Conheça 7 melhores opções de exercícios para perder medidas

exercícios para perder medidas

Conheça 7 melhores opções de exercícios para perder medidas

Exercícios para perder medidas são ótimas estratégias para se manter estimulado e conseguir frequência nos treinos. Ver o resultado da dedicação aparecer, explicitamente, no seu corpo, facilita a busca por desenvolver a excelência no treino. Há muitas maneiras de conseguir achar os exercícios mais adequados para as suas necessidades e limites.

Um dos principais segredos para se dar bem na academia e estabelecer uma rotina agradável é aprender a administrar os esforços desafiadores em alguns exercícios. Para isso, é preciso saber escolher um treino com momentos mais suaves e que, progressivamente, à medida que o corpo “esquente”, passe para séries que gerem mais suor.

Os exercícios para perder medidas auxiliam você nessa tarefa. O resultado pode, inclusive, ampliar o uso de roupas que estavam esquecidas por conta do tamanho. Quer saber quais são eles? Continue a leitura!

Quais são os exercícios para perder medidas?

Perder medidas significa diminuir a gordura no seu corpo e é diferente de perder peso. O segundo não indica, necessariamente, bons resultados musculares. Por exemplo, qual o melhor resultado: alguém que perdeu 5 quilos ou alguém que ganhou 5 quilos? A resposta sempre será: depende.

Isso porque a pessoa que perdeu 5 quilos pode ter diminuído a sua massa magra, o que não é saudável nem traz bons ganhos estéticos. Por isso que há casos positivos de ganho de peso, se ele ocorreu por conta do ganho de músculos.

Falamos sobre tudo isso para que você entenda melhor o que realmente é perder medidas. O processo para fazer isso com eficiência, sem resultar em flacidez ou estrias, deve acompanhar uma rotina equilibrada de treinos. Não adianta querer perder medidas “do dia para noite”.

A fórmula para conquistar um bom resultado é entender que, ao lado da perda de gordura, deve aparecer o ganho de massa magra por meio da tonificação e definição muscular. Em outras palavras, deixar os músculos duros e aparentes para evitar que haja sobrepeso de pele.

Por isso, não se preocupe se o seu peso continuar o mesmo, o importante é notar mudanças no corpo. Isso significa que a gordura corporal diminuiu e que a massa magra aumentou. Foque na boa alimentação e na escolha de exercícios para perder medidas, como os que você encontrará logo abaixo.

1. Funcional

Funcional é derivado da palavra função. É por isso que essa modalidade está voltada aos movimentos funcionais — naturais — do ser humano. Dessa forma, os exercícios são mais intuitivos, como correr, pular, agachar, empurrar, girar e puxar. A frequência desses movimentos permite o ganho de mais força, flexibilidade, condicionamento, agilidade e resistência.

2. Spinning

Também conhecido como a famosa bicicleta da academia, o spinning é ideal para ativar a circulação corporal. Isso é importante porque diminui a retenção de líquido. Com menos inchaço, menos medidas. Além disso, a atividade auxilia na definição e na tonificação do abdômen e das pernas. O coração e o pulmão também agradecem a frequência nesse exercício.

3. Lutas (judô)

Quer tentar algo diferente e se surpreender com os resultados? Então aposte em uma modalidade de luta como o judô. A arte marcial japonesa é ideal para deixar você com mais atenção até durante o seu cotidiano, construindo uma boa defesa pessoal. Além disso, os benefícios proporcionados por essa luta são: aumento da concentração, autoconfiança, coordenação motora e, claro, perda de medidas.

4. Corrida

Um dos exercícios mais populares, a corrida é acessível, pois não precisa de aparelhos, podendo ser praticada em diferentes espaços. Tênis adequado, bom alongamento, fones de ouvido para música e respeito aos seus limites. Tudo o que você precisa para tirar o melhor dessa atividade física. Quem mantém a frequência consegue mais capacidade cardiorrespiratória. Então, partiu correr?

5. Aeróbico

Trata-se de um conjunto de exercícios que têm o objetivo de perder o peso a partir do uso intenso da respiração, que leva oxigênio para o corpo e produz energia para o músculo.

O aeróbico é conhecido por trabalhar uma grande quantidade de grupos musculares, por isso resulta em uma eficiente estratégia para perder medidas. Exemplos são: caminhada, natação e ciclismo, além de todos os exercícios de que já falamos nos tópicos anteriores, também considerados aeróbicos.

6. Bicicleta

A bicicleta tem as mesmas funções do spinning, a diferença é que, no segundo caso, o movimento se restringe ao seu corpo, mas o aparelho continua fixado no local.

Você pode utilizar a bicicleta para ir e voltar da academia, aproveitando para aquecer o seu corpo. Além disso, é uma ótima alternativa para quebrar a rotina e experimentar o exercício com novas paisagens.

Entre suas vantagens, podemos citar o emagrecimento, a melhoria do tônus muscular, o aumento do bem-estar, a redução do colesterol e o controle da pressão arterial e do diabetes. Além disso, assim como a corrida e a caminhada, a bicicleta é um dos exercícios mais populares e pode auxiliar você, de forma prática, a ter uma rotina mais saudável. Para isso, comece a substituir o uso do carro ou dos transportes públicos pela bicicleta.

7. Dança

Movimentar o corpo a partir de um ritmo pode ser uma das melhores formas de conseguir perder medidas. Isso porque a dança é um exercício que gasta muita energia, aumentando o fluxo sanguíneo e, assim, fortificando o sistema cardiovascular. Além disso, a música é uma aliada potente no combate aos dias de tristeza e de falta de disposição. Há quem consiga, a partir da dança, quebrar o sedentarismo de anos.

Exercícios para perder medidas são boas opções para manter a saúde e melhorar a autoestima. Além disso, experimentar o funcional, o spinning, o judô, a corrida, o aeróbico, a bicicleta ou a dança ajuda a deixar os seus treinos mais criativos e menos monótonos. Assim, ao se manter estimulado, você pode tentar formatos de intensidade mais desafiadores. O resultado você já sabe: a circunferência abdominal desejada.

Gostou de conhecer alguns exercícios para diminuir medidas e para adquirir mais bem-estar? Vamos ficar felizes em ajudar você na sua jornada em busca por uma vida mais saudável. Quer conhecer nossos serviços? Entre agora em contato conosco!

e-book emagrecimento

Post Recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Tudo sobre os mais diversos temas sobre treinamentos, modalidades e dicas.

Share via
Copy link