Quais os principais benefícios da aula de yoga para iniciantes?

gordura saturada
Gordura saturada, insaturada e trans: entenda as diferenças
5 de novembro de 2019
yoga ou pilates
Yoga ou pilates? Saiba como escolher a melhor opção para você
21 de novembro de 2019
Mostrar Todos

Quais os principais benefícios da aula de yoga para iniciantes?

yoga para iniciantes

Muito se fala sobre a yoga, mas poucas pessoas sabem que a atividade é capaz de beneficiar a mente, o corpo e, também, a espiritualidade. Assim, se matricular em uma aula de yoga para iniciantes é o primeiro passo para começar a conhecer, de fato, essa importante prática milenar.

O exercício está relacionado, sobretudo, com o desenvolvimento de uma maior consciência da integração entre a parte física e a mental. Ou seja, a yoga promove ao praticante um estado de mais harmonia e equilíbrio, promovendo saúde e bem-estar.

Continue a leitura e confira, a seguir, os principais benefícios de fazer aula de yoga para iniciantes e, ainda, dicas valiosas para começar a prática da melhor forma!

Descubra a importância da yoga para a saúde

A yoga é uma atividade milenar que tem o objetivo de conduzir a pessoa a um estado de paz e quietude, colocando-a em contato consigo mesma. A prática consiste em uma série de movimentos e posições que promovem relaxamento, flexibilidade, vigor físico, entre outros benefícios.

No entanto, a yoga vai muito além disso, pois sua filosofia reconhece que o corpo, a mente e o espírito interagem entre si, fazendo com que o praticante aprenda a se movimentar de modo mais consciente e, também, a respirar de maneira mais tranquila e profunda.

Existem diversos tipos de yoga, como hatha yoga, iyengar yoga, ashtanga yoga, vinyasa yoga, kundalini yoga etc, e cada uma carrega características distintas.

Sendo assim, a yoga como atividade física vem sendo cada vez mais valorizada, muito devido aos seus benefícios para todo o corpo e seu funcionamento. Para quem está iniciando a prática, é fundamental conhecer as variações de exercícios e buscar por um que seja mais adequado para as suas necessidades e realidade.

Conheça os benefícios da aula de yoga para iniciantes

Diversas pessoas têm utilizado a yoga como uma ferramenta capaz de auxiliar na redução do estresse e, também, do cansaço mental gerado pela ansiedade cotidiana. Alguns praticantes buscam na yoga uma atividade física que consiga trabalhar o alinhamento postural, a consciência corporal e respiratória, além do fortalecimento muscular.

As posições são recomendadas para crianças, jovens, adultos, idosos e gestantes, ou seja, não há contraindicações. Para isso, faz-se necessário ter o auxílio de um instrutor, pois assim será mais simples aprender a conhecer e ouvir os sinais do seu corpo. Acompanhe a seguir e conheça mais benefícios da prática para a saúde.

Diminui as emoções ruins

A yoga eleva os níveis de serotonina e diminui os de cortisol, atuando diretamente sobre as emoções. Além disso, quem mantém uma prática regular apresenta mais estímulo na região do cérebro no córtex pré-frontal, que está relacionada à felicidade, ao prazer e, também, às funções imunológicas. Por isso, a atividade pode ser bastante eficaz para combater sintomas de depressão e emoções ruins.

Ameniza a ansiedade

A ansiedade é um problema cada vez mais comum na rotina das pessoas, e com a yoga é possível aprender a controlar melhor a respiração e o funcionamento do sistema nervoso, fazendo com que a mente permaneça no momento presente. Sendo assim, a prática constante favorece, sobretudo, a diminuição da ansiedade, que nada mais é do que a preocupação intensa com o futuro.

Melhora a disposição e o bem-estar

Outro grande benefício é que a yoga permite que o indivíduo busque o seu próprio bem-estar. Dessa maneira, é possível ter mais consciência da integração entre o corpo, a mente e o espírito, melhorando na totalidade a disposição física e, também, a qualidade de vida.

Estimula o autoconhecimento

A yoga é uma ferramenta eficiente para se autoconhecer, até porque ela é considerada muito mais do que uma atividade, sendo um estilo de vida que conduz o praticante a atingir um estado de paz e quietude.

Com isso, a pessoa tem um contato mais profundo com o seu eu interior, que consiste em ter uma observação de seus aspectos físicos e emocionais, um dos primeiros passos para o autoconhecimento.

Alivia dores corporais

Devido ao aumento da consciência corporal, os praticantes passam a ter uma maior percepção da postura, da forma como andam, sentam e, também, percebem sinais de tensão muscular. Assim, por meio das posturas é possível fazer com que a estrutura muscular fique mais relaxada, sem causar danos à coluna e articulações do corpo, aliviando dores e demais incômodos físicos.

Melhora o sono

Por conta do relaxamento e da tranquilidade que são gerados pela prática, o sono é bastante beneficiado. Até porque, os movimentos aumentam a produção de melatonina, o hormônio responsável pela regulação do ciclo do sono. Isso faz com que a pessoa tenha noites de sono de mais qualidade e profundidade, proporcionando energia e disposição.

Deixa os músculos mais tonificados

Praticar constantemente yoga torna o corpo mais elástico, flexível e, também, é capaz de deixar os músculos tonificados. Mesmo porque, as posições trabalham com receptores proprioceptivos que estão localizados em articulações, tendões e músculos. Com isso, é possível ter uma melhora significativa do controle do sistema nervoso na sua totalidade.

Turbina a imunidade

Os movimentos e a meditação promovidos pela yoga provocam alterações em genes relacionados à imunidade, contribuindo para o aumento da função imunológica. Assim, o corpo é capaz de aumentar os anticorpos em doenças mais comuns, ou atuar diminuindo-os nas autoimunes, como a psoríase.

Saiba como começar a praticar yoga

Antes de matricular-se em uma aula de yoga para iniciantes é fundamental buscar por um local adequado para a atividade. Mesmo que a prática tenha um método versátil, que pode ser feito em qualquer lugar, é imprescindível contar com o auxílio de um profissional que oriente a pessoa a executar os movimentos e as posições corretamente.

Nesse sentido, na Oxigênio Academia é possível desfrutar de um ambiente familiar e agradável, além de contar com uma estrutura física adequada e instrutores especializados. Com isso, o praticante pode usufruir de todos os benefícios das atividades físicas para a saúde, de forma segura e eficiente.

Contar com a presença de um profissional especializado para fazer uma aula de yoga para iniciantes é imprescindível. Entretanto, para desfrutar a prática ao máximo é preciso que a atividade seja feita de forma contínua e regular. Até mesmo, para que os resultados sejam cada vez mais positivos para a sua saúde física, mental e espiritual.

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim! Aproveite a visita, entre em contato com a Oxigênio Academia e descubra como podemos ajudar você a iniciar a sua prática física!

treinar na academia ou treinar em casaPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *