Yoga ou pilates? Saiba como escolher a melhor opção para você

yoga ou pilates

Yoga ou pilates? Saiba como escolher a melhor opção para você

Se você deseja ter uma vida mais saudável, incluindo uma atividade física em sua rotina, saiba que yoga ou pilates podem ser excelentes alternativas! Ambas as práticas oferecem inúmeros benefícios para o corpo e a mente, e mesmo que pareçam bastante semelhantes, cada modalidade contém diferenças específicas.

Os métodos de exercício são utilizados para diversos fins e, conforme o praticante vai se desenvolvendo, é possível perceber resultados positivos, além de uma melhora significativa na qualidade de vida. O mais interessante é que qualquer pessoa pode praticar, desde crianças e gestantes até idosos.

Continue a leitura e conheça, a seguir, os benefícios da yoga e do pilates e, ainda, o que deve ser avaliado antes de optar por uma das práticas. Confira!

O que é yoga?

Derivada da palavra em sânscrito “yuj“, que tem o significado de união ou integração, a yoga é um conjunto de práticas que têm mais de 5 mil anos de história. O objetivo é, justamente, harmonizar o corpo e a mente por meio de técnicas de respiração e postura, chamadas de pranayamas, ásanas e meditação.

A yoga pode ser praticada de inúmeras formas, sendo que os tipos mais conhecidos são a hatha yoga, kundalini yoga, vinyasa yoga e iyengar yoga. Todas elas trabalham os ásanas, os pranayamas, a meditação e, também, a respiração. No entanto, antes de escolher uma opção é preciso conhecer as características de cada método, estipulando quais são os objetivos e resultados que você deseja alcançar.

Assim, muito mais do que apenas movimentar e alongar o corpo, a yoga serve para muitos fins. Ela é capaz de elevar a autoestima e melhorar a concentração do praticante, atuando significativamente para amenizar sintomas de estresse e ansiedade. Além disso, com o tempo de prática, o corpo ganha mais elasticidade, contribuindo para a flexibilidade e o fortalecimento dos músculos.

Outro grande benefício da yoga é que ela favorece e trabalha o crescimento espiritual, uma vez que as técnicas buscam harmonizar os chacras presentes no corpo. Sem contar que os exercícios são excelentes estimulantes para o sono, pois, por meio do equilíbrio da respiração, é possível obter mais conforto e bem-estar.

Portanto, a yoga pode ser praticada por qualquer pessoa, sem limite de idade ou gênero. Crianças, jovens, adultos, gestantes e idosos, independentemente da idade, podem usufruir de todos os benefícios que a modalidade oferece para a saúde.

O que é pilates?

O pilates surgiu ao longo da Primeira Guerra Mundial, inspirado na yoga, meditação, artes marciais e na medicina tradicional chinesa, ou seja, nos princípios da cultura oriental. Os exercícios consistem, basicamente, em uma série de atividades que resultam no ganho de força muscular, equilíbrio, melhora da flexibilidade e respiração.

Existem dois tipos de pilates, o solo e o feito com a ajuda de aparelhos, como bolas, cadeiras com molas, elásticos, entre outros, que auxiliam a guiar os movimentos corretamente. Conforme o tempo, as posturas aumentam de dificuldade, acompanhando o desenvolvimento e a evolução da pessoa.

De acordo com seus fundamentos, a prática busca melhorar a saúde e a força física do praticante. Além disso, os músculos ficam mais fortes, contribuindo para o crescimento da flexibilidade e a melhora da circulação sanguínea. Assim, a prática é bastante eficaz para combater o estresse e a fadiga, muitas vezes gerados pelo acúmulo de cansaço mental.

Ainda, quando realizado regularmente, o pilates é capaz de melhorar o condicionamento físico e aumentar a resistência do corpo. Os alongamentos e as posições também fazem com que o praticante mantenha a postura mais natural e adequada, aumentando a capacidade de concentração e a coordenação motora.

O pilates é recomendado para todos, desde as crianças até os idosos. As gestantes também podem aproveitar os benefícios da atividade, uma vez que os exercícios fortalecem o assoalho pélvico da mulher, auxiliando o momento do parto. No entanto, é fundamental contar com a ajuda de um instrutor especializado para que os movimentos sejam executados de maneira adequada.

