Confira 7 dicas de ouro para manter uma rotina saudável

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Confira 7 dicas de ouro para manter uma rotina saudável

rotina saudável

Com os acontecimentos dos últimos tempos, boa parte das pessoas começou a repensar seus hábitos de vida e focar em atitudes que possam gerar mais equilíbrio, tanto do ponto de vista físico quanto mental. No entanto, essa nem sempre é uma tarefa simples. Penando nisso, separamos 7 dicas de ouro para manter uma rotina saudável.

Por meio de mudanças gradativas e algumas estratégias pontuais, é possível mudar o jogo e começar a colher os benefícios no seu dia a dia, se tornando alguém mais ativo, engajado profissionalmente e pronto para dar o melhor nos seus relacionamentos. Quer descobrir como? Então, continue sua leitura!

1. Comece o seu dia mais cedo

A primeira das nossas dicas de ouro para manter uma rotina saudável consiste em começar o dia mais cedo. Obviamente, isso não quer dizer que você não possa dormir até mais tarde naquele feriado ou depois de um final de semana de curtição, mas sim que você deve respeitar o ciclo do seu organismo e evitar ter horários completamente desregrados.

Nosso corpo, via de regra, foi feito para dormir no período de escuridão e acordar com o sol nascendo. Embora você não precise seguir isso ao pé da letra, ir para a cama mais cedo, evitando aparelhos eletrônicos à noite, pode fazer grande diferença. Com o passar do tempo, seu relógio biológico vai entender a mudança e sua saúde agradecerá.

2. Aumente sua ingestão de água

Outra dica muito importante para manter uma rotina saudável é caprichar na hidratação. Embora isso seja muito batido por profissionais de saúde, nem sempre colocamos em prática, especialmente por conta da rotina corrida e dos inúmeros compromissos do dia a dia. No entanto, não custa nada levar uma garrafinha com a gente, não é mesmo?

Uma boa ingestão de líquidos ajuda no funcionamento do intestino, contribui para eliminação de secreções e melhora o desempenho cognitivo. O melhor de tudo é que existem opções interessantes, como chás, sucos naturais diluídos e água de coco. A quantidade depende do clima e do seu nível de atividades físicas, mas cerca de 35 ml por quilo é uma boa média.

3. Tenha uma alimentação saudável

Nunca é demais reforçar que uma alimentação saudável é fundamental para manter uma rotina adequada. Basta ressaltar que os alimentos certos podem ajudar na prevenção de uma série de problemas, como diabetes tipo II, hipertensão arterial, infarto do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais, trombose venosa, obesidade, síndrome metabólica e muito mais.

O melhor de tudo é que, ao contrário do que muita gente pensa, não é preciso ter uma dieta muito restrita ou sem sabor. Basta priorizar frutas, legumes, verduras, folhas verdes, grãos e carnes magras, além de minimizar a ingestão de produtos industrializados, gordura saturada, conservantes, sal, açúcar refinado e doces em geral.

4. Priorize os momentos de lazer

Poucas pessoas refletem sobre a importância que priorizar os momentos de lazer pode trazer para nossas vidas. No entanto, essa é mais uma das nossas dicas de ouro para manter uma rotina saudável. Dar uma pausa nos compromissos diários para relaxar um pouco é fundamental, principalmente se você anda muito irritado, cansado ou estressado.

A escolha depende do seu perfil e suas preferências pessoais: pode ser a leitura de um bom livro, meditação, assistir sua serie preferida, fazer uma sessão de alongamentos, uma viagem, um passeio no parque ou um treino regenerativo na academia. O essencial é: reserve um momento para recarregar as energias, tirando a cabeça do trabalho e dos problemas.

5. Tome sol nos horários certos

Nas últimas décadas, o homem foi se afastando da natureza e deixando de realizar atividades que estão na essência do ser humano há milênios, para as quais nosso organismo foi lapidado para experimentar e reagir. Definitivamente, uma das mais significativas é a falta de exposição solar, bastante comum nos grandes centros urbanos, mesmo em um país tropical como o Brasil.

A luz do sol traz inúmeros benefícios, como o aumento na produção de vitamina D, essencial para diversas reações fisiológicas e para o sistema imunológico. Ela também ajuda a regular o nosso ciclo de sono, combate a depressão pelo estímulo da produção de endorfina e eleva a secreção de melanina, criando um belo bronzeado.

6. Pratique exercícios físicos

Assim como os benefícios de uma boa alimentação são propagados e bastante estabelecidos pela ciência, a prática de exercícios físicos vem se consolidando como um hábito imprescindível para quem deseja ser saudável, em todas as idades. O nosso organismo foi feito para ficar em movimento e isso nos traz vantagens fisiológicas em diversos níveis.

Ao fazer atividades regularmente, sejam elas uma corrida no parque, aquele jogo com os amigos ou, preferencialmente, treinos constantes em uma boa academia, você pode melhorar seu condicionamento, controlar a pressão arterial e diminuir os riscos de várias doenças, como diabetes, pressão alta, obesidade, síndrome metabólica e assim por diante.

7. Valorize as pessoas que ama

Por fim, vamos dar uma dica que deveria ser lógica para todos, mas que pode acabar ficando em segundo plano na sociedade de hoje: valorize as pessoas que você ama. Sempre que possível encontre uma brecha na agenda para ficar com seus filhos, cônjuge, pais, irmãos, primos, amigos de escola, colegas do trabalho ou quem mais for relevante para você.

O tempo é impiedoso e nunca sabemos quando os encontros serão possíveis novamente. Por isso, aposte em programas saudáveis ao ar livre. Faça uma pequena reunião na sua casa ou envolva as crianças no preparo de algo divertido, como um projeto ou uma receita. São poucos minutos recompensadores, que criam memórias inesquecíveis.

Agora você sabe como manter uma rotina saudável! Lembre-se que tudo pode ser feito gradualmente, para que você possa se livrar dos maus hábitos aos poucos e apostar em atitudes positivas para sua saúde física e mental!

Gostou de conhecer nossas 7 dicas de ouro para manter uma rotina saudável? Então, confira nosso outro post com dicas para acelerar o metabolismo!

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