Atividade física e produtividade no trabalho: por que é uma relação benéfica?

Atividade física e produtividade no trabalho: por que é uma relação benéfica?

Os exercícios físicos são fundamentais para incentivar os colaboradores e aumentar a produtividade. As atividades físicas melhoram o nosso bem-estar mental, aumentam as endorfinas e os níveis de energia. Elas ainda trazem diversas vantagens se forem aplicadas nos ambientes de trabalho, inclusive melhora a autoestima e a autoconfiança das equipes.

As práticas estimulam a mente e têm um efeito profundo sobre o funcionamento do cérebro, além de trazer benefícios cognitivos que vão impulsionar o negócio e aprimorar o desempenho pessoal. Neste artigo, você vai descobrir qual é a relação benéfica entre atividade física e produtividade no trabalho. Além disso, falaremos sobre a importância e as opções para as empresas.

Quer saber como a atividade física pode estimular a produtividade no trabalho? Continue a leitura!

Qual é a importância da atividade física?

As atividades físicas são muito importantes, melhoram a memória, estimulam o hipocampo e a área cerebral associada aos sistemas de aprendizagem. Por outro lado, esses exercícios aumentam a concentração para participar de aulas, diminuem a distração e ajudam as pessoas a manter o foco. Quem se exercita consegue fazer múltiplas tarefas concomitantemente.

Os exercícios físicos também melhoram a criatividade, principalmente as caminhadas ao ar livre ou na esteira que impulsionam o pensamento criativo e a geração de ideias. Os profissionais que se exercitam de forma regular reduzem os níveis de estresse e ficam de bom humor durante o expediente de trabalho.

Como a atividade física pode estimular a produtividade no trabalho?

A prática de exercícios físicos está intimamente relacionada à produtividade nas empresas. Essas atividades vão além de melhorar a qualidade de vida, a estética e a saúde. Portanto, são muito indicadas para pessoas que desejam ter uma carreira bem-sucedida, progredir profissionalmente, ter ritmo e foco em suas tarefas. Veja a seguir detalhes sobre os benefícios que podem ser obtidos!

Melhora a concentração

Uma rotina de atividades físicas facilita aos profissionais se concentrar no trabalho e intensificar a sua produção. A prática esportiva libera a endorfina e favorece as conexões entre os neurônios. Consequentemente, os trabalhadores conseguem usar a lógica e o raciocínio com mais facilidade.

Aprimora a postura

Fazer exercícios físicos regularmente aprimora a postura e produz equilíbrio entre vida laboral e pessoal. O colaborador que se exercita consegue manter a coluna mais ereta, tem menos probabilidade de desenvolver doenças ocupacionais, lesões decorrentes de movimentos repetitivos e de sofrer prejuízos com a saúde mental.

Estimula o bom humor

Praticar atividades físicas estimula o bom humor, ajuda o profissional a romper os seus próprios limites e a sentir uma enorme satisfação. Diante disso, os colaboradores se sentem mais aptos a novos desafios e confiantes em suas rotinas. Esses sentimentos permitem a conquista de novos cargos e melhorias na produtividade.

Alivia a tensão

As atividades físicas fazem a cabeça administrar melhor a pressão e o corpo gerenciar melhor os conflitos externos. Os exercícios aliviam a tensão, mas não é necessário levantar pesos ou fazer corridas. Basta caminhar no parque ou na rua próximo a lugares verdes para se beneficiar e diminuir o estresse do cotidiano.

Quais são as opções de atividades físicas para adicionar sua rotina?

Existem várias alternativas para quem deseja começar a praticar exercícios físicos diariamente. Observe abaixo as atividades mais comuns e que geram excelentes resultados para os seus praticantes!

Caminhada

Desenvolva um desafio fitness ou crie uma caminhada patrocinada para incentivar os colaboradores a caminhar. Essa é uma maneira de criar uma imagem positiva do negócio e de contar com profissionais mais motivados.

Trainning gym

Training gym é um espaço de integração de exercícios funcionais com finalidades específicas e de musculação. Os profissionais que frequentam esses locais melhoram o desempenho em função dos treinos.

Pular corda

Trata-se de uma atividade que fortalece os ossos das pernas, as panturrilhas e as coxas. A corda pode ser usada individualmente para saltar com os pés juntos durante 20 segundos e depois ir aumentando esse tempo.

Agora você já sabe por que a atividade física e produtividade no trabalho têm uma relação benéfica! Pratique exercícios simples que não exijam acessórios e observe as mudanças e o bem-estar que eles proporcionam. É possível usar um pequeno espaço da casa ou da empresa para praticar atividades físicas em períodos de 30 minutos ou mais.

Quer saber mais? Continue lendo e entenda como funciona o treinamento funcional!

ebook terceira idade
,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.