Afinal, yoga ou pilates?

Antes de optar entre yoga ou pilates, é fundamental entender com qual das modalidades você mais se identifica. Até porque cada uma das práticas carregam conceitos e filosofias, além de objetivos específicos, mesmo que aparentem ter muitas semelhanças. O mais importante, no entanto, é conseguir manter uma rotina de treinos sem abrir mão do prazer e da diversão, adaptando a sua realidade com uma vida mais saudável.

Por exemplo, se o seu intuito é ter momentos de relaxamento para melhorar a concentração e a respiração, talvez a yoga seja a opção mais indicada. Por outro lado, o pilates é recomendado para quem deseja tonificar certas regiões do corpo, melhorar o alongamento e alinhar a postura e o equilíbrio. Tudo vai depender das necessidades do seu corpo e, também, do seu momento de vida.

Até porque, ambos os métodos são extremamente eficazes para trabalhar a resistência corporal, sendo que a yoga age sobre todas as regiões ao mesmo tempo, e o pilates atua nas partes isoladamente. De qualquer maneira, é possível praticar as duas modalidades de forma simultânea, adquirindo todos os benefícios físicos e mentais que elas oferecem.

O ideal é contar a ajuda de um profissional especializado para que você consiga fazer uma escolha que seja adequada para o seu caso. Nós da Oxigênio Academia temos exatamente essa preocupação com os nossos alunos, pois acreditamos que os treinamentos devem ser focados no desenvolvimento funcional completo, auxiliando tanto o corpo quanto o espírito dos praticantes.

Na Oxigênio Academia é possível praticar aulas de hatha yoga e pilates solo, em um ambiente familiar e agradável. Ainda, os profissionais e a estrutura buscam atender o público da melhor forma para que seja possível usufruir de todas as vantagens que as atividades físicas proporcionam. Sendo assim, o nosso maior foco é que os praticantes consigam atingir saúde e vitalidade, sem dores ou grandes sacrifícios.

Se você deseja ter uma vida mais saudável, incluindo uma atividade física em sua rotina, saiba que yoga ou pilates podem ser excelentes alternativas. Ambas as práticas oferecem inúmeros benefícios para o corpo e a mente, e mesmo que pareçam bastante semelhantes, cada modalidade contém diferenças específicas.

Os métodos de exercício são utilizados para diversos fins e, conforme o praticante vai se desenvolvendo, é possível perceber resultados positivos, além de uma melhora significativa na qualidade de vida. O mais interessante é que qualquer pessoa pode praticar, desde crianças e gestantes até idosos.

Continue a leitura e conheça, a seguir, os benefícios da yoga e do pilates e, ainda, o que deve ser avaliado antes de optar por uma das práticas. Confira!

O que é yoga?

Derivada da palavra em sânscrito “yuj“, que tem o significado de união ou integração, a yoga é um conjunto de práticas que têm mais de 5 mil anos de história. O objetivo é, justamente, harmonizar o corpo e a mente por meio de técnicas de respiração e postura, chamadas de pranayamas, ásanas e meditação.

A yoga é uma atividade milenar de origem indiana e, para muitas pessoas, é considerada uma verdadeira filosofia de vida. Existem diversas linhas de yoga e todas têm um propósito em comum: reduzir o estresse e a ansiedade, e melhorar a concentração e a flexibilidade corporal.

Por isso mesmo, a yoga pode ser praticada de inúmeras formas, sendo que os tipos mais conhecidos são a hatha yoga, kundalini yoga, vinyasa yoga e iyengar yoga. Todas elas trabalham os ásanas, os pranayamas, a meditação e, também, a respiração.

No entanto, antes de escolher uma opção é preciso conhecer as características de cada método, estipulando quais são os objetivos e resultados que você deseja alcançar.

Benefícios

Muito mais do que apenas movimentar e alongar o corpo, a yoga serve para muitos fins. Ela é capaz de elevar a autoestima e melhorar a concentração do praticante, atuando significativamente para amenizar sintomas de estresse e ansiedade.

