Conheça os 5 princípios do Yoga e veja como colocá-los em prática

Conheça os 5 princípios do Yoga e veja como colocá-los em prática

Você já ouviu falar sobre a yoga? Essa é uma atividade física e mental milenar, de origem indiana. O seu objetivo é integrar corpo e mente, trazendo benefícios tanto para o corpo, quanto para a alma.

Praticar yoga relaxa, reduz o estresse, melhora a concentração e, ajuda também, no controle de dores musculares, neurais e de outros desequilíbrios do dia a dia, como a insônia. Essa é uma ótima prática complementar à academia e o melhor: não há restrição de idade para a sua realização.

Mas e os princípios do yoga? O que poucas pessoas sabem é que a prática é regida por cinco preceitos: ahimsa, satya, asteya, brahmacharya e aparigraha. Continue a leitura para conhecê-los e colocá-los em prática no seu dia a dia!

1. Ahimsa

O primeiro dos princípios do yoga que mencionaremos no texto é o ahimsa — conhecido também como ainsa. Esse é o princípio da não-violência, algo muito praticado em religiões como o budismo e o hinduísmo.

Um bom exemplo do uso do ainsa foi o papel de Mahatma Gandhi, líder indiano, na busca pela Independência da Índia. Todo o combate foi feito apenas com base na “desobediência civil”, sem que os soldados pegassem em armas.

2. Satya

O segundo princípio mencionado é o da verdade da essência de um indivíduo. Para os praticantes das religiões indianas e da yoga, a satya representa o respeito a si mesmo e aos outros.

Em outras palavras, esse conceito pode ser definido como a empatia que temos com as diferenças e também o respeito à nossa própria verdade, sem que precisemos fingir que somos outras pessoas.

3. Asteya

Outro princípio muito relacionado com a verdade é a asteya, mas agora temos um significado um pouco mais direto.

Em tradução livre, asteya significa “não roubar”. Ou seja: é o valor que nos diz que não devemos nos apropriar do que não é nosso, o que também pode ser interpretado como de forma a não cultivarmos sentimentos como a inveja.

4. Brahmacharya

Nas religiões de origem indiana, o brahmacharya está relacionado ao celibato durante a vida solteira, focado na educação das crianças e no respeito aos compromissos.

Por isso, não se preocupe se você não puder ou não quiser segui-lo à risca. O que importa é ficar atento aos demais ensinamentos, que nos falam sobre a importância da fidelidade. Leve a interpretação para pontos que se adéquem ao seu dia a dia!

5. Aparigraha

Por fim, temos o princípio do aparigraha, um dos mais bonitos da yoga. O objetivo, aqui, é desapegar dos bens materiais e focar apenas naquilo que realmente importa: a nossa alma e a nossa essência.

Isso não quer dizer que você não deva ter coisas que deseja, mas que talvez seja interessante ter uma vida com menos consumismo. Essa é uma ótima oportunidade para focar no crescimento espiritual e reduzir níveis de estresse!

Gostou de conhecer os princípios do yoga? Agora, é hora de incluí-los em seu dia a dia e, assim, melhorar a sua prática e também trazer mais bem-estar, equilíbrio e qualidade de vida para o seu cotidiano.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre os serviços oferecidos pela Oxigênio Academia? Então, entre em contato com a gente — estamos à disposição para ajudá-lo no que for possível!

ebook terceira idade
,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.