4 dicas de alimentação pós treino para intensificar seus resultados

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4 dicas de alimentação pós treino para intensificar seus resultados

alimentação pós treino

Uma alimentação saudável e balanceada é um dos pontos-chave para aproveitar melhor todos os benefícios da atividade física. Independente do seu objetivo, se é ganhar massa magra ou emagrecer, a alimentação pós treino ajuda a otimizar os resultados dos seus treinos na academia.

Se você tem dúvidas entre o que e quando comer, este texto é para você. Para auxiliar você a ter os melhores resultados, vamos listar 4 dicas de alimentação que vão turbinar o seu treino.

1. Programe-se com antecedência

Este é um dos pontos mais importantes para ter sucesso. Imagine a seguinte situação: você foi para a academia e fez um treino pesado. Ao chegar em casa, quando bateu a fome, você ficou sem saber o que comer e acabou comendo qualquer coisa. Se identificou?

Quando você se planeja, o dia flui mais rápido, afinal você não perde tempo pensando no que vai comer e fazer. Tudo isso já estará pré-definido. Se possível, defina um dia da semana para fazer todas as preparações como separar porções, comprar e lavar verduras, frutas e vegetais.

2. Alimente-se em até 60 minutos

A alimentação pós-treino é essencial para repor os nutrientes e estoques de energia do corpo. Durante o treino, você gastou todos os estoques de glicogênio — fonte de energia rápida encontrada nos músculos e fígado. Nesse período, o corpo ainda trabalha na reconstrução muscular.

Por isso, preste atenção na janela de alimentação, entre 30 e 60 minutos após o treino. Para saber exatamente o que comer, procure um nutricionista. Ele é o profissional mais indicado para prescrever um plano alimentar.

3. Invista nas proteínas

Após um treino de força, como musculação e funcional, o corpo precisa reconstruir os músculos. Por isso, as proteínas são tão importantes, pois são a matéria-prima da musculatura. Dê preferência para as magras, como ovos, iogurtes.

A quantidade ideal depende de cada pessoa e objetivo. Por isso, o nutricionista tem um papel essencial, pois é ele quem define as quantidades necessárias.

4. Faça uma refeição leve

Por fim, nossa quarta e última dica é faça uma refeição leve. Após um treino intenso, é comum não sentir tanta fome. Por isso, uma refeição leve é mais indicada para garantir a ingestão dos nutrientes necessários e tornar mais fácil a digestão.

Algumas sugestões de lanches são tapioca, omelete e sanduíches leves. Para as refeições principais, uma boa pedida são as saladas e pratos balanceados, com batata-doce, proteínas magras e gorduras boas. O whey protein também é uma excelente opção de pós treino.

Com essas dicas, você vai melhorar sua alimentação pós treino e ter melhores resultados, alcançando seus objetivos de maneira mais eficiente. Não esqueça de beber bastante água ao longo de todo o dia e manter o corpo bem hidratado. Comer de maneira saudável e equilibrada, cuidar da hidratação e treinar com qualidade, esse é o segredo do sucesso fitness.

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