Além disso, com o tempo de prática, o corpo ganha mais elasticidade, contribuindo para a flexibilidade e o fortalecimento dos músculos. Outro grande benefício da yoga é que ela favorece e trabalha o crescimento espiritual, uma vez que as técnicas buscam harmonizar os chacras, ou seja, os pontos de energia presentes no corpo.

Sem contar que os exercícios são excelentes estimulantes para o sono, pois, por meio do equilíbrio da respiração, é possível obter mais conforto e bem-estar. A yoga pode ser praticada por qualquer pessoa, sem limite de idade ou gênero.

Crianças, jovens, adultos, gestantes e idosos, independentemente da idade, podem usufruir de todas as vantagens que a modalidade oferece para a saúde. Os benefícios da yoga são ainda mais amplos, como:

  • maior concentração no dia a dia;
  • aumento da autoaceitação;
  • melhora da digestão;
  • favorecimento da perda de peso;
  • relaxamento da mente;
  • aumento da qualidade do sono;
  • elevação dos níveis de serotonina no organismo;
  • aumento da flexibilidade e equilíbrio;
  • alívio de dores no corpo;
  • melhora da pressão e dos batimentos cardíacos;
  • redução do estresse;
  • fortalecimento dos músculos;
  • aumento da capacidade de memória;
  • melhora da oxigenação das células;
  • melhora na densidade óssea;
  • alinhamento da postura.

O que é pilates?

O pilates surgiu ao longo da Primeira Guerra Mundial, inspirado na yoga, meditação, artes marciais e na medicina tradicional chinesa, ou seja, nos princípios da cultura oriental. Os exercícios consistem, basicamente, em uma série de atividades que resultam no ganho de força muscular, equilíbrio, melhora da flexibilidade, controle e respiração.

Existem dois tipos de pilates, o solo e o feito com a ajuda de aparelhos, como bolas, cadeiras com molas, elásticos, entre outros, que auxiliam a guiar os movimentos corretamente. Conforme o tempo, as posturas aumentam de dificuldade, acompanhando o desenvolvimento e a evolução da pessoa.

Por trabalhar o corpo e a mente em conjunto, o pilates é uma excelente escolha para quem sofre de estresse e ansiedade. Pessoas com problemas de postura, igualmente, se beneficiam de forma significativa com a prática, já que a atividade favorece o relaxamento.

Força, redução de dores e tonificação muscular, por exemplos, são algumas das vantagens que o pilates oferece para o organismo. As questões emocionais também são favorecidas com o pilates, como veremos a seguir.

Benefícios

De acordo com seus fundamentos, a prática busca melhorar a saúde e a força física do praticante. Além disso, os músculos ficam mais fortes, contribuindo para o crescimento da flexibilidade e a melhora da circulação sanguínea.

Assim, a prática é bastante eficaz para combater o estresse e a fadiga, muitas vezes gerados pelo acúmulo de cansaço mental. Ainda, quando realizado regularmente, o pilates é capaz de melhorar o condicionamento físico e aumentar a resistência do corpo.

Os alongamentos e as posições também fazem com que o praticante mantenha a postura mais natural e adequada, aumentando a capacidade de concentração e a coordenação motora.

O pilates é recomendado para todos, desde as crianças até os idosos. As gestantes também podem aproveitar os benefícios da atividade, uma vez que os exercícios fortalecem o assoalho pélvico da mulher, auxiliando o momento do parto.

No entanto, é fundamental contar com a ajuda de um instrutor especializado para que os movimentos sejam executados de maneira adequada. Além disso, esse é um fator importante para alcançar os excelentes benefícios do pilates, incluindo:

  • melhora da postura;
  • fortalecimento muscular;
  • melhora da respiração;
  • prevenção de doenças crônicas e lesões;
  • melhora da flexibilidade;
  • melhora da consciência corporal;
  • aperfeiçoamento do desempenho físico;
  • aumento da sensação de bem-estar;
  • prevenção de problemas emocionais;
  • aumento da disposição;
  • melhora da resistência física;
  • controle de peso;
  • liberação de endorfina;
  • reabilitação do corpo;
  • melhora da qualidade do sono;
  • alívio da ansiedade e estresse.

