4 dicas para respirar corretamente durante a prática de exercícios

bola de pilates
Como usar a bola de Pilates para se exercitar? Veja nossas dicas!
17 de fevereiro de 2021
Mostrar Todos

4 dicas para respirar corretamente durante a prática de exercícios

respirar corretamente

Para muitos, respirar corretamente é uma ação que pode parecer sem importância. Porém, quando ela está relacionada à prática de exercícios físicos, passa a ser muito mais relevante! Afinal, a respiração correta impacta diretamente nos resultados que as pessoas esperam alcançar no treino, já que ele exige uma maior ventilação do que quando a pessoa está em repouso.

Mas, você sabe qual é a forma de respirar corretamente? É isso que você vai descobrir agora, além de receber dicas de como fazer isso durante diversos tipos de atividades físicas.

Importância de se respirar corretamente durante exercícios físicos

A nossa maneira de respirar no dia a dia deve se adequar à necessidade que o corpo apresenta no momento dos exercícios esportivos. Isso quer dizer que, quanto maior for a intensidade da atividade física, maior será a necessidade de oxigênio. Por isso, é comum respirarmos pela boca nesse momento, porque essa é a forma mais rápida de levar ar até os pulmões. Quando a pessoa está praticando exercícios, seguir a forma correta de respiração impedirá aquela dorzinha chata que sentimos na lateral do tronco, porque o músculo do diafragma ficará menos tenso.

No mais, como já citamos, a respiração de qualidade reflete diretamente nos resultados adquiridos com a prática esportiva. A ação de respirar corretamente é fundamental para que os bons resultados sejam alcançados, mas não só isso, pois é ela que faz com que o seu corpo continue funcionando de maneira adequada, durante a prática esportiva. Sendo assim, podemos perceber que é bastante relevante aprender as melhores técnicas de respiração, trazendo, assim, vários benefícios a essas atividades. Agora que você compreendeu a importância da boa respiração, que tal descobrir como fazer isso, na prática? Vamos lá!

4 dicas de como respirar corretamente nos diversos tipos de atividades físicas

Você que está lendo este texto pode estar se perguntando: já sei que respirar corretamente durante os exercícios físicos é importante, mas, como fazer isso nos mais variados tipos de esportes? Continue conosco, porque vamos te ensinar!

1. Exercícios de intensidade alta

Podemos dizer que os exercícios de intensidade alta são aqueles que vão exigir grande esforço do seu corpo, como um todo — incluindo o sistema respiratório. Nesse caso, será preciso controlar a inspiração e a expiração, pois, no final da prática, isso fará toda a diferença. Comumente, a hiperventilação ocorre durante os exercícios de alta intensidade, porque está faltando oxigênio. Então, para evitar que isso aconteça, é fundamental que a inspiração e a expiração tenham a mesma duração.  Assim, para eliminar o dióxido de carbono, o ideal é sempre inspirar pelo nariz e expirar pela boca, pois isso vai te ajudar a manter o desempenho, durante todo o treino.

2. Musculação

A musculação faz parte das modalidades resistidas, sendo um exercício de intensidade menor, quando comparada aos exercícios de alta intensidade. Porém, ela também exige que os praticantes procurem respirar corretamente. Como isso pode ser feito? No momento em que a pessoa for iniciar o esforço para levantar o peso, por exemplo, ela deve expirar. No retorno — quando puxar o peso — é hora de inspirar, mas contraindo os músculos abdominais na hora correta, pois isso fará com que o corpo ganhe sustentação. Cuidar da respiração durante a musculação fará com que você evite dores, desconfortos e obtenha os resultados esperados com o exercício.

3. Alongamento

O alongamento é fundamental, pois é o responsável por evitar, principalmente, o surgimento de lesões. Trata-se de um momento da prática física que exige tranquilidade. Assim, durante essa atividade, respirar corretamente significa fazê-lo de forma mais natural e tranquila possível. Quem pratica yoga, por exemplo, sempre procura fazer a inspiração e a expiração pelo nariz, porque dessa forma, o foco será mantido e também evitará que a pessoa fique acelerada, mantendo a tranquilidade — sendo esse um dos objetivos principais da atividade.

Já os praticantes de modalidades para corpo e mente, como o pilates, respiram pelo nariz e boca, porque esse exercício visa acionar a musculatura responsável por dar estabilidade ao trono. Ou seja, o reto do abdômen, os oblíquos internos, os externos, os paravertebrais e o assoalho pélvico, no momento em que o ar é colocado para fora.

4. Exercícios aeróbicos

Os exercícios aeróbicos mais comuns são: caminhada, andar de bicicleta, natação e corrida. Para respirar corretamente durante a prática deles, será necessário buscar uma respiração regular. Mas, como? Durante a corrida, o indicado é que a respiração seja feita de uma forma confortável e de acordo com as passadas. O ato de inspirar e expirar contínua e regularmente fará com que o corpo funcione de maneira equilibrada. Assim, o praticante da atividade ficará mais concentrado e se sentirá muito bem durante a prática.

Quando os exercícios aeróbicos forem de intensidade alta, caso a pessoa perceba que está respirando de forma irregular, a dica é buscar o ar de forma profunda, prendê-lo por um segundo e depois soltar bem devagar. Essa técnica é muito eficiente, para que o corpo consiga captar mais oxigênio, fazendo com que a atividade seja realizada até o fim. Já os aeróbicos de baixa intensidade pedem uma respiração mais profunda, inspirando pelo nariz e soltando o ar pela boca, de forma tranquila. Isso vai te ajudar a manter o corpo relaxado, fazendo com que o exercício siga de forma natural.

Lembre-se sempre que o ato de respirar corretamente começa no abdômen. A partir daí, o ar deve passar pelas costelas, chegando ao tórax. Esse movimento é muito importante, pois os bons resultados dos exercícios estão diretamente relacionados a ele. Se você tem dificuldade para respirar assim, a dica é treinar bastante, até que essa forma de respirar passe a ser involuntária.

Acima, te ensinamos como respirar corretamente durante a prática dos exercícios de intensidade alta, durante a musculação, durante o alongamento, no pilates e na yoga, bem como nos exercícios aeróbicos de intensidade variada. Há pessoas que gostam de priorizar a respiração apenas pela boca, mas essa não é a maneira correta, pois o ideal é que as inspirações passem por diferentes vias aéreas. Por isso, é fundamental lembrar que as inspirações pela boca e pelo nariz devem ser combinadas, pois isso vai atender às necessidades gerais do seu corpo.

Tal cuidado será importantíssimo, porque independentemente do tipo de exercício, ele será executado de forma confortável e, com isso, o seu treino terá mais qualidade e vai alcançar, com mais facilidade, os resultados almejados.

Agora que você já aprendeu a respirar corretamente, é a sua vez de entrar em contato com a Oxigênio Academia e começar a praticar os exercícios físicos, em busca de uma vida mais saudável!

treinar na academia ou treinar em casaPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *