Como ganhar massa magra? Confira as 8 melhores dicas!

como ganhar massa magra

Como ganhar massa magra? Confira as 8 melhores dicas!

Muita gente tem o sonho de garantir um shape arrasador. É claro que isso significa coisas diferentes para cada pessoa, mas a maioria dos corpos dos sonhos inclui uma boa quantidade de músculos.

Além de trazerem um efeito esteticamente agradável, trabalhar nossos músculos é essencial para garantir uma boa saúde, prevenindo dores e até mesmo ajudando no processo de emagrecimento. Então, saber como ganhar massa magra é essencial.

Está começando e não faz ideia de quais passos seguir para alcançar esse objetivo? Não se preocupe. A seguir, falaremos sobre esse assunto, trazendo informações de maneira simples e didática para ajudá-lo nessa jornada fitness e de saúde. Boa leitura!

O que é massa magra?

Massa magra é um conceito utilizado para definir tudo o que não é gordura em nosso corpo. Aí, entram questões como o sangue, os ossos e, claro, os músculos.

Estes são os principais representantes dessa classe. Por isso, na maioria das vezes, os conceitos serão utilizados como sinônimos. É importante que você saiba que isso não é verdadeiro — já que há outros componentes nesse grupo —, mas tudo bem entender o aumento de massa magra como um aumento da presença muscular em seu organismo.

Qual é a importância da massa magra para o corpo?

Como mencionado no início da nossa conversa, a massa magra é fundamental para que possamos ficar com um corpo bonito, definido e para ajudar algumas pessoas a atingir os seus objetivos.

No entanto, ainda que você não deseje ficar com os músculos aparentes, é preciso defini-los. A força muscular e o desenvolvimento da massa magra são cruciais para a sua saúde, independentemente de qual seja o seu objetivo nos treinos.

Alguns exemplos de benefícios desse trabalho são:

  • estabilização de estruturas ósseas, articulares e nervosas;
  • prevenção de dores, como por exemplo nas costas;
  • melhora do funcionamento do metabolismo;
  • aumento da imunidade, já que nos músculos acontece a reserva proteica do organismo, inclusive a de anticorpos;
  • prevenção de doenças cardiovasculares;
  • melhora do condicionamento físico;
  • otimização da consciência e resistência respiratória;
  • prevenção de lesões, entre outros.

Como ganhar massa magra?

Agora, veja algumas dicas para não errar na hora de trocar a sua gordura por massa magra!

1. Melhore a alimentação

O primeiro passo para que você possa obter sucesso em qualquer objetivo referente ao seu corpo e sua saúde é mudar a alimentação. Uma dieta saudável é aquela que contém muitos nutrientes para que o seu organismo possa funcionar a todo vapor e o ideal é que ela seja orientada por um nutricionista.

2. Evite alimentos ultraprocessados

Outra dica bem importante é evitar alimentos ultraprocessados. Estes são produtos que passaram por muitos processos químicos, como a adição de conservantes. Eles não são nada bons para a saúde e podem contribuir negativamente para o ganho e acúmulo de gordura em nosso corpo.

3. Coma mais proteínas

As proteínas são o principal componente do nosso organismo e dos nossos músculos. Então, é importante que você tenha uma alimentação rica nesse tipo de nutriente, a fim de crescer de uma maneira saudável. E não se esqueça: há proteínas animais e vegetais, ou seja, muitas opções!

4. Treine de três a seis vezes por semana 

Se você quer saber como ganhar massa magra, é importante ter em mente que é preciso ter consistência. Busque uma rotina frequente de treinos para que os resultados não só sejam mais rápidos, mas também mais duradouros.

5. Faça exercícios de forma lenta

Na hora de se exercitar, não faça tudo de qualquer jeito. Execute o movimento lentamente, sentindo todo o processo e tentando se conectar com o grupo muscular que está sendo treinado. Assim, os resultados são bem melhores!

6. Descanse os grupos musculares

Por falar em grupos musculares, cuidado com o overtraining. Ele pode ser fatal para o seu treino, causando lesões ou impedindo que o músculo seja construído. Ao treinar, dê um descanso para os músculos e treine outras áreas do seu corpo no dia seguinte.

7. Não deixe o cardio de lado

Muitas pessoas temem fazer cardio quando o objetivo é crescer. Na verdade, esse é um grande aliado da sua queima de gordura, sendo essencial para que o nível de massa magra do seu corpo aumente. A dica, no entanto, é fazê-lo depois do treino, para evitar fadiga durante a musculação e otimizar a queima de gorduras.

8. Beba bastante água

Por fim, não deixe de caprichar na ingestão hídrica. O nosso corpo é composto majoritariamente por água e é fundamental que você tome muitas garrafinhas ao longo do dia para repor o que você perdeu e permitir que as reações do organismo aconteçam da forma adequada — inclusive a construção da massa magra.

Quais atividades promovem o ganho de massa magra?

O aumento de massa magra é algo que conseguimos quando fazemos exercícios de força. Bons exemplos são a musculação, mas esse não é o único método para alcançarmos esse objetivo.

Atividades como o pilates, natação, esportes em geral ou o crossfit, por exemplo, são ótimas estratégias para o ganho gradual de massa magra. Além disso, os exercícios aeróbicos também são um importante fator aliado, já que ajudam na queima de gordura geral em nosso organismo.

Agora que você já sabe como ganhar massa magra e conhece os macetes para alcançar os seus objetivos, não perca tempo! Comece o quanto antes a sua revolução e não se esqueça: tenha paciência. Cada pessoa tem resultados em um ritmo diferente, mas a consistência é a chave para o sucesso.

Outro ponto muito importante para o sucesso é o suporte de bons profissionais. E na Oxigênio Academia você encontra isso e muito mais! Que tal fazer uma visita e agendar uma aula experimental com a gente? Entre em contato agora mesmo

e-book emagrecimento

Post Recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Tudo sobre os mais diversos temas sobre treinamentos, modalidades e dicas.

Share via
Copy link