É possível combinar a prática de yoga com o pilates?

Mesmo que você esteja em dúvida entre yoga ou pilates, saiba que é possível combinar as duas atividades e, com isso, obter todos os excelentes benefícios de ambas as modalidades. As técnicas de pilates, inclusive, foram inspiradas nos princípios da yoga, como vimos anteriormente.

Ao combinar a yoga com o pilates, é possível acelerar o bem-estar mental, físico e emocional, promovendo uma verdadeira sintonia no corpo. Para se ter uma ideia, apenas 1 hora de treino de pilates ajuda a queimar entre 250 a 500 calorias em um único dia.

É claro que para alcançar os melhores resultados, é fundamental manter a constância nos treinos e contar com o suporte de profissionais especializados. Tanto a yoga quanto o pilates não se tratam de métodos para emagrecer, mesmo que contribuam para a perda de peso.

Inclusive, existem semelhanças em alguns exercícios de solo do pilates e determinadas posturas da yoga. As duas técnicas exigem concentração, trabalho intenso de força e flexibilidade utilizando o peso do próprio corpo.

Caso você tenha esse objetivo, vale a pena associar os exercícios de yoga ou pilates com outras atividades físicas, como musculação, treinamento funcional, lutas, dança, entre outras. Ainda é interessante definir dias específicos para cada modalidade e, com isso, aproveitar ao máximo os benefícios para a saúde.

Afinal, yoga ou pilates?

Antes de optar entre yoga ou pilates, é fundamental entender com qual das práticas você mais se identifica. Até porque cada uma das atividades carregam conceitos e filosofias, além de objetivos específicos, mesmo que aparentem ter muitas semelhanças.

O mais importante, no entanto, é conseguir manter uma rotina de treinos, sem abrir mão do prazer e da diversão, adaptando a sua realidade com uma vida mais saudável.

Por exemplo, se o seu intuito é ter momentos de relaxamento para melhorar a concentração e a respiração, talvez a yoga seja a opção mais indicada. Por outro lado, o pilates é recomendado para quem deseja tonificar certas regiões do corpo, melhorar o alongamento e alinhar a postura e o equilíbrio. Tudo vai depender das necessidades do seu corpo e, também, do seu momento de vida.

Até porque, ambos os métodos são extremamente eficazes para trabalhar a resistência corporal, sendo que a yoga age sobre todas as regiões ao mesmo tempo, e o pilates atua nas partes isoladamente. De qualquer maneira, como vimos, é possível praticar as duas modalidades de forma simultânea, adquirindo todos os benefícios físicos e mentais que elas oferecem.

O ideal é contar com a ajuda de um profissional especializado para que você consiga fazer uma escolha que seja adequada para o seu caso. Nós da Oxigênio Academia temos exatamente essa preocupação com os nossos alunos, pois acreditamos que os treinamentos devem ser focados no desenvolvimento funcional completo, auxiliando tanto o corpo quanto o espírito dos praticantes.

Na Oxigênio Academia é possível praticar aulas de hatha yoga e pilates solo, em um ambiente familiar e agradável. Ainda, os profissionais e a estrutura buscam atender o público da melhor forma para que seja possível usufruir de todas as vantagens que as atividades físicas proporcionam. O nosso maior foco é que os praticantes consigam atingir saúde e vitalidade, sem dores ou grandes sacrifícios.

Independentemente da sua decisão, praticar yoga ou pilates contribui para a melhora da sua qualidade de vida como um todo. Lembre-se apenas de que é fundamental considerar as características de cada atividade e os objetivos que você deseja atingir, conseguindo, com isso, aproveitar ao máximo os benefícios de cada uma das práticas.

Gostou do conteúdo? Então, entre em contato agora mesmo com a Oxigênio Academia e saiba qual a modalidade ideal para o seu caso!

e-book emagrecimento

Post Recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Tudo sobre os mais diversos temas sobre treinamentos, modalidades e dicas.

Share via
Copy link