Afinal, como escolher uma academia? Veja 7 fatores a considerar!

mitos e verdades sobre academia
Veja 6 mitos e verdades sobre academia que você precisa conhecer!
6 de julho de 2020
benefícios da dança
Conheça 6 benefícios da dança para o corpo e a mente
3 de agosto de 2020
Mostrar Todos

Afinal, como escolher uma academia? Veja 7 fatores a considerar!

escolher uma academia

Você sabe a importância que realizar atividades físicas e manter uma alimentação saudável tem para a saúde e, por isso, decidiu que é a hora de adicionar exercícios a sua rotina, certo? O próximo passo é escolher uma academia para colocar a ideia em prática.

Nesse momento, muitas pessoas ficam um pouco perdidas, pois não sabem exatamente o que precisam levar em consideração para acertar na decisão. Se esse é o seu caso, não se preocupe! Estamos aqui para ajudar.

Neste post, mostraremos os 7 principais fatores que devem ser considerados na hora de escolher uma academia para treinar. Quer saber quais são eles? Então é só continuar a leitura.

1. Localização

O primeiro fator que deve ser considerado na hora de escolher uma academia é a localização. Se você optar por uma de difícil acesso ou que esteja fora da sua rota diária de compromissos, há uma grande probabilidade de você ir pouco e até mesmo chegar a desistir.

Estar perto da academia é um fator motivacional e, muitas vezes, crucial para adicionar a atividade física à rotina. Por isso, pesquise aquelas academias que ficam localizadas próximo a sua casa, ao seu trabalho ou em locais que você costuma ir com frequência.

2. Profissionais

Outro importante ponto a ser investigado são os profissionais que trabalham nas academias desejadas. A quantidade, formação e cordialidade são pontos importantes que devem ser levados em consideração.

Sendo assim, a primeira ação é conferir se o número de professores é o suficiente para atender à demanda de alunos. Depois disso, procure se informar sobre a formação dos professores. Veja se eles têm cursos específicos da área em que ministram aula e se procuram se atualizar com frequência.

Por fim, quando for visitar a academia, tente conversar com alguns profissionais. Repare se são simpáticos, se parecem gostar do trabalho e se estão interessados em conversar com você e lhe proporcionar a melhor experiência possível.

3. Equipamentos

Infelizmente ter só bons profissionais não garante que uma academia seja boa. Por isso, um dos pontos que também precisa ser checado são os equipamentos e materiais voltados para o treinamento que a academia disponibiliza aos alunos.

Aqui, mais uma vez, é preciso observar a quantidade e a qualidade. Mesmo que você não entenda muito a respeito de treinamento, é possível com uma boa olhada ver se os aparelhos são bem cuidados e se há um bom número. Além disso, procure ver a limpeza do local. Esses cuidados são indispensáveis para se ter um ambiente de treinamento agradável.

4. Atividades

Passou o tempo em que as pessoas procuravam apenas musculação e esteira para treinar. Atualmente, com uma gama de modalidades e atividades disponíveis, o cliente busca encontrar em um mesmo local várias opções.

Por isso, esse item também está presente nos fatores a serem considerados na hora de escolher uma academia. Pense no que você gostaria de fazer de atividade física, faça uma lista, e confira se os locais pretendidos oferecem.

Se você não faz ideia do que gostaria de praticar, outra boa alternativa é utilizar o free pass que as melhores academias costumam oferecer. Ele dá direito a treinar alguns dias para conhecer como é o local, suas aulas, etc.

Para você já ir pensando no que quer treinar, confira a lista de atividades que normalmente são oferecidas aos alunos:

  • musculação;
  • treinamento funcional;
  • musculação e funcional integrados;
  • bike;
  • alongamento;
  • pilates;
  • ioga;
  • jiu-jitsu;
  • judô;
  • jump;
  • zumba;
  • circuito de alta intensidade;
  • treino abdominal.

5. Horário de funcionamento

O horário de funcionamento é muito importante, principalmente para aquelas pessoas que têm uma rotina mais corrida e precisam ter uma possibilidade maior de tempo disponível, já que não sabem quando estarão livres.

Prefira sempre as academias que abrem bem cedo, pois, caso o dia seja corrido, você terá a opção de treinar antes de começar os seus compromissos, mantendo as suas metas. Essa possibilidade diminui as chances de você sabotar o seu treino.

Seguindo a mesma lógica, não se esqueça de conferir o horário de fechamento da academia. Muitas, principalmente as menores de bairro, fecham cedo, o que pode comprometer a sua disponibilidade de treinar.

Ah, e se você pretende frequentar a academias aos sábados e feriados, esse também é um ponto importante a ser levado em consideração. Alguns locais não abrem nesses dias, já outros, fazem horário reduzido nestes dias.

6. Custo-benefício

O consumidor deve sempre avaliar o custo-benefício dos produtos e serviços a serem adquiridos antes de concretizar uma compra. Com a academia não é diferente, por isso, fazer esse levantamento é indispensável para conseguir acertar na escolha do local para treinar.

Se importar com o custo-benefício não significa que você tenha que optar pela mais barata, mas que deva pesar se o preço a ser pago vale a pena de acordo com o que a academia está oferecendo de atividades, ambientes, serviços, etc.

Além disso, não adianta optar pelas academias mais baratas se elas não abrem em um horário que você possa treinar ou se elas não oferecem as atividades que você pretende praticar.

7. Opinião

Por fim, a nossa última dica para você escolher uma academia com sucesso é considerar a opinião de outros clientes. Você pode fazer isso pessoalmente, nos dias que estiver fazendo aula experimental ou entrar em contato com eles por meio das redes sociais.

Assim, converse com pessoas que treinam ou já treinaram no local, pergunte o que elas acham, quais aulas mais gostam e se recomendam ou não a academia. Não se esqueça de filtrar as respostas, já que opiniões são pessoais, e o que pode ser um ponto negativo para um cliente, pode ser positivo para você.

A decisão de iniciar uma atividade física não é fácil. Muitas vezes, as pessoas tendem a ficar em sua zona de conforto e procuram desculpas para isso. No entanto, você já tomou a decisão mais difícil, agora é só escolher uma academia que se encaixe com as suas necessidades, colocar uma roupa confortável e começar a treinar.

E aí, está animado? Então para ajudar você a escolher uma academia temos uma última dica de um ótimo local para treinar: a Academia Oxigênio! Há mais de 15 anos no mercado, ela oferece um ambiente familiar e agradável, boa estrutura e profissionais competentes. Entre em contato com a Oxigênio, faça uma visita e comece a treinar agora mesmo!

treinar na academia ou treinar em casaPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *