Como ter mais energia no dia a dia? 5 dicas valiosas

como ter mais energia

Como ter mais energia no dia a dia? 5 dicas valiosas

Entender como ter mais energia no dia a dia pode dar aquele diferencial na sua produtividade. Como sabemos, o mundo moderno está cada vez mais intenso, com mais competitividade e com maiores demandas.

Estar preparado para cada uma dessas particularidades é uma enorme vantagem, especialmente se a qualidade de vida e a saúde não forem negligenciadas no processo. Para quem busca mais disposição, criamos esta postagem com 5 dicas imperdíveis.

Todas as dicas são simples e podem ser aplicadas rapidamente na sua rotina, bastam alguns ajustes de horário e maior conscientização sobre certos fatores primordiais para a manutenção da saúde. Se você ficou interessado e quer melhorar hoje mesmo, sugerimos a leitura deste conteúdo até o final! 

1. Tenha horários regulares

A produtividade, depende, em grande parte, da construção de bons horários. Isso significa, em outras palavras, acordar e dormir na mesma hora. Essa regularidade ajuda seu corpo a reorganizar seu sono e a adaptar seu ciclo circadiano para suas demandas.

Para quem não sabe, ciclo circadiano é o período de um dia em que seu organismo desempenha todas as suas funções metabólicas mais importantes. Manter esse ciclo ajuda a facilitar o sono e a manter a energia durante toda a semana.

2. Beba bastante água

A hidratação é um fator muito importante para manutenção da vida. Mais de 70% da composição do nosso corpo é feita de água. Ela é um dos principais agentes reguladores do metabolismo, com grande influência nos nossos processos físicos e cognitivos. A atenção e nosso nível de energia, são algumas das áreas que podem ser afetadas positivamente com a ingestão d’água.

Especialmente em locais onde o calor é mais intenso, beber água é um dos melhores hábitos que uma pessoa pode desenvolver. Procure ingerir pelo menos 2 litros d’água para evitar desidratar. Só não esqueça: o ideal é beber água, esqueça bebidas gaseificadas ou até mesmo sucos, deixe essas escolhas para suas refeições.

3. Adote uma alimentação saudável

Além da hidratação, nosso corpo também precisa de nutrientes essenciais para conseguir manter nossos níveis de energia. Dito isso, nada pode vencer uma alimentação saudável, rica em carboidratos de qualidade, proteínas, vitaminas e minerais.

A recomendação mais básica é que você escolha carboidratos integrais, com baixo índice glicêmico, para manter os níveis de glicose no sangue devidamente estabilizados. Açúcar em excesso (presente em refrigerantes e outras guloseimas) podem afetar seus níveis de energia durante o dia, por isso, cuidado. Incluir proteínas e gorduras saudáveis também pode ajudar na saciedade e na sua disposição ao longo do dia. Na dúvida, visite um nutricionista.

4. Tenha um sono de qualidade

O sono de qualidade é aquele em que não acordamos durante a noite. A maioria das pessoas tem dificuldade para acordar realmente descansado e isso acontece em função dos hábitos que estão presentes antes do descanso. Procure dormir em um quarto escuro, com temperatura amena e sem nenhum tipo de luz artificial.

Essas medidas ajudam seu organismo a se preparar para o sono com mais facilidade. É possível incluir a meditação e outros exercícios de relaxamento para potencializar ainda mais o descanso e sua sensação de bem-estar, apenas evite a luz de aparelhos eletrônicos para colher bons resultados.

5. Faça pausas no trabalho

Por fim, não esqueça de controlar sua rotina de trabalho com um pouco mais de atenção. Pequenas pausas pontuais são importantes para arejar as ideias e manter a produtividade. Alongue, beba água e, se possível, passe algum tempo em pé, caso trabalhe sentado.

Essas pequenas medidas ajudam a fazer o sangue circular e também ajudam seu corpo e mente a relaxar as tensões. Diferente da crença popular, essas pequenas pausas costumam a melhorar sua atenção e sua capacidade de entrega durante o dia, especialmente se as tarefas tiverem grande demanda cognitiva.

Agora que você sabe como ter mais energia no dia a dia, basta aplicar essas dicas para colher os melhores resultados. Implemente cada uma delas no seu próprio ritmo, certamente você verá os resultados em pouco tempo.

Gostou do post? Siga nossa página no Instagram!

e-book emagrecimento

Post Recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Tudo sobre os mais diversos temas sobre treinamentos, modalidades e dicas.

Share via
Copy link