratos e uma quantidade maior de proteínas, pois assim os músculos crescerão mais rápido. Também é indicado evitar ao máximo o açúcar e os carboidratos refinados, uma vez que se transformam em depósitos de gordura que prejudicam o emagrecimento.

Aposte ainda em proteínas magras e combine-as com carboidratos integrais e gorduras saudáveis, como azeite, abacate e castanhas. Ao diminuir o consumo de carboidratos refinados, por exemplo, o nível de insulina na circulação diminui e, quanto menor a taxa no sangue, melhores os resultados de redução de gordura.

Adicione também uma diversidade de frutas, legumes e verduras frescas ao seu cardápio, pois esses alimentos são excelentes fontes de antioxidantes naturais, vitaminas e minerais que auxiliam diretamente no combate do colesterol ruim. Outra dica é evitar ao máximo a ingestão de industrializados, refrigerantes e frituras em geral, uma vez que são os principais responsáveis pela elevação do nível de colesterol e do acúmulo de gordura.

Da mesma forma, bebidas alcoólicas, pães e massas brancas, ricas em sal e açúcar, elevam o nível de glicose no sangue e acabam atrapalhando a sintetização das gorduras, açúcares e proteínas, dificultando a absorção de vitaminas e minerais pelo organismo.

Há quem diga que treinar de estômago vazio queima mais gorduras, mas ainda que isso seja verdade, não é recomendado. Entre os principais riscos está a desidratação — vai, sim, acontecer uma perda calórica, mas por causa dessa desidratação. Além disso, sem energia e sem glicose, vai acontecer uma perda de energia e, consequentemente, de rendimento.

Para atingir os objetivos e definir o corpo, é fundamental manter uma rotina de exercícios. A Oxigênio Academia oferece um ambiente familiar e agradável, além de estrutura de qualidade e profissionais capacitados para atender o público que deseja usufruir de todos os benefícios que as atividades físicas promovem.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e entre em contato com a nossa equipe agora mesmo para conhecer todas as soluções que a Oxigênio Academia está oferecendo!

e-book emagrecimento

Post Recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Tudo sobre os mais diversos temas sobre treinamentos, modalidades e dicas.

Share via
Copy link