Como usar a bola de Pilates para se exercitar? Veja nossas dicas!

melhorar a flexibilidade
5 exercícios para melhorar a flexibilidade que você precisa conhecer!
8 de fevereiro de 2021
respirar corretamente
4 dicas para respirar corretamente durante a prática de exercícios
24 de fevereiro de 2021
Mostrar Todos

Como usar a bola de Pilates para se exercitar? Veja nossas dicas!

bola de pilates

A bola de Pilates é um recurso extremamente versátil para o treinamento físico. De maneira geral, todos nós já vimos ou pensamos em utilizar esse equipamento. Mas, tão comum quanto a curiosidade, são as dúvidas sobre como usar a bola de Pilates de forma adequada, sem riscos de queda ou novas lesões.

Nesse post, falaremos exatamente sobre isso. Ao término da sua leitura, você saberá não só como utilizar a bola, mas como ela deve ser encaixada no seu programa de exercícios. Pronto para saber mais? Vamos em frente!

Use a bola para realizar exercícios abdominais

Uma das maiores vantagens da bola é sua superfície instável. Pode parecer ruim, em um primeiro momento, mas sabendo utilizá-la é possível conquistar resultados melhores em um menor espaço de tempo.

Para exercícios abdominais, por exemplo, a bola é um dos melhores equipamentos que existem. Os músculos do abdômen além de serem importantes para nossa postura, também desempenham importante papel na estabilidade do tronco.

Ao realizarmos as tradicionais abdominais na bola, logo percebemos que a dificuldade de execução do movimento é muito maior. Os músculos trabalham a todo instante e a contração tende a ser maior, justamente para manter o tronco estabilizado.

Como executar abdominais na bola

Para realizar os abdominais, não é difícil. Basta deitar na bola de maneira controlada, uma boa dica é permanecer perto de uma parede, para evitar quedas ou escorregões. Em seguida, basta fazer a flexão da coluna da maneira tradicional (também em velocidade controlada), expire, e em seguida faça a descida até a extensão quase completa.

Outro ponto positivo da bola é a amplitude do movimento, que como você pode perceber, se torna um pouco maior — o que é outro grande benefício para o fortalecimento muscular.

Vale ressaltar que além da abdominal tradicional, você pode realizar abdominais para os oblíquos e até mesmo prancha (preferivelmente com os cotovelos em extensão). Para exercícios mais avançados, converse com seu professor.

Use a bola de Pilates como suporte

Além de podermos realizar exercícios diretamente em cima da bola, também podemos utilizá-la como uma espécie de suporte. Esse uso é muito comum no momento do agachamento, um movimento multiarticular simples, mas que exige certos cuidados para a prevenção de lesões.

Para as pessoas que nunca fizeram o movimento, é comum observar a flexão da coluna vertebral, além de uma tendência de projeção do tronco para frente. Para corrigir esses problemas, se faz o uso da bola de Pilates, que nessa ocasião, deve permanecer nas costas do praticante até o término da execução do movimento.

A ideia é deixar a bola presa na parede enquanto o agachamento é realizado. Essa ação de prender a bola, normalmente, corrige a postura da coluna e garante que o movimento não seja feito de maneira equivocada.

O agachamento wall e suas variantes

O agachamento wall — como é popularmente conhecido — é amplamente prescrito para pessoas de todas as idades, sendo mais frequente nos idosos. É possível utilizar carga como halteres (um em cada mão) e progredir a dificuldade até a remoção completa do equipamento.

Uma das alternativas mais seguras e recomendadas para pessoas com maior consciência corporal, é o agachamento unilateral, com um dos pés no equipamento. Essa é uma variante do agachamento wall que ajuda a fortalecer a musculatura abdominal e aumentar a capacidade de equilíbrio.

Porém, apesar dos seus benefícios, ao usar a bola de Pilates é necessário uso consciente e, principalmente, orientação profissional para eliminar riscos, principalmente de tombos, ou de mal uso. Por isso, não deixe de buscar pelo Profissional de Educação Física e uma academia séria, com bons profissionais qualificados. Dessa forma, você garante sua segurança, saúde e variedade durante seus exercícios físicos.

Gostou do post? Compartilhe nas redes sociais e faça com que mais pessoas conheçam mais sobre o assunto!

treinar na academia ou treinar em casaPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *