O que causa a falta de disposição? Saiba como resolver esse problema!

falta de disposição

O que causa a falta de disposição? Saiba como resolver esse problema!

A falta de disposição é uma queixa cada vez mais comum. Frequentemente, pessoas de todas as idades relatam cansaço e falta de ímpeto para encarar a rotina, que muitas vezes é desgastante e complicada por si só.

Apesar de parecer um problema relativamente simples, a falta de disposição é muitas vezes multifatorial e, por conta disso, é preciso ter um olhar clínico sobre seus hábitos para conseguir entender um pouco mais sobre o problema.

Nesta postagem, nós falaremos como você pode reduzir seus níveis de cansaço de maneira prática. Se você tem interesse no assunto e está em busca daquele “extra” no dia a dia, sugerimos a leitura desta postagem até o final. Pronto para continuar? Vamos em frente!

Os males do sedentarismo

O sedentarismo é tido como uma das principais causas da falta de disposição na vida da maioria das pessoas. Diversos estudos científicos comprovam os malefícios e riscos de uma vida sem atividade física e, por isso, é fundamental estar atento.

Ao não praticar exercícios, seu metabolismo se torna mais lento. Isso significa que quase todas as funções metabólicas do seu corpo ficam prejudicadas. A secreção hormonal, a regulação de neurotransmissores (fundamentais para a manutenção do humor e atenção) e até mesmo sua imunidade podem sofrer alterações severas.

Para combater o problema, não é difícil: basta escolher uma atividade e praticá-la regularmente. Qualquer exercício, da caminhada à musculação, podem ajudar a manter seu organismo e sua mente saudável para a rotina. Inclusive, os níveis de energia podem melhorar em questão de semanas. Para começar, 20 minutos de atividade, pelo menos 3 vezes na semana, é o ideal para ver mudanças positivas.

Como o excesso de açúcar pode afetar sua energia

Além do sedentarismo, o excesso de açúcar é outro problema que pode afetar sua disposição. Ao consumir o adoçante em grandes quantidades, é normal sentir sonolência e até mesmo dificuldade para realizar algumas tarefas mais comuns, e isso não é por acaso.

Quando ingerimos o açúcar, nosso organismo precisa secretar grandes quantidades de insulina para regular a glicose na nossa corrente sanguínea. Em excesso, seu corpo passa a ter dificuldades para quebrar a glicose e acaba utilizando vários nutrientes importantes nesse processo de digestão.

É durante essa fase mais intensa que as pessoas relatam cansaço. Muitas vezes, essa sensação vem após a alimentação com fast food, doces “pesados” e demais guloseimas com muitas calorias.

Para combater o problema e evitar esse mal-estar, o ideal é manter a dieta rica em fibras, proteínas e carboidratos complexos. Esses alimentos trazem muita saciedade e ajudam a manter seus níveis de energia controlados durante todo o dia. Saiba que sua dieta também pode ser uma vilã silenciosa na sua rotina e que ter atenção à sua alimentação pode transformar seus níveis de energia.

A importância de uma boa noite de sono

Por fim, não podemos deixar de mencionar que a falta de sono pode provocar inúmeros problemas no seu corpo. O sono é a parte reparadora do nosso dia e, sem ele, temos problemas com a concentração, com nosso humor, níveis de energia e uma série de outras áreas.

O ideal é dormir pelo menos 8 horas diárias. Note que o sono de qualidade é aquele em que não acordamos durante a noite. Para alcançar esse objetivo, evite aparelhos eletrônicos por pelo menos uma hora antes de ir dormir e tente praticar algum exercício de relaxamento antes de deitar.

A meditação e alguns alongamentos mais leves são essenciais para ajudar a remover parte do estresse que carregamos diariamente. Por isso, não deixe de praticar esses hábitos para melhorar sua qualidade de vida.

A falta de disposição é um mal moderno que pode ser plenamente combatido com bons hábitos. Procure tirar alguns minutos do seu dia para se cuidar e manter sua saúde física e mental em plenas condições.

Gostou do post? Assine nossa newsletter e não perca mais nenhum conteúdo como este!

e-book emagrecimento

Post Recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Tudo sobre os mais diversos temas sobre treinamentos, modalidades e dicas.

Share via
Copy link