8 dicas de alimentação pós treino para intensificar seus resultados

alimentação pós treino

8 dicas de alimentação pós treino para intensificar seus resultados

Uma alimentação saudável e balanceada é um dos pontos-chave para aproveitar melhor todos os benefícios da atividade física. Independentemente do seu objetivo, se é ganhar massa magra ou emagrecer, a alimentação pós treino ajuda a otimizar os resultados dos seus treinos na academia.

Se você tem dúvidas sobre o quê e quando comer, este texto é para você. Para auxiliar você a ter os melhores resultados, vamos listar aqui algumas dicas de alimentação que vão turbinar o seu treino.

Deseja saber quais são as melhores maneiras de se alimentar pós-treino? Continue a leitura!

Por que a alimentação pós-treino é tão importante e como interfere nos resultados?

Assim como a alimentação pré-treino é fundamental, a ingestão de alimentos pós-treino também é importantíssima. Ela ajuda na recuperação do organismo e nos estoques de energia. Entre as reservas que podem ser percebidas por meio da ingestão de comida após realizar as atividades físicas, podemos citar:

  • ressíntese do glicogênio muscular — reserva energética no músculo;
  • ressíntese hepática — reserva de energia no fígado.

Se realizarmos os exercícios e não nos alimentarmos de maneira correta, o nosso corpo poderá usar a massa muscular para repor a energia gasta. Isso fará com que a pessoa perca a musculatura. Pode-se dizer, que nos primeiros 30 minutos e até 2 horas após fazer os exercícios físicos, o organismo precisa repor calorias para que a massa muscular possa se recompor. O ideal é incluir na refeição:

  • peito de frango;
  • peixes;
  • ovos;
  • carnes magras;
  • queijos;
  • iogurte.

E não se esqueça de ingerir água, tanto durante o treino quanto após as atividades físicas. Isso é necessário porque o corpo perde líquido por meio do suor quando a pessoa está se exercitando. Tal prática evita a desidratação, sensação de fadiga e torna a eficácia dos treinos ainda maior.

Quais são as melhores dicas de alimentação no pós-treino?

Seja você um ciclista, praticante de natação ou faça musculação diariamente, saiba que é preciso estar atento à sua alimentação pós-treino. Isso para que sejam diminuídas as dores musculares e para que o seu organismo tenha uma recuperação completa. Veja abaixo as dicas que separamos para você de alimentação pós-treino!

1. Programe-se com antecedência

Esse é um dos pontos mais importantes para ter sucesso. Imagine a seguinte situação: você foi para a academia e fez um treino pesado. Ao chegar em casa, quando bateu a fome, você ficou sem saber o que comer e acabou comendo qualquer coisa. Se identificou?

Quando você se planeja, o dia flui mais rápido, afinal você não perde tempo pensando no que vai comer e fazer. Tudo isso já estará pré-definido. Se possível, defina um dia da semana para fazer todas as preparações como separar porções, comprar e lavar verduras, frutas e vegetais.

2. Alimente-se em até 60 minutos

A alimentação pós-treino é essencial para repor os nutrientes e estoques de energia do corpo. Durante o treino, você gastou todos os estoques de glicogênio — fonte de energia rápida encontrada nos músculos e fígado. Nesse período, o corpo ainda trabalha na reconstrução muscular.

Por isso, preste atenção na janela de alimentação, entre 30 e 60 minutos após o treino. Para saber exatamente o que comer, você pode procurar um nutricionista. Ele é o profissional mais indicado para prescrever um plano alimentar.

3. Invista nas proteínas

Após um treino de força, como musculação e funcional, o corpo precisa reconstruir os músculos. As proteínas são tão importantes nesse cenário porque são a matéria-prima da musculatura. Dê preferência para as magras, como ovos e iogurtes.

A quantidade ideal depende de cada pessoa e objetivo. Por isso, o nutricionista tem um papel essencial, já que é ele quem define as quantidades necessárias.

4. Faça uma refeição leve

Outra dica importante é fazer uma refeição leve. Após um treino intenso, é comum não sentir tanta fome. Por isso, uma refeição leve é mais indicada para garantir a ingestão dos nutrientes necessários e tornar mais fácil a digestão.

Algumas sugestões de lanches são tapioca, omelete e sanduíches leves. Para as refeições principais, uma boa pedida são as saladas e pratos balanceados, com batata-doce, proteínas magras e gorduras boas. O whey protein também é uma excelente opção de pós treino.

5. Não abandone o carboidrato

Muitas pessoas pensam que o carboidrato é ruim, mas não é para todos os casos. Ingerir batata doce, quinoa, banana e aveia, pode ser uma boa opção de consumo. Juntamente da proteína, o carboidrato consumido na quantidade correta pode repor o estoque de glicogênio.

6. Mantenha o corpo hidratado

Independentemente da prática ou não de exercícios, beber água durante o dia é algo primordial para a saúde de todos. Porém, quando a pessoa pratica atividades físicas, é mais importante ainda. Isso porque durante os exercícios o nosso corpo perde líquido por meio do suor. Beber água ou chá pós-treino restabelece os níveis de hidratação do nosso corpo.

7. Considere o período do dia

Para aqueles que fazem academia na parte da manhã, o ideal para repor as energias é comer logo após treinar os seguintes alimentos:

  • crepioca;
  • panqueca de banana e aveia;
  • pão integral com pasta de amendoim;
  • fatias de queijo.

Para os que treinam à noite, é importante evitar calorias que sejam difíceis de metabolizar no período em que vai estar deitado. Boas opções são:

  • omelete;
  • frango;
  • sopa de lentilha.

Sabendo quais são os alimentos ideais para cada período do dia, você obterá ótimos resultados com os seus treinos.

8. Atente para o uso de suplementos

Os suplementos são maravilhosos, mas nunca os use para substituir as refeições. Eles funcionam como um complemento da alimentação. Têm grandes fontes de vitaminas e são ótimas opções para aprimorar ainda mais a ingestão de proteínas. Ingira-os no seu pós-treino e você obterá ótimos resultados.

Com essas dicas, você vai melhorar sua alimentação pós-treino e ter melhores resultados, alcançando seus objetivos de maneira mais eficiente. Não esqueça de beber bastante água ao longo de todo o dia e manter o corpo bem hidratado. Comer de maneira saudável e equilibrada, cuidar da hidratação e treinar com qualidade: este é o segredo do sucesso fitness.

Se você gostou deste conteúdo, nos siga nas redes sociais e curta a nossa página no Facebook!

e-book emagrecimento

Post Recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Tudo sobre os mais diversos temas sobre treinamentos, modalidades e dicas.

Share via
Copy link